O Centro de Especialidades da Vila Esperança passa a funcionar com estrutura física ampliada, ambientes totalmente climatizados e modernos, novos equipamentos e um corpo clínico ampliado, oferecendo atendimento em diversas especialidades médicas, como cardiologia, pediatria, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia, ginecologia, nefrologia, neurologia, ortopedia, Proctologia e urologia. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que também faz parte do novo Centro, foi inaugurado em julho deste ano e agora se integra aos atendimentos da unidade.
Além das especialidades, novos serviços estratégicos foram incorporados, aumentando a resolutividade, a exemplo de exames como ultrassonografia, raio-x, coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma (ECG), doppler vascular, curativos grau II (especialmente para pacientes diabéticos), fisioterapia geral, oftalmologia voltada à linha de cuidado do paciente diabético, atendimento psicológico e psiquiátrico multiprofissional. A unidade também será referência para pacientes hipertensos e diabéticos, com atendimento integrado com as 14 Unidades Básicas de Saúde da zona rural.
Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Braide destacou que escolheu passar o Dia Nacional da Saúde na Vila Esperança como forma de simbolizar o compromisso da gestão com a população da zona rural.
“Esse Centro de Especialidades que estamos entregando está totalmente reformado, com ar-condicionado e equipamentos novos, mas, o mais importante, são os novos serviços. Quem consultar com ortopedista já vai poder fazer o raio-x aqui mesmo. Quem for fazer ultrassom, vai fazer aqui. E colocamos serviços específicos para quem tem diabetes e hipertensão. Vai ter oftalmologista voltado para essas pessoas, sala de curativo especial para diabéticos e psiquiatria e psicologia, que antes não tinha. É saúde de qualidade chegando mais perto de vocês”, afirmou o prefeito.
Uma rede em expansão – A secretária de Saúde, Carolina Mitri, reforçou que o novo centro é parte do esforço de reestruturação da saúde em São Luís, com foco na descentralização e na ampliação da atenção básica e especializada. “Agora, tudo isso está disponível perto da casa de vocês. A gente comemora o Dia Nacional da Saúde entregando dignidade e cuidado. Esse é o trabalho incansável desta gestão, melhorar cada dia mais a rede de saúde do nosso município”, afirmou Mitri.
Ela também ressaltou que a unidade passará a ser referência no atendimento a pacientes hipertensos e diabéticos, contribuindo para fortalecer a rede de cuidados e diminuir a demanda pelos serviços especializados atualmente concentrados no bairro Liberdade.
O secretário da Semosp, David Col Debella, enfatizou o compromisso da Prefeitura em transformar a infraestrutura da cidade como um todo, incluindo as áreas mais afastadas. “A zona rural de São Luís foi, por muito tempo, esquecida. Mas isso mudou. O que estamos vendo hoje aqui é reflexo de um trabalho sério, contínuo e comprometido com as pessoas”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário