sábado, 7 de fevereiro de 2026

Braide anuncia fim da greve de ônibus como vitória sobre empresários em São Luís


O prefeito Eduardo Braide anunciou o fim da greve de ônibus e responsabilizou neste sábado (7) os empresários do sistema de ônibus urbanos de São Luís pela paralisação que durou oito dias e foi encerrada na manhã de hoje. Segundo o gestor, as greves se tornaram uma estratégia repetida anualmente como forma de pressionar o poder público. “Todos os anos os empresários de ônibus querem aumentar o valor da passagem ou o valor do subsídio. Para isso, atrasam de forma intencional salários e benefícios ou negam direitos dos trabalhadores, obrigando-os a entrar em greve, retiram 100% dos ônibus das ruas e fazem a população de refém”, declarou.

Braide ainda afirmou que a tarifa estaria na casa dos R$ 7 se concedesse os reajustes anualmente e criticou a qualidade do serviço prestado, mencionando problemas como frota insuficiente, falhas no ar-condicionado, falta de renovação dos veículos e ausência de reformas nos terminais. “Ao invés de pedirem um novo aumento, os empresários devem responder para onde foi o dinheiro que era pago aos cobradores que eles demitiram, o que aconteceu com os créditos de vale-transporte que sumiram dos cartões e o que fazem com os R$ 80 milhões de subsídios pagos pela Prefeitura”, afirmou.

O prefeito defendeu as medidas adotadas pela gestão durante a paralisação, como a liberação de vouchers para corridas de aplicativo, e disse que a administração municipal segue empenhada na realização de uma nova licitação para o sistema de transporte coletivo da capital.

Nenhum comentário:

Em Rosário, o Carnaval que era do povo agora tem divisão

O que deveria ser uma festa popular levanta questionamentos.Pulseiras, áreas cercadas e acesso controlado indicam que nem todo mundo vai cur...