sexta-feira, 31 de maio de 2013

Nova barreira eletrônica na BR-135 começa a funcionar segunda-feira (3)

Atenção redobrada é o que devem ter os condutores que trafegam pela BR 135, no trecho que dá acesso ao Porto do Itaqui.
 Um novo redutor de velocidade, na modalidade barreira eletrônica, foi instalado no Km 8.2 e começa a funcionar na próxima segunda-feira (03). A velocidade máxima permitida no local é de 60 km por hora.
A instalação de equipamentos redutores e controladores de velocidade nos perímetros urbanos cortados pelas BRs 010, 135, 222, 226, 230 e 316 está sendo promovida pela Superintendência Regional do DNIT e tem como objetivo reduzir acidentes, evitar atropelamentos e proporcionar mais segurança à população.
Barreira eletrônica e radar fixo
Barreira eletrônica ou lombada eletrônica é definida pelo Conselho Nacional de Transito (CONTRAN) como um medidor de velocidade, do tipo fixo, que registra imagens e fiscaliza a redução pontual de velocidade em trechos considerados críticos. O limite é diferenciado do limite máximo regulamentado para a via ou trecho, o que significa que, ao passar por uma barreira eletrônica, o condutor deve reduzir a velocidade do veículo para a velocidade permitida naquele local, indicada por meio de sinalização.
Radar fixo, de acordo com o CONTRAN, é um controlador de velocidade que fiscaliza o limite máximo regulamentado para a via ou trecho por meio de sinalização, ou na sua ausência, pelos limites definidos no art. 61 do CTB. O radar monitora a manutenção dessa velocidade, para que não seja ultrapassada.

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