“A dor e o sofrimento que nossos animais passaram nos últimos anos, foram os combustíveis necessários para que chegássemos ao dia de hoje. O Hospital Municipal Veterinário está sendo entregue com todo o amor que nossos animais merecem. Este hospital atenderá àqueles que não têm voz, mas que têm sentimentos. É uma alegria tornar este sonho realidade, levando atendimento gratuito para nossos pets”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, de secretários municipais e outras autoridades.
Com previsão de realizar uma média de 15 mil atendimentos mensais, o Hospital Municipal Veterinário atende a uma antiga reivindicação de tutores de cães e gatos, como oferecer serviços que são fundamentais para a qualidade de vida animal, com prevenção, controle e cura de doenças.
“A entrega do Hospital Municipal Veterinário é um marco para nossa cidade. O primeiro equipamento voltado à saúde animal, onde serão feitos atendimentos ambulatoriais, com atendimentos de emergência 24h, com consultas, exames, cirurgias e tudo o que nossos cães e gatos merecem”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri.
Funcionamento
O Hospital Municipal Veterinário vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para consultas e procedimentos eletivos, e em plantão de 24 horas (inclusive aos sábados, domingos e feriados) para atendimentos de urgência e emergência. Os agendamentos para consultas poderão ser feitos por meio da página da unidade de saúde, que pode ser acessada no site da Prefeitura de São Luís (https://saoluis.ma.gov.br/).
Entre os serviços a serem oferecidos estão consultas em clínica médica e cirúrgica, dermatologia, cardiologia, ortopedia, cirurgia geral e oncologia, castração e exames laboratoriais e de imagem.
A inauguração da unidade de saúde especializada agradou à população da capital. “É uma satisfação imensa, porque a gente nunca teve um hospital desse para nossos bichinhos, que a gente ama como se fossem nossos filhos. Estou muito feliz, porque agora não preciso mais pagar, temos um hospital gratuito que nosso prefeito fez”, festejou Josy Barata, que é moradora da região Itaqui-Bacanga.
A unidade foi totalmente equipada e dispõe de espaços para a realização de procedimentos ambulatoriais e leitos de observação e internação de clínica médica, cirúrgica e por doenças infectocontagiosas curáveis. Além disto, os cães e gatos vão poder contar com imunização contra a raiva e teste rápido para detecção de calazar.
“São Luís estava precisando de um hospital deste para nossos ‘filhos’, membros importantes das nossas famílias, que são os pets. O prefeito está sendo um verdadeiro pai para os bichinhos com este hospital”, declarou a enfermeira, Raquel Rangel.
A gestão do Hospital Municipal Veterinário será compartilhada entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a organização social Instituto Transformar, vencedor do chamamento público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário