sábado, 31 de janeiro de 2026

Justiça manda secretários pré-candidatos retirarem nomes de propaganda de pré-carnaval

 


Mais uma vez, o governo Brandão ganha destaque nacional ao escancarar práticas que não trazem orgulho ao povo maranhense. Nesta sexta-feira (30), a Justiça Eleitoral determinou que dois secretários do governo do Maranhão, pré-candidatos ao governo estadual e à Câmara dos Deputados, retirem seus nomes de propagandas do pré-carnaval do Estado.

Trata-se do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, apoiado pelo tio, o governador Carlos Brandão (PSB), como seu sucessor, e do secretário de Planejamento, Vinícius Ferro. Ferro é casado com uma sobrinha do governador do Maranhão. Tudo em família.

De acordo com o Estadão, o evento em questão é o Camarote Ilha, que divulgou nas redes sociais os nomes “Orleans Brandão” e “Vinícius Ferro” associados à frase “marcas que elevam a experiência do Camarote Ilha”.

Além da divulgação nas redes sociais, os nomes dos secretários também apareceram em bandeiras e em um outdoor. A festa anunciou show de Ivete Sangalo, entre outros artistas renomados.

“No mesmo camarote, como fachada principal, encontra-se instalado um extenso painel luminoso reservado à divulgação dos patrocinadores do empreendimento, dentre os quais figuram os dois secretários do governo do Estado, cuja participação no pleito vindouro é, até o momento presente, dada como certa”, escreveu a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.



Prefeito Jonas Magno pode ter forjado uma falsa situação de Emergência em Rosário


O prefeito Jonas Magno (PDT), decretou a situação de Emergência sem ainda o município de Rosário está ainda em um  cenário para supostamente fazer contratos sem licitação que é um ato de Improbidade Administrativa e falsa situação de Emergência, relembre . 

Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992): Ao forjar uma emergência para contratar sem licitação, o gestor comete ato que causa prejuízo ao erário e atenta contra os princípios da administração pública (legalidade, moralidade, impessoalidade).



O prefeito Jonas Magno decretou situação de Emergência em 27 de Janeiro de 2026 em Diário Oficial número 388, alegando alagamentos e inundações em vias públicas sem ao mesmo ter acontecido.

Uma coisa preparar um decreto de Emergência para caso real, o que o prefeito de Rosário fez foi supostamente forja uma situação de Emergência que não aconteceu que se trata de crime .

Até o momento a Câmara de Rosário não se manifestou sobe ocorrido e a prefeitura de Rosário também. 

Braide se pronuncia sobre nova greve de ônibus em São Luís e anuncia vouchers


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, se pronunciou nesta sexta-feira (30) sobre a greve geral dos rodoviários e anunciou a liberação de vouchers para uso no aplicativo 99 como medida emergencial para reduzir os impactos à população. Segundo o gestor, os créditos serão disponibilizados aos usuários já cadastrados na plataforma, sem necessidade de novo registro, permitindo viagens nas categorias 99 Pop e 99 Moto.

Braide fez duras críticas aos empresários de ônibus que ficam usando os trabalhadores Rodoviários para fazer uma greve geral e ficam  prejudicando a população de São Luís.


sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Prefeito Jonas Magno decreta situação de Emergência em um cenário que ainda não existe em Rosário


O  prefeito Rosário, Jonas Magno (PDT), decretou situação de Emergência estranhamente em um cenário que ainda não existe no município de Rosário.

No dia 27 de Janeiro em Diário Oficial o decreto número:  388 foi publicado pela prefeitura de Rosário na gestão do prefeito Jonas Magno. 

O prefeito Jonas Magno, decretou situação de Emergência alegando alagamentos e inundações em vias públicas sem ao mesmo ter acontecido.



A população ficou assustada com o decreto de situação Emergência,  já que o prefeito Jonas Magno vem anunciando o Carnaval de Rosário.

Agora fica a pergunta como prefeito de Rosário decreta situação  de Emergência e não  cancelou  do Carnaval  do município? 

