quinta-feira, 26 de julho de 2012

Suspensão da emissão de carteira de identidade no Estado continua

Cidadãos que precisam de 2ª via do documento se dizem prejudicados

Continua suspensa a emissão de carteira de identidade, no Maranhão. O serviço foi suspenso na última quinta-feira (19), quando entrou em vigor a gratuidade na emissão da primeira via do documento em todo o país.

No posto da Secretaria de Segurança Pública do Viva Cidadão, na Praia Grande, os guichês estão vazios e os funcionários de braços cruzados. No Viva Cidadão do João Paulo a situação é a mesma, serviços de emissão de carteira de identidade estão suspensos e não há informação de quando voltarão à normalidade.

O bancário Vinícius Torres Libório tem uma viagem marcada para a Argentina na próxima semana e precisa de uma via da carteira de identidade emitida pelo menos nos últimos 10 anos. Ele pagou a taxa de R$ 22,50 em uma das unidades do Viva Cidadão, mas não consegue a segunda via do documento. “De sexta-feira passada (20) até agora recebo a mesma resposta de que o sistema está fora do ar e não tem previsão de voltar. Lá para onde eu vou só é exigido a carteira de identidade com menos de 10 anos de expedição, mas como em todo lugar, é aceito também o passaporte. Então tive que dar entrada no passaporte, pagando a tarifa de R$ 156,00 para poder entrar com algum documento válido”, contou o bancário.

Os serviços estão suspensos desde que foi aprovada a gratuidade da primeira via da carteira de identidade em todo país, no último dia 19. No Maranhão, a emissão de documentos é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado que terceirizava o serviço e repassava os valores para a empresa contratada. Em nota à imprensa, o Governo do Estado informou que as secretarias de Segurança e de Planejamento e Orçamento estão estudando um novo modelo de procedimento da emissão da carteira de identidade que deverá ser adotado em breve.

Nenhum comentário:

Rosário: JCA é multada em quase 1 milhão por alteração do curso natural do riacho Precaú

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do município de Rosário, multou nesta segunda-feira, 15, a empresa JCA Empreendimento LTDA por alte...