quinta-feira, 31 de julho de 2025

Morre Mário Macieira, ex-presidente da OAB Maranhão


Faleceu nesta quinta-feira (31), em São Luís, aos 54 anos, o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), Mário Macieira. Ele estava internado em estado grave no UDI Hospital, em decorrência de complicações hepáticas.

Desde 2024, Macieira enfrentava uma condição de saúde delicada. Diagnosticado em julho do ano passado com esteatose hepática metabólica, o quadro evoluiu rapidamente para uma síndrome hepatorrenal, exigindo cuidados intensivos. Chegou a ser transferido, em UTI aérea, para o Rio de Janeiro, onde passou por tratamento intensivo e foi submetido a um transplante de fígado bem-sucedido.

No fim de junho deste ano, voltou a ser internado devido a uma infecção. Seu estado de saúde se agravou nos últimos dias

O velório ocorre na sede da OAB-MA, no bairro do Calhau, em São Luís. Diversas autoridades e colegas da advocacia têm prestado homenagens ao ex-dirigente.


Braide empossa mais de 500 novos professores concursados

 


Em uma solenidade marcada por reconhecimento e celebração da educação, o prefeito Eduardo Braide deu posse, nesta quarta-feira (30), a mais 114 novos professores que integrarão a rede municipal de ensino. Com este chamamento, já são 524 professores convocados, resultado do último concurso público que ofertou 600 vagas para diversas áreas da educação, desde a Educação Infantil até os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, contemplando disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências, Artes, Educação Física, História, Geografia, entre outras.

Durante a solenidade de posse, o prefeito Eduardo Braide fez um discurso que exaltou o papel dos educadores, apresentando os avanços da educação na capital e reafirmando seu compromisso com a valorização da categoria.

“Nos últimos quatro anos, São Luís passou da 23ª posição entre as capitais para a 11ª em relação ao Ideb. E agora, este mês, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, e nós estamos entre as 10 melhores capitais do Brasil em alfabetização. Eu cito esses dois exemplos para dizer que é trabalho de toda uma equipe, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Obras, que nos ajuda a reformar e construir novas escolas,  mas ninguém é mais importante para alcançar esses resultados do que o professor em sala de aula”.

Em tom pessoal, Braide compartilhou como a educação impactou sua própria trajetória. “Talvez, se não fossem os professores de vocês, vocês não teriam passado no concurso e estariam aqui. Talvez, se não fossem os meus professores, eu não teria me formado e não teria a experiência necessária para administrar uma cidade como São Luís. Em muitas decisões que tomo como prefeito, lembro das lições que aprendi com os meus professores”, declarou.

O prefeito também lembrou das melhorias estruturais nas escolas e garantiu que o padrão será estendido a toda a rede. “Vocês vão encontrar escolas com alunos que recebem duas refeições por turno. Pela manhã, café reforçado e refeição no intervalo. À tarde, o mesmo. Nas unidades de tempo integral, são quatro refeições por dia. Também entregamos material pedagógico completo, fardamento com tênis, meia, calça, short e, agora, até casaco, porque determinei que todas as salas de aula tenham ar-condicionado. E estamos cumprindo essa meta. Alguns de vocês serão lotados em escolas novas, com qualidade que não deixa a desejar. Outros irão para escolas que ainda precisarão de reforma, mas o meu compromisso é claro, vamos chegar a todas as escolas de São Luís”, concluiu.

Equipamentos – Durante a cerimônia, cada professor empossado recebeu um Chromebook, um equipamento tecnológico que servirá como ferramenta de apoio ao trabalho pedagógico. A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de São Luís para fortalecer a prática docente, facilitar o planejamento das aulas, o acesso a conteúdos digitais e a realização de atividades educativas com mais eficiência e inovação.

A secretária municipal de Educação (Semed), Caroline Marques, reforçou a prioridade que a atual gestão dedica à área educacional, destacando o papel transformador dos professores. “Essa posse representa um momento de realização de sonhos. Os novos professores entram em uma rede que acredita nas pessoas, valoriza os educadores e trabalha diariamente pela transformação de realidades. São Luís vive um novo tempo, e a educação é a base dessa mudança”, declarou.