O decreto de situação  de Emergência alegado pelo prefeito Jonas Magno,  sem ter o cenário em Rosário, que é para não ter o uso da licitação e o Ministério Público do Maranhão tem que abrir os olhos .

A Câmara de Rosário ainda não se manifestou sobre o decreto de situação Emergência em um cenário que ainda não existe, onde o certo era só preparar o decreto para quando existe o cenário. 






quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Deu no Metrópoles: Senadora Eliziane Gama emplaca sobrinha em estatal que já foi dirigida por marido

 


Sgundo o portal Metrópoles, a  senadora Eliziane Gama (PSD) emplacou sua sobrinha, Elisandra Araújo Gama, no Serviço Geológico do Brasil (SGB), estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia que já foi dirigida pelo então marido da parlamentar, Inácio Cavalcante Melo.

No dia 21 de janeiro de 2026, a advogada Elisandra Araújo Gama, de 28 anos, foi nomeada para exercer a função de assistente de departamento na Consultoria Jurídica (Cojur) do SGB, com salário de R$ 12.991,22.

Elisandra é filha de Eliel Gama, irmão da senadora, que exerce o cargo de presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão.

Hotéis e camarão flambado

O SGB foi comandado por Inácio Cavalcante Melo em período no qual ele ainda era casado com Eliziane. O casal se separou pouco antes de Inácio pedir exoneração do cargo, após reportagem da coluna revelar documentos que indicam o uso de recursos públicos para custear a hospedagem de seus filhos em suítes executivas em Florianópolis (SC) e Maceió (AL), com despesas de alimentação que incluíam refeições de camarão flambado.

Após a saída de Inácio, Eliziane atuou para viabilizar a indicação de Gledson da Silva Brito para a presidência da estatal. Gledson trabalhou como assessor de Inácio durante a gestão dele no comando do SGB.

Mãe denuncia negligência médica após morte de filho no Hospital Municipal de Rosário


Uma mãe denunciou nesta terça-feira (28), um caso grave  de negligência médica, ocorrida no Hospital Municipal de Rosário em entrevista ao Alô Bacural do apresentador Carlos Afonso. A mãe da vítima, Maria do Socorro, de 65 anos, afirma que o filho morreu por falta de atendimento adequado após dar entrada na unidade com suspeita de trauma craniano.

Segundo o relato, Márcio sofreu uma queda e bateu a cabeça, sendo levado ao hospital por volta das 7h da manhã do sábado (24). Mesmo apresentando inchaço visível na cabeça e sintomas compatíveis com traumatismo, nenhum exame de imagem foi realizado, nem houve transferência para um hospital de referência em São Luís.

Márcio permaneceu internado durante todo o dia e morreu por volta das 21h, sem diagnóstico confirmado. A revolta da família aumentou após o Instituto Médico Legal (IML) apontar como causa da morte traumatismo craniano encefálico — exatamente a suspeita inicial ignorada, segundo a denúncia.

O caso causa ainda mais indignação pelo fato de o Hospital de Rosário possuir tomógrafo, equipamento que poderia ter identificado a gravidade do  quadro e, possivelmente, salvado a vida do paciente.

A gestão do prefeito Jonas Magno, já foi denunciada por vários casos de negligência como a morte de recém- nascido , morte de um idoso que a família alega que a vítima ficou jogado no leito do hospital e caso de Genivaldo que a família acusa hospital de negligência, relembre,relembre e relembre.

A família cobra respostas e responsabilidade. A direção do Hospital Municipal de Rosário que prefere ficar em silêncio e não se pronunciar oficialmente sobre ocorrido. 

Do Alô Bacural 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Manuela Fernandes assume o comando da SMTT na gestão Braide


Depois da saída de Maurício Itapary da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, na noite da terça-feira (27), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou nesta quarta-feira (28), o nome de Manuela Fernandes para comandar o órgão.

Manuela Oliveira Fernandes estava comandando o IPAM, mas agora terá um desafio  no serviço público, já que será responsável por uma das principais pastas da Prefeitura de São Luís, a SMTT.

