terça-feira, 8 de julho de 2025

Comandante do 19º BPM descarta legítima defesa em assassinato de policial: “o tiro foi nas costas”


O Tenente-coronel Claudiomiro Aguiar, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), fez uma importante declaração, durante entrevista à Rádio Mirante News, sobre o assassinato do policial militar Thyago dos Santos, conhecido como “Dos Santos”, ocorrido na noite deste último domingo, 6, durante uma vaquejada no município de Trizidela do Vale, no interior do Maranhão.

De acordo com o comandante, as informações preliminares coletadas no local do crime afastam a possibilidade de legítima defesa, como tem sido sugerido por aliados do principal suspeito: o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT).

“O tiro foi nas costas. Aí não tem como caracterizar como legítima defesa, já que ele [o policial] estava de costas, sem arma na mão”, afirmou o tenente-coronel.

Claudiomiro relatou que testemunhas disseram que o policial apenas reclamou do uso de farol alto por parte do prefeito no local do evento. “Ele foi só pedir que abaixasse o farol, que estava no rosto das pessoas. Nem houve discussão. As pessoas me informaram que ele já estava saindo quando foi alvejado”, completou.

Tenente-coronel Claudiomiro Aguiar


Segundo a versão das testemunhas ouvidas pelo comandante, o prefeito teria ido até o carro, pegado uma arma de fogo e atirado cinco vezes contra o policial, sem qualquer nova troca de palavras entre os dois. O PM, que estava de folga e sem arma, chegou a ser socorrido e transferido para o Hospital de Peritoró, mas não resistiu aos ferimentos.

O prefeito João Vitor Xavier, apontado como autor dos disparos, fugiu do local e é considerado foragido. As buscas estão sendo coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Por O Informante 

Nenhum comentário:

Eduardo Braide entrega ampliação do Hospital da Zona Rural de São Luís

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (10), a segunda etapa da reforma do Hospital da Zona Rural de São Luís, que passou po...