O secretário municipal de Administração (Semad), Otávio Soares, prestigiou a solenidade e destacou o impacto da posse dos novos profissionais. “Hoje é um dia de alegria e transformação. Cada um de vocês representa um elo fundamental na construção de uma nova São Luís. Vocês são exemplos de dedicação e inspirarão milhares de crianças e jovens a acreditarem em seus sonhos. A educação transforma, e vocês agora fazem parte dessa transformação”, ressaltou.



Novos professores – A emoção e o orgulho marcaram os depoimentos dos professores empossados, que agora passam a integrar o quadro efetivo da rede municipal. A professora Rebeca Mohana, que irá lecionar Ciências, expressou a alegria de ter sido aprovada no concurso, classificando o momento da posse como a realização de um sonho.

“Estou muito feliz e empolgada com esse momento. É um sonho realizado. Agora é colocar todo o conhecimento e sensibilidade em sala de aula e contribuir com a melhoria da educação da nossa cidade”, afirmou.

“Fico muito contente em fazer parte desse trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura. Entrar para a rede municipal é a chance de contribuir diretamente com o aperfeiçoamento da educação em São Luís. A cidade só tem a ganhar. Estou motivado e pronto para dar o meu melhor em sala de aula”, afirmou o professor Heitor Marques, que assume a disciplina de Artes.

Convocação – A convocação de novos aprovados no concurso será feita de forma gradual, conforme as necessidades da rede municipal de ensino. O processo seguirá um planejamento responsável, que considera tanto a demanda por profissionais nas escolas quanto os limites do orçamento municipal e o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Essa abordagem garante que as contratações sejam realizadas com equilíbrio financeiro, sem comprometer os recursos públicos, ao mesmo tempo em que assegura a continuidade da melhoria dos serviços educacionais em São Luís.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Influenciadores do MA são alvos da Operação Dinheiro Sujo por promover jogos ilegais; Justiça autoriza bloqueio de R$ 11 milhões e apreensão de bens

 


Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Civil realizou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra cinco influenciadores nas redes sociais, em São Luís, por crimes de promoção de jogos de azar ilegais e lavagem de dinheiro.

O principal alvo é a influenciadora Tainá Sousa, que é considerada a líder de um grande esquema criminoso, e teve a prisão pedida pela Polícia Civil. No entanto, segundo o delegado Pedro Adão, a Justiça negou a prisão, mas concedeu medidas cautelares.

Segundo as investigações, o grupo utilizava redes sociais para divulgar o 'Jogo do Tigrinho', atraindo vítimas por meio de promessas enganosas de lucros rápidos e elevados. Os seguidores eram estimulados a se cadastrar e depositar valores em plataformas de jogos do tipo caça-níqueis, operadas por pessoas que contratavam os influenciadores investigados para impulsionar a divulgação.


Além de Tainá Sousa, também foram alvos os influenciadores Maria Angélica, Otávio Filho, Otávio Vitor e Neto Duailibe. Para a polícia, todos usavam suas imagens para promover os jogos e levar as vítimas para um grupo de WhatsApp em nome da Tainá Sousa. O grupo também tinha uma advogada, que era encarregada pela lavagem de dinheiro, segundo a polícia.

"O grupo tinha suas subdivisões. Alguns deles eram responsáveis pela divulgação dos jogos de azar, principalmente no Instagram. Depois, com os valores que conseguiam, eles adquiriam carros de luxo e colocavam em nome de terceiros. Eles repassavam os valores através do sistema bancário para uma laranja, que lavava e pulverizava os valores em investimentos bancários", declarou o delegado Pedro Adão.



Como parte das medidas judiciais da operação, foi determinado o bloqueio de R$ 11.424.679,00 dos investigados, além do sequestro e apreensão de uma moto aquática e veículos de luxo, incluindo modelos como Range Rover Velar, Range Rover Evoque, BMW e Toyota Hilux.


Sargento da PMMA morre em acidente em São Luís


O 2º Sargento da Polícia Militar, Noelê de Ribamar Soares Correia Filho, de 52 anos, morreu após ter sua motocicleta atingida no São Francisco, em São Luís, por um carro de cor preta, ainda não identificado, que fugiu do local sem prestar socorro.