“Manuela Fernandes deixa o IPAM e assume a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, no lugar de Maurício Itapary, a quem agradeço o trabalho à frente da pasta”, anunciou Braide.

Manuela Fernandes assume a SMTT às vésperas de uma eventual greve no transporte público, prometida para a próxima sexta-feira (30), com sua experiência deve negociar uma possível suspensão da paralisação e diálogar nos  trâmites legais para que não haja uma paralisação total no transporte público.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Justiça eleitoral concede decisão contra pesquisa Econométrica/Mirante e pede acesso a dados brutos


A justiça eleitoral concedeu tutela de urgência e declarou a necessidade do instituto disponibilizar acesso integral aos dados brutos e ao sistema de controle e fiscalização do levantamento que colocou Orleans Brandão em empate técnico com Eduardo Braide na disputa pelo governo do Maranhão.

A decisão foi emitida pela juíza Rosângela Macieira na tarde desta segunda-feira e mostra possíveis irregularidades na divulgação feita pelo instituto. O PCdoB foi o partido que ingressou pedindo transparência na divulgação da pesquisa encomendada pelo sistema Mirante, da família Sarney, aliada da família Brandão.

A partir de analise preliminar, a juíza decretou que o instituto tem até 24 horas para apresentar os dados, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.





segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Maldade : Funcionária contratada de Rosário é demitida pela gestão Jonas Magno após pedir para não fechar escola que seu filho estuda


Um ato de total desrespeito, falta de humanização e falta de diálogo por parte da gestão do prefeito Jonas Magno (PDT), que demitiu a funcionária e cuidadora da  Escolar Manoel de Sousa Filho que fica no povoado quilombola de Mato Grosso .

Euzimar que era cuidadora contratada da prefeitura de Rosário, foi demitida após pedir de formar democrática para que a escola do povoado quilombola não fosse fechada, porque seu filho estuda na Escola Manoe Sousa Filho, já que é um conquista da comunidade quilombola e o recado do prefeito Jonas e da Secretaria de Educação, Lúcia Cavalcante foi a demissão de Euzimar em pleno a data de seu aniversário. 

A escola no povoado Mato Grosso é recém-inaugurada pela gestão passada do ex-prefeito Calvet Filho  e o atual gestor quer fechar a escola quilombola e os alunos irão para o povoado Pirangi. Os pais alegam precariedade do transporte escolar e falta de merenda escolar relembre . 

Até o momento da prefeitura de Rosário,  não se manifestou sobre a demissão da funcionária que só queria só o bem do seu filho. 

O prefeito Jonas Magno, vem fazendo um desmonte da Educação de Rosário, realizando o fechamento de escolas nos povoados de Rosário, relembre.

BOMBA! Em Rosário, licitação que pode chegar a R$ 10 milhões para aquisição de kits pedagógicos e livros é alvo de denuncia no TCE


Uma licitação milionária destinada à compra de kits pedagógicos e livros didáticos é combustível de denuncia e gera polêmica jurídica e política. A empresa Azevedo e Freitas Comércio e Serviços LTDA protocolou uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) apontando uma série de supostas irregularidades no Pregão Eletrônico nº 39/2025, realizado pela Prefeitura de Rosário, sob gestão do prefeito Jonas Magno.

A denúncia, que pede a suspensão imediata do certame, levanta alertas sobre o planejamento da gestão pública e a transparência no uso dos recursos destinados à educação infantil e fundamental.

O “X” da questão: planejamento deficiente e risco tecnológico

Segundo o documento, o edital omitiu informações básicas de engenharia e logística, como a vida útil dos equipamentos, disponibilidade de peças de reposição e assistência técnica. O texto argumenta que essa falta de detalhamento impede que a Prefeitura saiba o real “custo de propriedade” dos itens a longo prazo, o que pode gerar prejuízos futuros aos cofres públicos.

