quinta-feira, 22 de maio de 2025

Júri popular condena Júnior do Nenzim pela morte do pai em Barra do Corda


Manoel Mariano de Sousa Filho, conhecido como Júnior do Nenzim, foi condenado nesta quinta (22) a 16 anos de prisão em regime fechado pela morte do próprio pai, o ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim. O crime ocorreu em dezembro de 2017.

O julgamento aconteceu no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, e se estendeu até 1h30 da madrugada. O Ministério Público do Maranhão solicitou a realização na capital por temer interferências políticas.

Durante o júri Popular, sete testemunhas prestaram depoimento. O réu foi interrogado por quase duas horas, negando envolvimento no crime. A defesa contestou a legalidade da investigação e a coleta de provas, enquanto a Promotoria sustentou que as evidências são consistentes.

O promotor Raimundo Benedito destacou que a perícia apontou um disparo a curta distância, cerca de 20 centímetros da vítima. Segundo ele, pai e filho estavam sozinhos no local do crime, o que reforça a tese da acusação.

Com o fim do julgamento, a Justiça determinou o imediato cumprimento da pena. Júnior do Nenzim foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde cumprirá a sentença sem direito a recorrer em liberdade.

As investigações indicaram que o filho desviava cabeças de gado do pai para pagar dívidas com agiotas. Para evitar represálias e encobrir os desvios, ele teria planejado o assassinato.

O júri popular inicialmente ocorreria em 9 de outubro de 2023, mas foi adiado para incluir o julgamento do vaqueiro Luzivan Rodrigues da Conceição Nunes, suspeito de ser o autor dos disparos.

O Ministério Público solicitou o desmembramento, e Luzivan será julgado em 9 de julho.

Ao final do julgamento, Manoel Mariano já terá que cumprir a sentença, pois a justiça negou o direito de recorrer em liberdade. Ele foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.


Nenhum comentário:

Braide anuncia tratativas com o Itamaraty para trazer de volta ao Brasil secretária que está em Israel

Em postagem nas redes sociais, pouco depois das 20h30 desta sexta-feira (13), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), confirmou que a ...