quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Municípios da Região Metropolitana de São Luís já somam mais de 1,5 milhão de habitantes



Segundo o IBGE, São Luís é o município mais populoso, dos quatro que formam a região metropolitana, e Raposa o que registra maior crescimento populacional; instituto afirma que não há como saber com exatidão qual a população da capital


São Luís é a 15ª cidade mais populosa 
A Região Metropolitana de São Luís ultrapassou a marca de 1,5 milhão de habitantes. É o que mostra o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativo à estimativa populacional de 2015. Dos quatro municípios da Ilha, a capital continua como o mais populoso e Raposa foi o que apresentou o maior crescimento populacional. Hoje, a capital maranhense é a 15ª cidade mais populosa do país e a 4ª maior população do Nordeste.

Além das quatro cidades da Ilha, o IBGE também considera Alcântara como parte da Região Metropolitana de São Luís, que é a 18ª mais populosa do país, segundo o IBGE. No ranking da Região Nordeste, a Região Metropolitana de São Luís ocupa a quarta colocação, ficando atrás das regiões metropolitanas de Fortaleza, Salvador e Recife, respectivamente, que têm quase 4 milhões de habitantes.

São Luís é a única cidade do Maranhão com mais de 1 milhão de habitantes, mas João Ricardo Costa Silva destacou que não há como saber com exatidão qual a população de cada bairro da capital. “São Luís não tem bairros. Como não existe uma lei de bairros em São Luís, a cidade não tem limites legais e o IBGE não tem competência legal para definir isso. Aqui, nós trabalhamos com setores censitários, que é a menor área residencial para efeitos de contagem da população. Se São Luís tivesse uma delimitação legal dos seus bairros, esse setores censitários seriam moldados conforme esses limites”, informou.

Polo populacional
De acordo com João Ricardo Costa Silva, analista de planejamento do IBGE, o crescimento populacional de São Luís entre 2014 e 2015 está dento da expectiva. “São Luís é um polo de atração populacional. É a capital do estado, é a cidade que apresenta uma grande oferta de serviços em áreas como educação e serviços de saúde de alta complexidade e isso atrai muitas pessoas”, explicou. Na capital, houve uma variação populacional de 0,91%, fazendo com que em um ano a população aumentasse em 9.696 habitantes.

Dos quatro municípios da Ilha, Raposa foi o que apresentou a maior variação populacional (2,02%), no entanto, a cidade continua sendo a menos populosa da Ilha. A população do município, assim como em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, cresce também influenciada pela proximidade com a capital do estado. Como se trata de estimativa populacional e não de Censo, o IBGE não pode detalhar quanto desse crescimento é resultado da migração de pessoas de outras cidades para a região e quanto é decorrente de novos nascimentos.

No entanto, ele lembrou ainda que em levantamentos de estimativas populacionais não é possível precisar detalhes sobre a população, como idade, sexo, raça e até mesmo bairro de residência. “Esses microdetalhes são analisados nas contagens populacionais e no Cen­so. O próximo Censo será realizado apenas em 2020”, afirmou. São Luís tem 1.126 setores censitários e, conforme o Censo IBGE 2010, apenas as cidades de Timon e Matões, na Região dos Cocais, têm leis que definem os limites de seus bairros.

Maranhão 
O Maranhão tem apenas nove cidades com mais de 100 mil habitantes. Além de São Luís, Imperatriz, que é também a segunda maior cidade em população, é a única com mais de 200 mil habitantes. São José de Ribamar, a terceira mais populosa, e Paço do Lumiar aparecem na lista dos mu­nicípios com mais de 100 mil habitantes. Dos 217 municípios do estado, apenas 24 têm mais de 50 mil habitantes. Junco do Maranhão é o município maranhen­se com menor população. Na cidade do norte maranhense há apenas 3.431 habitantes.

A estimativa populacional 2015 foi divulgada pelo IBGE em 28 de agosto, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o levantamento, o Brasil tem quase 204,5 milhões de habitantes. Os dados se referem a julho de 2015. Em 2014, o IBGE havia estimado a população brasileira em 202 milhões. Com 1.073.893 de habitantes, São Luís continua sendo a cidade mais populosa do Maranhão.

ESTIMATIVA
As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCR) na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPM).

NÚMEROS
6.904.241 habitantes é a população do Maranhão
1.073.893 habitantes é a população de São Luís
174.267 habitantes é a população de São José de Ribamar
117.877 habitantes é a população de Paço do Lumiar
29.775 habitantes é a população de Raposa
21.659 habitantes é a população de Alcântara
204.450.649 habitantes é a população do Brasil

*Estimativa de 1º de julho de 2015


Do Jornal Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Pintor morre após sofrer descarga elétrica e cair de andaime durante trabalho em Bacabeira

Um acidente de trabalho registrado na manhã desta quarta-feira, 24, vitimou um homem identificado por Marcos Reis, no município de Bacabeira...