Além disso, a representação aponta o risco de “soberania de dados”. O edital prevê o uso de plataformas digitais, mas não estabelece regras claras de segurança da informação (LGPD) ou como os dados dos alunos seriam recuperados caso o contrato termine, criando uma possível “dependência tecnológica” perigosa.

Lote único: o “funil” da competitividade

Um dos pontos mais sensíveis da denúncia é a escolha pelo Lote Único. Em vez de separar a compra de livros, móveis e softwares (o que permitiria a participação de mais empresas), a prefeitura agrupou tudo em um “pacote global”.

Para a denunciante, essa prática:

  • Restringe a concorrência, já que pouquíssimas empresas conseguem fornecer itens de naturezas tão distintas simultaneamente.
  • Favorece grandes grupos, excluindo pequenos e médios empresários, contrariando a Lei Complementar 123/2006.
  • Pode encarecer o contrato, visto que o parcelamento do objeto é a regra prevista na Lei 14.133/2021 para garantir economia de escala.

Documentação cencida e prazos impossíveis

A representação também acusa a empresa declarada vencedora de apresentar documentos irregulares, incluindo certidões de FGTS, débitos trabalhistas e falência com prazos de validade expirados. Segundo a peça jurídica, a aceitação desses documentos fere o princípio da isonomia e a “lei interna” do edital.

Outro entrave citado é o prazo para entrega de amostras: apenas três dias úteis. A denunciante alega que esse tempo é insuficiente para logística e produção, o que sugere que apenas quem já tivesse o material pronto ou estivesse fisicamente próximo ao município conseguiria cumprir a exigência.

O que acontece agora?

A representação aguarda análise do TCE-MA. Caso o Tribunal acate o pedido de efeito suspensivo, o processo de compra será paralisado até que as falhas sejam corrigidas. O objetivo da ação é garantir que a prefeitura realize uma contratação baseada em critérios objetivos, assegurando o melhor custo-benefício e a qualidade pedagógica para as escolas de Rosário.

Do blog do Joerdson Rodrigues 

domingo, 25 de janeiro de 2026

Crianças desaparecidas no Maranhão teriam sido vistas em SP; polícia apura


Uma denúncia recebida pela Polícia Civil de São Paulo aponta que duas crianças desaparecidas em Bacabal(MA), teriam sido vistas, por volta das 18h desse sábado (24), em um hotel no bairro da República, no Centro da capital paulista. A informação ainda está em apuração e não há confirmação oficial de que as crianças vistas sejam os irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4.

Os irmãos estão desaparecidos desde o dia 4 de janeiro, no povoado São Sebastião dos Pretos, zona rural de Bacabal. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a Polícia Civil do Maranhão já foi comunicada sobre a possível denúncia, para que as providências cabíveis sejam adotadas de forma integrada entre os dois estados.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que todas as informações e denúncias recebidas são devidamente checadas, seja em cooperação com forças policiais de outros estados, seja com o deslocamento de equipes do Maranhão, quando necessário.

Sobre a informação envolvendo o estado de São Paulo, a SSP-MA esclareceu que, para não haver prejuízo aos trabalhos policiais, neste momento não é possível prestar mais detalhes.

As buscas por Ágatha Isabelly e Allan Michael continuam, com atuação integrada das forças de segurança, sem restrição a um único ambiente, abrangendo áreas de mata, rios e lagos, em paralelo às investigações conduzidas pela Polícia Civil. A comissão de investigação constituída segue realizando oitivas de testemunhas e outros procedimentos considerados essenciais para o esclarecimento do caso.

Os irmãos estão desaparecidos desde 4 de janeiro. O primo Cauã, que estava com eles, recebeu alta hospitalar e retornou ao povoado. As buscas nas áreas próximas continuam.

Braide vem sendo atacado injustamente após da reajuste de 16% para os professores da rede municipal


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) vem sendo atacado injustamente após anunciar um reajuste histórico de 16% para os professores da rede municipal,  que é o maior reajuste do País até o momento. 

