quinta-feira, 26 de maio de 2016

Morre o cantor e compositor maranhense Papete

Morreu, na madrugada desta quinta-feira (26), o cantor e compositor maranhense Papete Viana, aos 68 anos. O artista estava internado em São Paulo desde o início deste ano para tratamento de um câncer de próstata.

A notícia da morte de Papete foi divulgada no início da madrugada desta quinta (26), no perfil do cantor no Facebook. O texto, divulgado pela família do instrumentista, afirma que o corpo de Papete será velado em São Luís, para que o artista maranhense receba as últimas homenagens na capital em que tanto encantou com seu talento.

A doença

Papete descobriu o câncer no início do ano e foi internado em um hospital de São Paulo. Em fevereiro, a família do cantor chegou a desmentir boatos de que ele estava em estado terminal da doença, em comunicado divulgado pela esposa e pela filha do artista.

Já no mês de março, o próprio Papete usou as redes sociais para agradecer aos amigos, fãs e admiradores, que estavam torcendo pela sua recuperação.

E, no último dia 16, parentes do cantor anunciaram, por meio das redes sociais, que Papete não faria shows durante o São João, pois, ainda estava internado e não tinha previsão de alta. A notícia entristeceu os amantes da cultura maranhense, já que Papete era figura marcante no período junino no Maranhão.

Carreira

Com quase 40 anos de carreira musical,José de Ribamar Viana, conhecido artisticamente como Papete, era natural de Bacabal no Maranhão. Ele marcou o cenário musical com a valorização dos ritmos brasileiros e maranhenses, além de sua performance na percussão, o que lhe rendeu prêmios nacionais e internacionais.

O artista chegou a trabalhar em parceria com diversos artistas do país, entre eles Toquinho, Tom Jobim e Rita Lee. Um dos últimos trabalhos de Papete foi a obra “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, lançado em maio de 2015. O livro é um acervo completo, único e inédito de entrevistas, fotos, pesquisas e demais detalhes sobre aqueles que fizeram e fazem acontecer essa manifestação cultural.

Nenhum comentário:

Movimento feminista protesta na Câmara de São Luís pedindo a cassação de Domingos Paz

Movimento  feministas realizou nesta segunda, 22, um protesto na Câmara Municipal de São Luís, contra a manutenção do mandato do vereador Do...