segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SSP garante novos Conselhos Comunitários de Segurança na capital e interior



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, irá garantir à população do Maranhão oito novas unidades dos Conselhos Comunitários de Segurança (CSC). Em São Luís, no bairro da Cidade Olímpica, e nos municípios de Imperatriz, Bom Jesus das Selvas, Açailândia, Santa Inês, Codó, Coroatá e Itapecuru serão implantadas CSCs.
O objetivo é aproximar a população das forças de segurança por meio de um canal que funciona dentro da comunidade. Atualmente, existem as unidades de Conselhos Comunitários de Segurança (CSC) nos bairros do Coroadinho e Vila Luizão. Nos dois locais são ofertados cursos de qualificação profissional em parceria com Sebrae e Fiema.
O comandante do Conselho Comunitário de Segurança (CSC), Coronel Odair dos Santos, se reuniu com moradores e conselheiros comunitários da Cidade Olímpica para tratar questões da nova unidade. “Nessa reunião a comunidade foi ouvida e colaborou bastante para sabermos as necessidades mais urgentes do local”, pontuou o coronel Odair.
De acordo com o setor de engenharia da SSP, a previsão é que a Unidade de Segurança Comunitária da Cidade Olímpica seja inaugurada em junho de 2015. As demais estão em fase de construção.
Para o secretário de segurança, Jefferson Portela, a ampliação dos conselhos é fundamental para a relação entre polícia e comunidade. “Nossa gestão é aberta ao diálogo e, antes de mais nada, para o bem da sociedade. Essa ampliação é um grande passo para o sucesso disso”, destacou.
Conselho de Segurança Comunitária (CSC)
Criado pela Lei estadual 10.131 de 30 de Julho de 2014, mas funcionando desde abril do ano passado, o Conselho de Segurança Comunitária (CSC), localizado no bairro do Olho D’água, comanda as USCs do Coroadinho e Vila Luizão.
 Além disso, a Ronda Escolar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e projetos sociais da Polícia Militar são de responsabilidade da CSC.
 O comandante do Conselho Comunitário de Segurança (CSC), Coronel Odair dos Santos, explica que foram fortalecidos os trabalhos das Rondas Escolares e do Proerd.  Segundo ele, entre os projetos da CSC, está a criação do Batalhão Escolar e outro de Prevenção às Drogas. “São projetos que ainda deverão ser levados ao comando geral da PM. Hoje, a Secretaria de Educação é grande parceira no processo de expansão da Ronda Escolar e do Proerd”, pontuou.
 Um exemplo disso são as ações constantes em escolas da Região Metropolitana que já resultaram em apreensões de armas de fogo e na diminuição da incidência criminal no ambiente escolar. A secretaria de Estado de Esporte e Lazer também deverá ser parceira dos projetos do Conselho que visam integração entre esporte, segurança e comunidade.

Nenhum comentário:

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...