Até o momento não se sabe que os ataques é político ao prefeito Eduardo Braide que vem liderando as pesquisas para o governo do Estado e concedeu um grande reajuste para os professores que se torna o maior da história no Estado . Que são estranhos os ataques são,  após reajuste. 

O governador Carlos Brandão, até o momento não falou nada sobre o reajuste do professores do Estado, só vem falando sobre o Carnaval. 

O governo federal concedeu 5.4% de reajuste, o sindicato da categoria pedia 7% de reajuste e o prefeito surpreendeu a todos e anunciou o reajuste de 16% .

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

TJMA defere liminar para intervenção estadual em Turilândia


O Tribunal de Justiça do Maranhão deferiu, liminarmente, a representação para intervenção estadual proposta pelo Ministério Público do Estado (MPMA) no município de Turilândia, a 157 km de São Luís. O julgamento foi realizado nesta sexta-feira (23/1), em sessão extraordinária híbrida (presencial e por videoconferência) da Seção de Direito Público, na sede do TJMA.

A decisão unânime acompanhou o voto do relator, desembargador Gervásio dos Santos, que estabeleceu prazo de 15 dias para o governador do Maranhão expedir o decreto de intervenção, nomeando o interventor pelo período de 180 dias, prazo este que pode ser prorrogado, caso necessário.

Gervásio dos Santos verificou que o acervo de provas produzido no Procedimento Investigatório Criminal nº 018799-500/2023 e examinado, com minúcia, nas decisões proferidas pela desembargadora Graça Amorim em cinco processos, revela, em análise judicial inicial, indícios da existência de organização criminosa na estrutura da Administração Pública de Turilândia, desde o ano de 2021, operando como instrumento de enriquecimento ilícito de pessoas apontadas pelo MPMA.

A Operação Tântalo II, realizada em dezembro de 2025, resultou na prisão de 21 pessoas. A desembargadora Graça Amorim, da 3ª Câmara Criminal do TJMA, manteve a prisão do prefeito de Turilândia, José Paulo Dantas Silva Neto, conhecido como Paulo Curió, e de outras pessoas apontadas como acusadas de desviar mais de R$ 56 milhões dos cofres públicos. Já os 11 vereadores do município permanecem em prisão domiciliar. O município tinha 31.638 habitantes, de acordo com o Censo 2022, com estimativa atual de 32 mil habitantes.

Os indícios apontam constituição e utilização de empresas de fachada, suposta manipulação de procedimentos licitatórios, simulação de execução contratual, distribuição dos valores, lavagem de dinheiro, entre outros delitos.

O desembargador verificou a presença concomitante do “fumus boni iuris” (fumaça do bom direito – plausibilidade do direito invocado, evidenciada pela probabilidade de acolhimento da pretensão no julgamento de mérito) e do “periculum in mora” (perigo na demora – risco de dano grave e atual decorrente da demora na tutela definitiva, capaz de torná-la inútil ou ineficaz).

O suposto desvio de montante milionário revela, em juízo de probabilidade, risco real de desestruturação da prestação de serviços essenciais, como saúde, educação, assistência social e saneamento, afetando diretamente as condições materiais de vida da população", destacou Gervásio dos Santos.

Em outro trecho do voto, o relator disse que “em continuidade, os elementos até aqui coligidos indicam o descumprimento reiterado de normas constitucionais e legais estruturantes da Administração Pública no âmbito do Município de Turilândia, notadamente aquelas previstas nos artigos 31 e 37, caput, da Constituição Federal, bem como na Lei nº 14.133/2021”.

Em relação ao periculum in mora (perigo na demora), acrescentou que “a inviabilidade da solução transitória pertinente ao gestor interino, como visto, reside no fato de que o Presidente da Casa Legislativa também está em prisão domiciliar, porquanto alcançado pelas mesmas irregularidades que fundamentaram as medidas cautelares decretadas no curso da investigação”, dentre outras colocações.