Segundo o relatório da ocorrência, o PM estava em sua moto quando foi violentamente atingido por volta das 20h48, sendo arremessado ao solo, onde ficou agonizando. A tragédia ocorreu próximo ao antigo Supermercado Bom Preço, em um trecho conhecido pelo alto fluxo de veículos.



A pistola do policial, que caiu no asfalto após o impacto, foi recolhida por policiais do 8º BPM que chegaram rapidamente ao local. Equipes do SAMU também foram acionadas, mas, infelizmente, o Sargento Noelê não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), e a área do acidente ficou isolada para o trabalho da perícia técnica.

terça-feira, 29 de julho de 2025

Haverá sinais: Braide cada vez mais pré-candidato a governador do Maranhão


A imagen do prefeito de São Luís Eduardo Braide, vem ganhando força com Banner escrito  “É o povo que quer; é o povo tá pedindo " vem viralizando na internet. 

Braide vem liderando as pesquisas para governo do Maranhão e com esse banner mostra que está cada vez é mais pré-candidato ao governo do Maranhão nas eleições de 2026.

Para quem dúvida que Eduardo Braide não será pré-candidato ao governo, vai  perde a aposta, porque já está acontecendo os sinais da sua pré-candidatura a governador do Maranhão. 

Deu no Estadão: Governador Carlos Brandão beneficia fazenda da família com estrada custeada com empréstimo do BB

O governador Carlos Brandão pretende fazer seu sobrinho Orleans Brandão como seu sucessor e ficará no governo até fim do seu mandato 

Deu no Estadão nesta terça-feira (29), que o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), vai beneficiar diretamente fazendas dele e da família com a maior obra de pavimentação realizada na sua gestão à frente do Estado. A nova rodovia, orçada em R$ 280 milhões, melhora o acesso a propriedades rurais dos Brandão e foi licitada pouco depois de a família decidir ampliar a produção em terras que possui às margens da estrada, como indica o cruzamento de imagens de satélite com relatórios de financiamentos liberados no âmbito do Plano Safra. O grupo também providenciou uma pista de pouso privada na fazendaàs vésperas da licitação.

Anunciada em abril do ano passado como a maior obra de pavimentação em curso no Maranhão, a rodovia MA-372 é financiada com crédito liberado ao Estado pelo Banco do Brasil. Para efeito comparativo, o custo corresponde a 75% de todo o orçamento disponível ao governo maranhense para investimentos em 2025.

Aos poucos, os 86 quilômetros de terra batida têm dado lugar a uma pista asfaltada no sertão maranhense. A previsão é entregar um dos trechos pavimentados ainda este ano.

A obra é paga por meio de financiamento do Banco do Brasil, solicitado em março de 2024, com garantia oferecida pela União.

A nova estrada, que liga os municípios de São Domingos do Azeitão e Mirador, dá acesso a algumas fazendas de soja e de arroz da região, entre elas as do chamado “Grupo Brandão”. A família do governador trabalha para formar o principal conglomerado da localidade, após adquirir pelo menos 7,6 mil hectares – o equivalente a 10,6 mil campos de futebol. Até então, lavouras dos Brandão estavam concentradas em outra cidade, Colinas, berço político do governador.

Em nota, o governador admitiu que a pavimentação da MA-372 o beneficia, mas ressaltou que a estrada também vai atender a outros produtores. Disse ainda que a rodovia diminui em 75 quilômetros a distância entre o Matopiba (regiões interligadas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e o Porto do Itaqui, em São Luís, e elimina do trajeto nove ladeiras que encarecem o transporte de grãos.

Estrada que beneficia governador do MA tem ‘desvio’ que atende irmão de empreiteiro.



A Prefeitura de Mirador localizada na região do Sertão maranhense, diz que cidade ficará isolada por obra de R$ 280 milhões que começará em frente a fazendas de novo aliado do governador, clique aqui na matéria do Estadão.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Iracema Vale torra R$ 31 milhões com flores e propaganda, segundo denúncia do Sindsalem


 Uma denúncia feita pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Sindsalem) caiu como uma bomba no Parque do Rangedor, sede do Parlamento estadual em São Luís. Segundo a entidade, a presidente da ALEMA, Iracema Vale (PSB), tem priorizado gastos milionários com propaganda e arranjos florais, enquanto ignora demandas históricas dos servidores e se recusa a convocar os aprovados no cadastro de reserva do concurso público vigente.

