domingo, 5 de maio de 2013

Flávio Dino tem atuação mais produtiva no Turismo do que o apagado Gastão Vieira

Não há duvidas quanto a capacidade e o preparo do deputado federal Gastão Vieira, um dos quadros técnicos e pensantes mais valorosos do grupo Sarney. No entanto, o hoje ministro do Turismo do governo da presidenta Dilma Rousseff, cargo ocupado graças a fatores políticos, ainda não mostrou a que veio na condução da pasta.
 
Uma reportagem publicada na Folha de São Paulo deste domingo, 5, mostra que sai mais barato para o brasileiro ir à praia na República Dominicana do que passear uma semana na Bahia. Algo inconcebível!
 
O custo de viagem no país ainda é muito caro.
 
Para tratar do assunto, a Folha ouviu o presidente da Embratur, Flávio Dino, que informou didaticamente que a Embratur vai investir em 13 escritórios internacionais cuja missão é promover o Brasil.
 
Serão 3 nos EUA, 2 na América do Sul, 7 na Europa e 1 no Japão. Hoje, não há nenhum.
Curioso é o fato de o jornal não ter ouvido o ministro do Turismo e sequer ter tocado no seu nome na matéria, quando ele é parte principal no assunto, já que deveria fomentar políticas mais eficientes para corrigir essas distorções no setor bem como otimizar ações para fortalecer o turismo interno.
 
Se há falta de produtividade de Vieira no ministério, se é por falha sua ou de funcionários do MTur, não se sabe, já que Gastão é figura esquecida. Ao longo desse tempo não conseguiu o reconhecimento do trade turístico, que o acha incapaz, e muito menos de profissionais, empresários e atores envolvidos no setor de turismo no Brasil.
 
A avaliação destes é de que Gastão é despreparado para o cargo que exerce.
 
Desse modo, a fraca atuação de Gastão à frente do ministério faz com que ele passe na maior parte do tempo despercebido não só pela imprensa, mas também fique invisível na esfera federal.
 
Hoje quando se fala em Turismo logo se remete a Flávio Dino por sua proatividade e eficiência no controle da Embratur, sendo até mesmo em alguns casos confundido com ministro. Basta fazer um clipping das notícias publicadas na imprensa nacional no que tange ao Turismo, inclusive em agências especializadas, para ver que Flávio Dino é disparado na frente de Gastão em fatos positivas.
 
Prova disso é que no comando da Embratur, o turismo internacional no Brasil bateu novo recorde histórico, segundo dados do Ministério do Turismo. Com 5,7 milhões de estrangeiros, o Brasil teve um crescimento de 4,5% em 2012 em comparação a 2011, superando em 20% o resultado mundial. O Brasil obteve, este ano, um dos melhores resultados na ampliação da entrada de turistas do mundo. O aumento do fluxo de entrada de estrangeiros no país foi maior que o da França, Espanha, Itália, Turquia e México, que são importantes destinos turísticos no mundo. O resultado do Brasil foi superior à média mundial (3,8%) e aos das Américas (3,7%), América do Sul (4,2%) e países emergentes (4,1%).
 
Enquanto isso, o inapto Gastão Vieira vai se esquivando das responsabilidades, escorando-se no fato de ninguém cobrá-lo resultados em razão de praticamente não existir na direção no ministério do Turismo. Vale frisar, Gastão é um nome qualificado, inteligente, com longa experiência, mas para o posto que atualmente exerce está bem abaixo do esperado.
 
 
Por blog do John Cutrim

Nenhum comentário:

Dinheiro de convênios federais pagou até escola de filhos de Josimar Maranhãozinho, diz PF

Segundo o relatório final da operação Engrenagem,  há indícios de que valores tenham sido direcionados para contas do irmão, de aliados e at...