ORIGEM

As apurações tiveram origem em irregularidades apontadas na contratação da empresa Posto Turi, que teria celebrado 58 contratos com o município para fornecimento de combustível, recebendo, no período, R$ 17.214.460,51 dos cofres públicos. Relatório de Análise Técnica produzido pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do Ministério Público do Maranhão aponta que o montante corresponderia a volume de consumo incompatível com as necessidades da frota municipal, composta por apenas dez veículos. O cálculo realizado indicou que, para atingir a quantidade contratada, cada automóvel precisaria percorrer aproximadamente 791 km por dia, distância equivalente ao trajeto entre Turilândia, no Maranhão, e Jericoacoara, no Ceará. 

Além do Posto Turi, são mencionadas como participantes do núcleo empresarial as pessoas jurídicas SP Freitas Júnior Ltda, AB Ferreira Ltda, WS Canindé, Luminer e Serviços Ltda e Agromais Pecuária, as quais, somadas, teriam recebido valores superiores a R$ 43 milhões, entre 2021 e 2024.

O relator destacou que o Poder Judiciário maranhense, anteriormente, autorizou medidas cautelares menos graves para preservar a normalidade cívica. Todavia, as providências revelaram-se materialmente insuficientes, uma vez que as pessoas investigadas teriam buscado se reorganizar, mediante a criação de novas pessoas jurídicas para a continuidade dos atos ilícitos e adoção de expedientes destinados a contornar as ordens judiciais.

Segundo o relator, a persistência das práticas delitivas pelas mesmas pessoas resultou na decretação das prisões preventivas e no afastamento cautelar do prefeito José Paulo Dantas Silva Neto e da vice-prefeita Tânya Karla Cardoso Mendes Mendonça, decisão fundamentada, entre outros aspectos, na capacidade de influência política, no acesso privilegiado a informações administrativas e no risco concreto de interferência na instrução criminal.

RELATÓRIO E VOTO

O desembargador Gervásio dos Santos solicitou a designação de sessão extraordinária para apreciação da representação do MPMA, em razão da necessidade de restabelecimento da normalidade constitucional no município. O procurador-geral de justiça, Danilo Castro, requereu a intervenção com fundamento no artigo 35, inciso IV, da Constituição Federal combinado com artigo 16, incisos IV e V, da Constituição do Estado.

O MPMA alegou que as investigações no âmbito de procedimento investigatório criminal revelaram a existência de organização criminosa atuante desde o ano de 2021, com a participação de agentes dos Poderes Executivo e Legislativo locais, além de particulares, voltada ao desvio sistemático de recursos públicos mediante direcionamento de licitações, celebração de contratos fraudulentos com empresas de fachada, simulação de prestação de serviços, lavagem de capitais e obstrução da justiça.

“Não se trata de gestão ineficiente, mas de gestão criminosa”, enfatizou o procurador-geral de Justiça, durante o julgamento. 

Danilo Castro disse que não há normalidade com a substituição do prefeito do município pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Luís Araújo Diniz, em prisão domiciliar.

O procurador do município, Luciano Carvalho de Matos, qualificou o presidente da Câmara Municipal como capaz para exercer o cargo temporariamente, disse que o município funciona em relativa normalidade e que não há necessidade de intervenção.

DEFERIMENTO

O desembargador Gervásio dos Santos votou pelo deferimento da liminar do pedido de intervenção, com fundamento no artigo 5º da Lei nº 12.562/2011 (aplicável por simetria), estabelecendo, ainda, que, se verificada a necessidade e o não restabelecimento da normalidade institucional, o prazo da intervenção poderá ser prorrogado, mediante requerimento fundamentado do interventor nomeado, do Ministério Público do Estado do Maranhão ou de ofício do TJMA, condicionada a prorrogação à deliberação colegiada da Seção de Direito Público. Ele definiu que a intervenção se limita à chefia do Poder Executivo Municipal, não abrangendo as funções legislativas.