De acordo com o levantamento do Sindsalem, a Assembleia Legislativa deve gastar mais de R$ 31 milhões em publicidade e flores nos anos de 2024 e 2025, mesmo contando com uma estrutura de comunicação própria, que inclui TV, rádio, site e redes sociais.



Os valores apontados pelo sindicato são os seguintes:

  • R$ 6 milhões com mídias sociais;

  • R$ 11,9 milhões com a agência Clara Comunicação;

  • R$ 11,7 milhões com a Prompt Comunicação;

  • R$ 1,6 milhão com arranjos florais.

Enquanto isso, os servidores aguardam há meses o pagamento de Adicionais de Qualificação (AQs) e insalubridade, direitos previstos em lei e que têm impacto orçamentário estimado em R$ 808 mil por mês — ou R$ 9,7 milhões por ano. Segundo o Sindsalem, com apenas 30,9% do valor gasto em propaganda e flores seria possível quitar todos os AQs pendentes.

Iracema ignora os concursados

Além de não valorizar os servidores efetivos, a presidente da ALEMA também tem se recusado a convocar os aprovados no cadastro de reserva do último concurso público. O Sindsalem estima que, com os R$ 21,7 milhões restantes (após quitar os AQs), seria possível nomear 208 concursados — sendo 104 de nível médio e 104 de nível superior —, considerando salários, tíquete-alimentação e 13º salário.

A medida, segundo o sindicato, além de legal e viável financeiramente, contribuiria para o cumprimento de decisão judicial vigente que exige a nomeação dos aprovados. “Falta apenas prioridade política”, afirma a entidade em nota

Respeito aos servidores

Diante desse cenário, o Sindsalem cobra de Iracema Vale mais respeito aos trabalhadores da Assembleia Legislativa, exige o pagamento imediato de todos os adicionais de insalubridade e qualificação, e a convocação dos aprovados no concurso.

O sindicato informou ainda que, caso não haja resposta concreta da presidência da Casa nos próximos dias, a categoria poderá deliberar sobre a realização de uma greve de advertência.

“Acreditamos no bom senso da presidente Iracema Vale. Mas, se nossas pautas continuarem sendo ignoradas, os servidores vão reagir. Tudo isso pode ser evitado se houver uma reunião direta com a Deputada Iracema para que cheguemos a um consenso razoável sobre as pautas pendentes, que atendam satisfatoriamente as demandas da categoria” – finalizou o presidente Noleto Chaves.

Fonte: Sindsalem

sábado, 26 de julho de 2025

MPF denuncia desembargadores, juízes e políticos acusados de corrupção na “Operação 18 Minutos”


O Ministério Público Federal (MPF) denunciou quatro desembargadores, dois juízes de primeira instância e outras 23 pessoas investigadas em denúncias que envolvem um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A ação é desdobramento da Operação 18 Minutos, deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2024, e que apura desvios que podem ter causado prejuízo de até R$ 50 milhões aos cofres públicos, especialmente ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Entre os alvos da denúncia estão figuras de destaque no Judiciário maranhense: os desembargadores Antônio Pacheco Guerreiro Júnior, Luiz Gonzaga Almeida Filho, Marcelino Everton Chaves (já aposentado) e Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa —, além dos juízes Cristiano Simas de Sousa e Alice de Sousa Rocha.

De acordo com o MPF, os magistrados atuavam em conluio com advogados, servidores, políticos e empresários, negociando decisões judiciais e acelerando a liberação de alvarás milionários.

A operação foi batizada de 18 Minutos porque esse foi o tempo entre uma decisão judicial e o levantamento de vultosa quantia em dinheiro junto a uma agência bancária.

O caso veio à tona após a análise de um Relatório de Inteligência Financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que apontou movimentações atípicas envolvendo cerca de R$ 14 milhões.

Segundo a denúncia, os magistrados manipulavam processos judiciais em benefício de grupos privados, recebendo propina em troca de decisões favoráveis.

Os pagamentos de honorários advocatícios — alguns milionários — seriam usados para mascarar os repasses ilícitos.

A investigação aponta que parte do dinheiro foi lavada por meio de cartões de crédito, compras de luxo e movimentações financeiras suspeitas.

