domingo, 19 de abril de 2015

Ministro de Educação elogia Maranhão durante reunião em Brasília

Ministro Renato Janine Ribeiro com a secretária Áurea Prazeres
O apoio técnico que o Governo do Maranhão destinou aos municípios para garantir a conclusão dos Planos de Educação em regime de colaboração foi elogiado pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, durante reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), realizado no início desta semana, em Brasília.

Durante a reunião, o ministro ressaltou que o Maranhão fez o dever de casa e avançou na conclusão dos Planos de Educação. “O Maranhão deu um grande passo para a estruturação do que se quer da Educação Pública no país”, destacou Renato Janine.

A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, lembrou que foi organizada uma força-tarefa para garantir apoio técnico a todos os municípios, principalmente aqueles cujas ações para elaboração ou adequação dos planos de educação não avançaram na gestão anterior.    

“No Maranhão nós temos um desafio gigantesco e histórico, mas já temos avanços significativos para a educação maranhense, a exemplo do regime de colaboração com as redes municipais. Para que essas ações avancem mais, precisamos fortalecer a parceria com o Ministério da Educação”, afirmou a secretária.

Na ocasião, a secretária Áurea Prazeres também apresentou as demandas do estado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em prol de melhorias para o Sistema Estadual de Educação.

Dentre os objetivos da reunião do Consed foi discutida a integração das secretarias de Educação dos Estados e Distrito Federal com foco no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade, além de contribuir na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação. O evento também marcou o primeiro encontro do novo ministro de Educação, Renato Janine Ribeiro, com os secretários de educação dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na oportunidade, o ministro apresentou aos secretários a Agenda Nacional da Educação para 2015. Na pauta, temas como os caminhos do ensino médio, gestão, financiamento da educação, a base nacional comum e a valorização de magistério.

Os secretários de Educação também se reuniram com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Mangabeira Unger.

Nenhum comentário:

Dinheiro de convênios federais pagou até escola de filhos de Josimar Maranhãozinho, diz PF

Segundo o relatório final da operação Engrenagem,  há indícios de que valores tenham sido direcionados para contas do irmão, de aliados e at...