terça-feira, 4 de novembro de 2025

PF investiga fraude em consignados no MA que causou prejuízo de mais de R$ 1 milhão à Caixa

 


A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (4), mandados de busca e apreensão durante operação que investiga fraude na concessão de empréstimos consignados em nomes de supostos servidores municipais, em Cachoeira Grande, a cerca de 110 km de São Luís.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, 20 ordens de quebra de sigilo bancário e houve uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Segundo a PF, a investigação começou após um ofício da Caixa Econômica Federal apontar irregularidades na contratação de empréstimos consignados. As apurações revelaram que os beneficiários não tinham vínculo com o serviço público municipal.

Para viabilizar os contratos, foram usados documentos falsos, como portarias de nomeação, contracheques e cartas de margem consignável. Com isso, os envolvidos se passavam por servidores municipais, contratavam os empréstimos e repassavam parte dos valores ao então secretário de Planejamento do município, Davi Leite Marques.

O esquema causou prejuízo superior a R$ 1 milhão apenas à Caixa Econômica Federal. As investigações continuam para identificar todos os participantes e calcular os danos às instituições financeiras e ao erário.

Por meio de nota, a Procuradoria-Geral do Município de Cachoeira Grande afirmou que Davi Leite não tem mais vínculo funcional ou contratual com o Município e que os fatos mencionados encontram-se sob apuração por meio de processo administrativo interno.

Nenhum comentário:

Deu no o antagonista: Weverton Rocha é apontado por integrantes da CPMI como possível alvo da Polícia Federal

Segundo a materia publicada do o antagonista nesta segunda-feira 17, uma  deflagração da 4ª fase da operação Sem Desconto, para apurar desvi...