sexta-feira, 10 de julho de 2015

Governo e entidades discutem projeto que beneficia cadeirantes

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (9), a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), juntamente comcoordenadores de entidades que representam a pessoa com deficiência, discutiram a proposta de licitação para a Concessão do Serviço de Transporte por veículos adaptados, o que garantirá o transporte gratuito de usuários que se locomovem, exclusivamente, por meio de cadeira de rodas.

A iniciativa, denominada de projeto Travessia, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da MOB, assegura aos cadeirantes o direito de ir e vir. O serviço especial de transporte rodoviário intermunicipal funcionará a partir do processo de licitação, que será lançado no segundo semestre.

“As pessoas com deficiência quase sempre ficam excluídas dos grupos de debate, então, ter aberto essa discussão para a sociedade foi fantástico. Finalmente, as pessoas com deficiência estão sendo vistas pelo Estado como pessoas com diretos e capazes”, disse o coordenador da Associação do Lesado Medular (ALM), Antônio Nunes.

O presidente da MOB, Artur Cabral, disse que o projeto é um avanço do governo Flávio Dino rumo à inclusão e igualdade social. “A sociedade civil, os órgãos de estado, todos devem estar unidos com propósito de tornar a mobilidade urbana de São Luís muito mais eficiente e inclusiva”.

Para ampliar ainda mais a participação popular no projeto, cada entidade presente na audiência recebeu uma cópia do regulamento do projeto Travessia. As contribuições serão analisadas pela MOB com o objetivo de aperfeiçoar e garantir a qualidade do serviço de transporte que será oferecido aos cadeirantes.

Participaram da audiência, o diretor-geral do Procon-MA, Duarte Júnior; a coordenadora do Centro Integrado de Pessoas com Deficiência, da Defensoria Pública, Lívia Cristina, representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), do Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE) e da Associação do Lesado Medular (ALM).


Nenhum comentário:

Movimento feminista protesta na Câmara de São Luís pedindo a cassação de Domingos Paz

Movimento  feministas realizou nesta segunda, 22, um protesto na Câmara Municipal de São Luís, contra a manutenção do mandato do vereador Do...