Além dos desembargadores e juízes, foram denunciados:

– Fred Campos, prefeito de Paço do Lumiar (PSB), município da região metropolitana de São Luís.

– Edilázio Gomes da Silva Júnior, ex-deputado federal.

– Três ex-assessores do TJMA: Paulo Martins de Freitas Filho, Lúcio Fernando Penha Ferreira e Zely Reis Brown Maia.

– Treze advogados:

  • Francisco Xavier de Souza Filho
  • José Helias Sekeff do Lago
  • Arnaldo José Sekeff do Lago
  • Carlos José Luna dos Santos
  • Sebastião Moreira Maranhão
  • Emanuelle de Jesus Pinto Martins
  • Nadir Maria de Brito Antunes
  • Felipe Antônio Ramos Souza
  • Flávio Henrique Silva Campos
  • Alderico Jefferson Abreu Silva
  • Fabrício Antônio Ramos Sousa
  • Eliane Sousa Ramos
  • Sirley Regina Silva
  • Jaiçara Melo de Araújo Sousa

– Outros investigados: Janaína Moreira Lobão Coelho, Fernando Antônio Ramos Sousa, Eduardo Rodryo Duarte Silva e Lucilene de Jesus do Nascimento Sousa.

O processo tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob relatoria do ministro João Otávio de Noronha.

Entre as medidas cautelares já determinadas estão: sequestro e indisponibilidade de bens, monitoramento eletrônico, afastamento de cargos públicos, proibição de contato entre os envolvidos e restrição de acesso ao TJMA.

Parte dos denunciados já havia sido afastada de suas funções anteriormente, como os desembargadores Guerreiro Júnior e Nelma Sarney.

A apuração também revelou diálogos comprometedores entre os envolvidos, como uma conversa em que um dos magistrados exigia o depósito de propina em até 48 horas. (Com informações do site Direito e Ordem).

VEJA A ÍNTEGRA DO DESPACHO DO MPF ⬇️

http://portaloinformante.com.br/wp-content/uploads/2025/07/Denuncia_compressed-1.pdf

Por O Informante 

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Câmara de Rosário permanece em silêncio sobre o caso que a Família acusa hospital Municipal de negligência na morte de recém-nascido


A Câmara Municipal de Rosário permanece em silêncio sobre a caso que a família do Residencial Antonina Moraes acusa de negligência o Hospital Municipal de Rosário na morte do recém- nascido.

O que é surpreendente que a Câmara de Rosário realizaram uma Sessão extraordinária para aprovar o projeto do empréstimo de R$ 8 milhões do prefeito Jonas Magno que gerou uma conta para população pagar relembre .

Agora a Câmara de Rosário permanece de recesso e em silêncio sobre caso da morte do recém nascido que deveria ser investigado pelos 13 vereadores.

Entenda o caso 

Uma família que mora do Residencial Antonina Moraes acusa neste sábado 19,  o Hospital Municipal de Rosário de negligência na gestão do prefeito Jonas Magno PDT.

Segundo familiares,  uma membro da família entrou em trabalho de parto nesta madrugada de meia-noite e os familiares ligaram para hospital Municipal de Rosário com urgência para descolar uma ambulância que uma mãe estava em trabalho de parto. Com a demorado da Ambulância o marido realizou o trabalho de parto e pegou uma bicicleta e foi atrás de uma ambulância no hospital para salvar o seu filho recém- nascido e sua esposa.

A ambulância que foi chamada 0h no hospital Municipal de Rosário para o Residencial Antonina Maraes e só chegou por volta de 1h30min da manhã de sexta para sábado (19), a criança recém nascida foi encaminhada para o hospital em São Luís, só às 9 horas da manhã que gerou revolta na família. 

O recém-nascido não resistiu e veio a óbito que mostra uma maquiagem na saúde de Rosário que continua um caos com mortes. 


Veja destaca a movimentação política no Maranhão

 


Nesta quinta-feira 25, a Veja destacou a movimentação política no Maranhão com os movimentos do PT e do PSB no Maranhão nos últimos dias apontam para a divisão do grupo político que, até 2022, se unificava em torno de Flávio Dino, e empurram o governador Carlos Brandão para uma aliança com o Centrão no estado, desacoplado da esquerda,  Veja aqui..

