sexta-feira, 15 de maio de 2015

Governador anuncia ampliação de serviços públicos para comunidades indígenas

 Governador Flávio Dino durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Indígena. Sentando à esquerda, o ministro Arthur Chioro; sentando à direita, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco.
O governador Flávio Dino garantiu na tarde desta quarta-feira (13) que o Estado ampliará a oferta de serviços públicos para as comunidades indígenas do Maranhão. O compromisso foi assumido durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Indígena, na Aldeia São José, em Montes Altos, Região Tocantina. O evento foi realizado em parceria com o Governo Federal e contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, diante de uma plateia de dezenas de índios Krikati, Gavião e Kanela.

Na ocasião o governador anunciou duas medidas que serão realizadas imediatamente para benefício de cinco aldeias que compõem o conjunto de comunidades indígenas de Montes Altos. A primeira é o envio de equipes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para perfuração de poços artesianos que irão garantir o fornecimento de água adequado para as comunidades indígenas.

A segunda medida é a ampliação do número de vagas, isto é, a construção de mais salas de aula, em escola que atende à Aldeia São José e aldeias vizinhas. As duas medidas somam-se à inauguração da Unidade Básica de Saúde da Aldeia São José, onde vivem dois mil índios Krikati. Unidade atenderá à população indígena do conjunto de aldeias de Montes Altos.

Mês da Vacinação dos Povos Indígenas

Maio é o Mês da Vacinação dos Povos Indígenas. A visita do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao Maranhão, integra as ações planejadas pelo Governo Federal, em parceria com os Estados, para disponibilizar mais de 183 mil doses de vacinas do Calendário de Nacional dos Povos Indígenas. No Maranhão, expectativa é vacinar 4.909 índios do distrito sanitário especial do estado. A prioridade é intensificar a vacinação da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem nestas áreas, onde há baixa cobertura vacinal.

Nenhum comentário:

Boa gestão, bom momento e liderança de Braide, inibem novas pesquisas em São Luís

Uma situação inusitada tem chamado atenção nas eleições de São Luís em 2024, o baixo número de pesquisas divulgas até o momento. Ao contrári...