sexta-feira, 30 de março de 2018

Joaquim Barbosa na disputa eleitoral tira votos de Lula e Bolsonaro

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal tem uma pauta mais à esquerda e, ao mesmo tempo, é visto como adversário do Partido dos Trabalhadores  

A quase certa entrada do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa vai impactar a corrida eleitoral.
As pesquisas revelam que o eleitor está atrás de um nome "novo", e o virtual candidato do PSB à presidência da República tem condições de tornar palpável essa abstração política.
E deve sangrar, principalmente, o capital de votos acumulado por Lula e Bolsonaro.   
Embora esteja longe há um bom tempo dos holofotes, Joaquim Barbosa ainda é o magistrado mais identificado com a faxina feita pelo Judiciário nos desmandos praticados pelo governo Lula.   
O antipetismo escancarado molda muitos dos que seguem Bolsonaro.
Não obstante, Barbosa carrega uma história que o aproxima da agenda de esquerda. Negro e pobre, superou as adversidades gigantescas impostas a quem nasce na sua condição no Brasil para ocupar um dos mais altos cargos da República. E, para isso, recebeu a ajuda fundamental do próprio Lula, que o indicou para o Supremo.
Dito isso, não é fantasioso supor que Joaquim Barbosa possa erguer uma ponte inimaginável, hoje, que una seguidores de Lula e Bolsonaro.
No período em que comandou a mais alta corte do País, ele não esmagou a coerência dos seus votos nem foi acusado de favorecer interesses privados.
Barbosa passou intacto pelo escrutínio da opinião pública, e isso pode ser determinante numa época em que o brasileiro, de modo geral, procura alguém distante do terreno corroído da política tradicional.
Se vai chegar lá é outra coisa completamente diferente. Até porque, a política é feita para quem gosta de política. E Joaquim Barbosa já demonstrou em inúmeras ocasiões que, assim como Dilma Rousseff, não tem traquejo e paciência para jogar esse jogo, onde as máscaras caem com uma velocidade impressionante.
Pesam contra ele, ainda, um temperamento mercurial e um autoritarismo latente.

Nenhum comentário:

Em vídeo, Vareadora Kellyane denuncia falta de médico plantonista em posto de Saúde em Peri de Baixo em Bacabeira.

A vereadora Kellyanne Calvet realizou nesta sexta-feira 22,  uma fiscalização no posto de Saúde Francisco Martins de Souza localizado em ...