Em reunião em Brasília esta semana, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, reafirmou a dirigentes maranhenses da sigla o plano de lançar Felipe Camarão, atual vice-governador e rompido politicamente com Brandão, como candidato ao governo estadual no ano que vem. 

Paralelamente, a senadora Ana Paula Lobato, que chegou ao cargo como primeira suplente de Dino e assumiu o mandato com a posse do ex-companheiro de chapa como ministro do STF, aceitou recentemente  de João Campos e deve trocar o PDT pelo PSB.  

O acordo, ainda não anunciado oficialmente, prevê que ela assuma a presidência da sigla socialista no Maranhão, hoje nas mãos de Brandão. Interlocutores que acompanham o processo avaliam que só restará ao mandatário trocar de partido. Depois de uma conversa inicial sobre o assunto, ele terá nova reunião com João Campos na semana que vem. 

O titular do Palácio dos Leões já anunciou que ficará na cadeira até o fim de 2026, redundando em sua desistência de disputar uma vaga no Senado, para turbinar a campanha de seu sobrinho e secretário para turbinar a campanha de seu sobrinho e secretário Orleans Brandão (MDB) ao governo do estado em 2026. 

Como peça adicional no tabuleiro, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), aparece disparado na liderança de pesquisas de intenção de voto e deve ser um candidato competitivo na principal eleição majoritária do Maranhão

Prefeito do MA é indiciado por assassinato de policial; vítima foi atingida pelas costas, diz Polícia


O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor, permanece em prisão preventiva após confessar seu envolvimento em um crime ocorrido em Trizidela do Vale. De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, a investigação sobre o assassinato do policial militar Geidson Thiago da Silva, que aconteceu na noite de 6 de julho durante uma vaquejada, foi finalizada.

Os investigadores concluíram que João Vitor Xavier, do PDT, disparou os tiros que resultaram na morte do policial pelas costas. Com o inquérito pronto, o prefeito agora enfrenta um indiciamento por homicídio. A responsabilidade de analisar os detalhes da investigação e decidir se apresentará ou não uma denúncia contra ele cabe ao Ministério Público.

Desde o dia 15 de julho, data em que se entregou à polícia, João Vitor está detido preventivamente. Consta que a tragédia ocorreu após uma discussão entre o prefeito e o policial, que teria solicitado a ele que diminuísse a intensidade dos faróis de seu carro, já que a luz forte estava perturbando os presentes no local.

O prefeito segue de licença do cargo e preso, de forma preventiva, desde o dia 15 de julho, quando se entregou à polícia. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, João Vitor está em uma cela individual com cama e banheiro.



quinta-feira, 24 de julho de 2025

Maranhão entre os primeiros no Ranking da Violência


De acordo com dados do Anuário de Segurança, divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Maranhão estaria entre os dez estados mais violentos em 2024.

Apesar de não ter nenhuma cidade entre as 20 mais violentas do Brasil, o Maranhão apareceu, entre os estados, na sexta posição posição, tendo uma taxa de 30,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

O Amapá lidera o ranking de estados mais violentos do Brasil em 2024, com uma taxa de 45,1 mortes. Na sequência aparecem Bahia (40,6) e Ceará (37,5). Antes do Maranhão ainda estão: Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

Já o estado de São Paulo teve o menor índice de violência letal do país: 8,2 por 100 mil.

Veja aqui o ranking completo



Pesquisa para governo do Maranhão pode ter sido vetada pelos Leões


A pesquisa do Instituto EPO divulgada nesta terca-feira 22, pode ter sido vetada pelas patas dos Leões, e supostamente não agradou o chefe do executivo maranhense Carlos Brandão que pediu a retirada da pesquisa para governo do Maranhão. 

Fontes apontam que os números não teriam sido nada animadores para o Palácio dos Leões. Nós meios políticos e na mídia  maranhense apontam que  supostamente o prefeito de São Luís, Eduardo Braide PSD,  cresceu e o sobrinho do governador Carlos Brandão, o Secretário Orleans Brandão caiu nas pesquisas com grande rejeição. 

Com a queda de Orleans Brandão, o governador Carlos exigiu que a pesquisa não viesse a público. O governador mesmo com toda estrutura do governo do Estado sente que o sobrinho não vem  decolando e vem  patinando abaixo dos adversários, não ajudaria na narrativa de força e favoritismo.

