sábado, 23 de junho de 2012

Carreta 'Viva Mulher' cumpre agenda no município de Rosário

Em continuidade às ações de acolhimento, formação, inclusão e defesa das mulheres, a Unidade Móvel Carreta “Viva Mulher”, da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) segue com seu cronograma de viagens, promovendo ações afirmativas de gênero, em oito municípios maranhenses, nestes meses de junho e julho. A estada em Barreirinhas foi encerrada nesta sexta-feira (22). Os próximos destinos são Humberto de Campos (25 a 28 de junho), Morros (2 a 4 de julho), Axixá (5 a 7), Icatu (9 a 11), Rosário (12 a 13), Santa Rita (16 a 18) e Itapecuru-Mirim (19 a 27).

A programação oferecida segue a metodologia de trabalho do Programa Viva Mulher, operacionalizando ações de escuta especializada por equipe multidisciplinar; palestras socioeducativas sobre os direitos das mulheres, com ênfase no enfrentamento à violência contra as mulheres, com a disseminação da Lei Maria da Penha; de inclusão econômica, social e política; de articulação, sensibilização e assessoramento técnico para implantação e implementação do Sistema Municipal de Políticas para as Mulheres.

As ações complementares de inclusão nas demais políticas públicas têm como principais parceiros órgãos federais e secretarias estaduais e municipais. Como exemplo, temos a parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e as secretarias Estadual e Municipais de Saúde, com a prestação de serviços, consultas médicas, exame preventivo (papanicolau), teste glicêmico, aferição de pressão arterial, testagem rápida de HIV, entre outros - esses serviços variam de acordo com cada município.

Nas cidades alcançadas pelas ações do Projeto Cidadania e Empoderamento das Trabalhadoras Rurais, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), elas participam da ação.

A carreta já percorreu, este ano, a Região Metropolitana de São Luís, oferecendo serviços nos municípios de Raposa,São José de Ribamar e Paço do Lumiar, e os bairros mais populosos da capital.

ROTEIRO DA CARRETA MULHER

Humberto de Campos (de 25 a 28 de junho)
Morros (de 2 a 4 de julho)
Axixá (de 5 a 7 de julho)
Icatu (de 9 a 11 de julho)
Rosário (de 12 a 13 de julho)
Santa Rita (de 16 a 18 de julho)
Itapecuru-Mirim (de 19 a 27 de julho)

Nenhum comentário:

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...