O governo do Maranhão anunciou no último fim de semana, a implantação da central única de regulação na saúde do Estado. A regulação permitirá maior eficiência ao atendimento na área da saúde do Estado.
Durante os últimos anos, o governo desmontou o Sistema único de Saúde do Estado, o SUS. Com o desmonte da governança na área de saúde, a oferta de leitos no Maranhão passou a ser distribuída por critérios políticos e não mais de acordo com as necessidades da população. A rede estadual, por exemplo, só atendia pacientes que tivessem ligações políticas ou pedissem favores pessoais ao antigo secretário de saúde.
![]() |
O processo de regulação permitiu que uma criança com 50 dias de vida fosse transferida para o hospital mais próximo com vaga adequada |
Com a regulação da saúde no Estado, o governo garante que essa realidade mudará: “A rede estadual de saúde agora será de todos. Pacientes oriundos da rede municipal de saúde não são mais rejeitados na rede estadual e os sistemas trabalham em parceria”, afirmou o governador Flávio Dino ao lançar o ato de regulação.
Para o Secretário de Saúde, Marcos Pacheco, com a conclusão do processo de regulação única também será possível direcionar os recursos da saúde aos hospitais de forma a potencializar as áreas de atendimento mais utilizadas em cada unidade. “O processo também garante a internação do paciente na unidade baseada na condição clínica evitando qualquer outro critério que prejudique o atendimento público”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário