segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Estratégias para combater a febre amarela são discutidas em reunião pela Unidade Regional de Saúde de Rosário e governo do Estado.

Reunião de Intensificação contra Febre Amarela com o Gestor da Regional de Saúde Willame Anceles, e membros da Regional de Saúde de Rosário e do governo do Estado .
A  Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão,  juntamente com a Unidade Regional de Saúde de Rosário, na pessoa do gestor  Willame Anceles,  realizaram  nesta segunda- feira (28), uma reunião para estratégias e de Intensificação no combate a Febre Amarela. 


A Vigilância Epidemiológica, Unidade Regional de Saúde de Rosário e governo estão cumprindo os seu papeis  de está alerta quanto ao cumprimento de prevenir e controlar doença.Onde prevenção é o maior meio de combate Febre Amarela nos 12  municípios da regional .

A principal estratégia é garantir a imunização de pessoas não vacinadas em áreas silvestre, rurais ou de mata, onde o vírus se prolifera mais rapidamente. Inicialmente, a SES enviará equipes para as Regional de Saúde  de Rosário, para atender os 12 municípios que compõem a Regional de saúde.As vacinas contra febre Amarela  já estão sendo entregues para os 12 municípios que compõem a Regional de Saúde.
O Maranhão é um dos estados brasileiros que não possui registros de casos de febre amarela recente, apesar de estar localizado em uma área endêmica da doença. Para manter a ausência dos casos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensificou as ações preventivas de combate a doença com a participação de diversos setores, como a Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental e o Departamento de Imunização.


Transmissão da febre amarela 


A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida por mosquitos pertencentes às espécies Aedes aegypti e Haemagogus infectados por um arbovírus do gênero flavivírus. A doença é de curta duração, no máximo dez dias, e tem gravidade variável. 


Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, calafrios, vômito, dores no corpo e náuseas. Nos casos mais graves há hemorragias, além de olhos e pele ficarem amarelados. 


A forma mais eficaz de prevenção é a vacina, administrada em dose única a partir dos 9 meses de idade. A imunização oferece total proteção contra a doença, que pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar até mesmo à morte. A vacina é gratuita e está disponível nas salas de vacinação dos postos de saúde do Maranhão.


O incentivo à imunização contra a febre amarela está sendo reforçado pelo Ministério da Saúde, em virtude das notificações e confirmações de casos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Nenhum comentário:

Aluísio Mendes aponta falta de maturidade e coerência de Felipe Camarão

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), foi alvo de críticas por retirar seu apoio ao empresário Fred Campos após o Republicanos...