sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Zanin vota para tornar réus deputados Josimar e Pastor Gil por desvio de emendas


O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso, foi o primeiro a votar na denúncia da Procuradoria Geral da República, envolvendo três deputados do PL – Josimar Maranhãozinho (MA) e Pastor Gil (MA) e o suplente Bosco Costa (SE) – acusados pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva, envolvendo emendas parlamentares.

A Primeira Turma do STF decide, no plenário virtual, se aceita a denúncia oferecida pela PGR, ou seja, se há indícios para abrir uma ação penal. O mérito do processo só é julgado após a fase de instrução, quando testemunhas e réus são ouvidos.

Zanin votou para transformar os três deputados em réus.

“Contra os três parlamentares há evidências produzidas ao longo da investigação criminal indicando que teriam atuado em concertação ilícita para solicitar ao prefeito José Eudes Sampaio Nunes o pagamento de vantagem indevida, o que caracteriza, em tese, o delito de corrupção passiva”, diz um trecho do voto.

A votação fica aberta até o dia 11 de março no plenário virtual do STF. Ainda vão votar os ministros Carmen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Reforma de Escola em Peri de Baixo que não avança pelo Governo do Estado

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos da rede de Estudual de Ensino Médio no municipio de Bacabeira, estão sendo prejudicados pela reforma...