A rumores também um aliado político realizou a pesquisa que os números não agradou os Leões. 

A base governista ensaia discurso de confiança, mas nos bastidores os comentários são outros, o candidato do governo não decolou e a pesquisa não vazou, mas a preocupação sim.

Os únicos dados publicados pela pesquisa EPO foram para o Senado .

Camarão manda recado a Brandão e diz que “não irá renunciar ao seu cargo"


vice-governador, Felipe Camarão (PT), mandou um recado para o governador Carlos Brandão que não aceita a proposta de uma pré-candidatura a deputado federal e falou sobre sua desincompatibilização.

Camarão explicou que o vice não precisa se desincompatibilizar a partir de 4 de abril de 2025 para concorrer a outro cargo. “Eu não preciso renunciar ao meu cargo e não vou renunciar ao meu cargo e posso concorrer a qualquer cargo eletivo nas eleições do ano que vem”.

De fato, estando como vice, Felipe não precisa renunciar. Mas ele também não pode assumir o cargo de governador nem por um dia a partir de 4 de abril. Neste caso, ficaria inelegível para qualquer outro cargo e só poderia se candidatar à reeleição de governador.

Mas a aula-recado foi somente pra dizer ao governador Carlos Brandão que não aceita o acordo de renunciar e ser candidato a deputado federal para abrir caminho para Brandão concorrer ao Senado.

Camarão botou as barbas de molho e acabou com o sonho de Brandão em continuar comandando a força da máquina para tentar se eleger para Senador.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Prefeito Braide segue com investimentos na Educação de São Luís

 


Em mais uma ação do Programa Escola Nova, o prefeito Eduardo Braide deu início, na manhã desta quarta-feira (23), a tão aguardada reforma da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Salomão Fiquene, localizada no bairro Tibiri. A iniciativa, conduzida em parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), representa mais um avanço na melhoria da infraestrutura educacional da zona rural de São Luís.

Fundada em 1978 e batizada em homenagem ao médico e político maranhense Salomão Fiquene, a escola atende atualmente 517 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebendo estudantes de diversos bairros como Residencial Shalom I e II, Vila Funil, Vila Valiam, Vila Ayrton Senna, Rio do Meio, Vila Aparecida e Vila Elizeu Matos.

Com um investimento de R$ 2.070.000,00 (recurso do Município), a previsão é que as obras sejam concluídas até dezembro deste ano. As intervenções incluem a troca completa de piso e teto, substituição das instalações elétricas, sanitárias e hidrosanitárias, climatização de ambientes, readequação de espaços, adaptação de acessibilidade e a criação de novos ambientes como refeitório climatizado, biblioteca, laboratório de informática e sala de recursos para alunos com deficiência.



“Vocês vão ganhar uma escola novinha. Tudo vai ser transformado: o piso, o forro, as janelas. Vamos construir um refeitório com ar-condicionado, uma biblioteca equipada com computadores, banheiros acessíveis, uma sala de recursos e muito mais. E enquanto a reforma acontece, ninguém vai ficar sem aula. A Semed organizará a logística para garantir isso”, anunciou o prefeito Eduardo Braide, sob aplausos da comunidade.

Braide aproveitou o momento para relembrar outras conquistas para a região, como a substituição da iluminação pública por LED, a entrega da quadra coberta no Tibirizinho, a construção do Elevado da Cidade na saída do aeroporto e a transformação da antiga UPA da Zona Rural em um moderno hospital com 40 leitos, incluindo pediatria.

O secretário de Obras, David Col Debella, enfatizou que a ação vai além de uma simples reforma. “Não é uma pequena reforma, é uma transformação completa. Essa é a marca do prefeito Eduardo Braide, fazer com qualidade, com agilidade e com o carinho que a população merece. Desde 2021, São Luís vive um novo momento com obras que realmente mudam a vida das pessoas”.

Compromisso com a educação – Desde o início da atual gestão, em 2021, mais de 170 unidades escolares já foram totalmente reconstruídas em São Luís. Esse número expressivo inclui não apenas escolas de Ensino Fundamental, mas também creches de tempo integral, construídas do zero, com uma estrutura moderna, segura e acolhedora para as crianças.