A decisão requisita ao presidente do Tribunal de Contas do Estado que, tão logo seja nomeado o interventor, seja designada equipe técnica para a realização de auditoria in loco, destinada a apurar a real situação financeira, orçamentária, administrativa e operacional do ente municipal, inclusive quanto à prestação dos serviços públicos essenciais, com o objetivo de orientar a atuação do interventor para o restabelecimento, no menor prazo possível, da normalidade institucional, em conformidade com a ordem constitucional e as boas práticas administrativas, devendo a referida equipe, ainda, proceder à tomada de contas da gestão do prefeito afastado, para fins de apuração de responsabilidades entre as gestões.

Estipula que o interventor nomeado apresente, no prazo de 100 dias contados de sua posse, relatório circunstanciado ao governador do Estado, ao TJMA, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, descrevendo as medidas adotadas, a situação encontrada na administração municipal, as irregularidades identificadas e as providências necessárias à completa normalização institucional.

Acompanharam o voto do relator, os desembargadores Sebastião Bonfim, Cleones Seabra, Josemar Lopes, Tyrone Silva, Angela Salazar, Jamil Gedeon, além dos juízes convocados Rommel Cruz Viegas e Joscelmo Sousa Gomes.

Ambulância de Rosário fica destruída após acidente na BR-135 em Peri de Baixo em Bacabeira


Uma ambulância do município de Rosário ficou completamente destruída após se envolver em um acidente na BR-135, no trecho que passa por Peri de Baixo, em Bacabeira. Informações de moradores ao blog que a Ambulância colidiu com uma carreta. 

O acidente ocorreu próximo ao cemitério da região e chamou a atenção de quem passava pelo local. Pouco tempo depois, o veículo foi retirado rapidamente da rodovia, o que levantou questionamentos.

Após a remoção, a ambulância foi levada para um posto de combustível, onde ficou escondida por trás de duas carretas, longe da visibilidade de quem trafega pela BR.

Segundo informações já apuradas, os profissionais que estavam  na Ambulância passam bem e não sofreram ferimentos graves.

A Prefeitura de Rosário através a Secretaria de Saúde, só depois de muita pressão, enviaram uma nota em sua rede social sobre o acidente com a Ambulância do município e alegando que os profissionais, passam bem e sofreram ferimentos leves .


Essa é a terceira Ambulância destruída na gestão do prefeito Jonas Magno PDT em grave acidente. O mais importante é que os profissionais estão bem .


quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Vergonha: Obra do Novo Terminal Rodoviário de Rosário é paralisada por falta de pagamento


A obra do Novo Terminal Rodoviária de Rosário foi paralisada na manhã desta quinta-feira (22), após a empresa responsável suspender totalmente os serviços por falta de pagamento da empresa responsável. Máquinas, materiais e equipamentos foram retirados do canteiro, escancarando o abandono da obra.

Funcionários estão revoltados, relatando incerteza, atraso e total descaso com quem depende do trabalho para sobreviver.

Até o momento, nem o Governo do Estado nem a Prefeitura de Rosário na gestão do prefeito Jonas Magno (PDT), também não se manifestaram sobre quando os pagamentos serão regularizados ou se a obra será retomada.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão também não se manifestou sobre  a paralisação da obra .


Eduardo Braide anuncia reajuste de 16% para os Professores da rede municipal; o maior do país


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) anunciou reajuste salarial de 16% a professores da rede municipal de ensino de São Luís. O anúncio ocorreu na manhã desta quarta-feira (21), na jornada Pedagógica. 

Em discurso caloroso, o prefeito Eduardo Braide concedeu o reajuste de 16% aos Professores, o índice é o maior do Brasil .

O governo federal concedeu 5.4%, o sindicato da categoria pedia 7% de reajuste e o prefeito surpreendeu a todos e anunciou o reajuste de 16% .

Após o grande  anúncio, a categoria foi ao deliro com palmas e gritos de felicidade pela  grande valorização da categoria.

Cisne Branco encerra de vez as llinhas Rosário x São Luís e Icatu x Rosário; MOB ainda está sem alternativas permanentes nas linhas

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informou que a Cooperativa de Transporte Alternativo de Rosário (COOPERTRA...