A transformação vai muito além das obras físicas. Trata-se de uma verdadeira revolução na infraestrutura educacional do município, marcada pela entrega de escolas completamente climatizadas, equipadas com novos mobiliários e laboratórios, além da implantação de salas de recursos multifuncionais para o atendimento de alunos com deficiência. Todos os ambientes adaptados com acessibilidade, garantindo o direito à educação inclusiva.

Além disso, os estudantes passaram a receber refeições em dobro, fardamento escolar de qualidade e materiais pedagógicos atualizados, o que fortalece o processo de ensino-aprendizagem e promove a equidade no ambiente escolar. Outro pilar dessa revolução é a valorização dos professores, com investimentos em formação, melhores condições de trabalho e reconhecimento do papel essencial que exercem na formação das crianças e adolescentes da capital.

Todos esses avanços estruturais e pedagógicos têm refletido diretamente nos indicadores de desempenho da rede municipal de ensino. O resultado mais visível está no crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que revela o impacto positivo dessas ações no aprendizado dos alunos e na qualidade da educação em São Luís.

Representando a secretária de Educação Caroline Marques, a secretária adjunta Karla Baima reforçou o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. “Estamos trabalhando incansavelmente até que todas as nossas escolas estejam reformadas. Essa escola será exemplo para toda a cidade, e o Tibiri vai continuar avançando na educação”, disse.

terça-feira, 22 de julho de 2025

Promotora de Justiça de Rosário participa de reunião para discutir a criação da Cooperativa de Catadores


Na manhã desta segunda-feira, 21, no auditório do Complexo Ferroviário, foi realizada a primeira reunião do projeto Recicla Rosário, objetivando a criação da Cooperativa de Catadores do município. Coordenou o encontro a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Rosário, Fabíola Fernandes Faheína Ferreira.

A parceria interinstitucional envolve o Ministério Público, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sebrae, Senai, ONG Libertas, Catadores Municipais e Empresa Titara.



Na ocasião, foram abordados temas como responsabilidade compartilhada; logística reversa; reconhecimento do resíduo sólido como bem de valor social, gerador de trabalho e de renda; educação e sustentabilidade ambiental.

Sobre a iniciativa, a promotora de justiça destacou a busca pela sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente. “A coleta de materiais recicláveis é feita individualmente por alguns catadores, sem estarem associados e profissionalizados. Desejamos promover condições para que eles sigam seus caminhos de forma a terem seu trabalho fortalecido e valorizado”, declarou Fabíola Ferreira.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Braide anuncia a chegada no Hospital da Criança do exame que previne perda auditiva em crianças


O Hospital da Criança em São Luís, na gestão do prefeito Eduardo Braide PSD, que é referência no cuidado de gestantes e recém-nascidos, agora oferece um novo exame para detecção precoce de perda auditiva em bebês. Trata-se do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE), conhecido pela sigla em inglês BERA. 

"O primeiro exame BERA (com sedação) na rede pública do Maranhão chegou e é no nosso Hospital da Criança!.Ele é fundamental para um diagnóstico mais preciso do autismo e, por ser feito com sedação e equipe especializada, precisa acontecer em ambiente hospitalar. Mais um avanço para muitas mamães atípicas e mais cuidado para os nossos pequenos" destacou o prefeito Eduardo Braide. 



Para que serve o Exame 


O exame BERA é indicado principalmente para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças, recém nascidos prematuros, crianças autistas ou com alterações genéticas, como por exemplo a Síndrome de Down.

Além disso, o exame também pode ser feito para diagnosticar a perda auditiva em adultos, investigar a causa de zumbidos, detectar a presença de tumores envolvendo os nervos auditivos ou para monitorar pacientes internados ou em coma.


Como é feito o exame

O exame dura entre 30 e 40 minutos e normalmente é feito feito enquanto se dorme, pois é um exame muito sensível e, assim, qualquer movimento pode interferir no resultado do exame. Caso a criança se movimente muito durante o sono, o médico pode aconselhar fazer a sedação da criança pelo tempo do exame, para garantir que não existe movimento e que o resultado não é alterado.

Efetivo da guarda municipal inicia rondas nos bairros de São Luís para combater a criminalidade

  O programa “Ronda na Rua” teve início nesta semana e já começou com força total em São Luís. Na noite de ontem (27), guardas municipais re...