quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Prefeito Eduardo Braide reforça segurança municipal com posse de mais 103 guardas

 


Nesta quarta-feira (26), o prefeito Eduardo Braide, participou da cerimônia de formatura de 103 novos guardas municipais, marcando mais um passo importante no fortalecimento da segurança pública da capital maranhense. O evento, realizado no Parque do Bom Menino, foi organizado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e simboliza o compromisso da atual gestão com a proteção dos cidadãos e a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Desde o início de sua gestão, em 2021, o prefeito Eduardo Braide tem priorizado a ampliação e o fortalecimento do efetivo da Guarda Municipal. Com a formatura dos novos agentes, o contingente deu um salto de mais de 70%, passando de pouco mais de 400 guardas em 2021 para mais de 700 servidores atualmente. Esse crescimento foi viabilizado por meio do concurso público realizado em 2022, que já selecionou e convocou mais de 300 novos integrantes. Dos 103 novos guardas, cinco serão músicos e sete atuarão como salva-vidas.

Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Braide expressou profundo orgulho pelo trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e anunciou boas notícias para os agentes.
 

"Hoje, a Guarda Municipal de São Luís está presente nas ruas, nos terminais, nos eventos públicos e nas praças, ajudando a zelar pelo patrimônio municipal e cuidando do maior patrimônio que temos: o ser humano, as pessoas. Não consigo contar quantas vezes fui parado para receber agradecimentos pelo trabalho de vocês. Tenho muito orgulho da Guarda Municipal de São Luís. O que vocês assumem hoje vai muito além de um cargo; é uma missão, a missão de cuidar das pessoas", destacou o prefeito.

Capacitação e atuação estratégica



Os novos Guardas Municipais passaram por um processo de capacitação, que incluiu treinamentos teóricos e práticos, alinhados às diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça e Segurança
Pública. O curso seguiu a matriz curricular estabelecida pela Lei Federal nº 13.022/2014, que regulamenta as Guardas Civis Municipais em todo o país.

Ao longo do período de formação, os agentes participaram de simulações e operações práticas em diferentes regiões da cidade, que os prepararam para atuar de forma eficiente na prevenção e no combate a crimes contra o patrimônio, além de outras atribuições essenciais da Guarda Municipal. Eles também foram treinados para garantir a segurança dos cidadãos em locais de grande circulação, como praças, parques e terminais de integração, reforçando o compromisso com a proteção e o bem-estar da população.

A chegada dos novos guardas municipais permitirá a ampliação das atividades de segurança em pontos estratégicos de São Luís. Eles se juntarão aos demais que já atuam na região central da cidade, incluindo o Parque do Bom Menino, a Praça das Mercês, a Fonte das Pedras, a Praça Deodoro, entre outros espaços. Além disso, os agentes reforçarão a segurança nos cinco terminais de integração da cidade e nos postos de guarda-vidas nas praias da Ponta d’Areia e Olho d’Água.

A atuação dos novos guardas também será fundamental para intensificar as medidas de prevenção e repressão a crimes, além de garantir a ordem pública em colaboração com as polícias Civil e Militar. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, este ano, com base em um novo entendimento firmado pelos ministros, que as guardas municipais, embora não tenham poder de investigação, estão autorizadas a realizar policiamento ostensivo e comunitário. Elas também podem intervir em situações que envolvam condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, incluindo a realização de prisões em flagrante.

Compromisso com a população



“A formatura dos 103 novos guardas municipais reforça o compromisso da Prefeitura de São Luís com a segurança pública e o bem-estar da nossa população. Desde o início da gestão, o prefeito Eduardo Braide tem investido em políticas públicas voltadas para a modernização e ampliação da Guarda Municipal, além de promover ações integradas com outros órgãos de segurança. Além dos investimentos em novos equipamentos, fardamento, reforço logístico e muito mais”, destacou o secretário da Semusc, Marcos Affonso.

“Com o aumento do efetivo, a expectativa é que a população sinta, cada vez mais, os reflexos positivos dessas ações no dia a dia. A presença dos novos guardas em áreas estratégicas da cidade contribuirá para a redução da criminalidade e para a garantia de um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos de São Luís”, acrescentou o comandante da Guarda Municipal, Reginaldo Sampaio.

Soraia Coelho, de 36 anos, celebrou a data duplamente especial: seu aniversário e a formatura como guarda municipal. Acompanhada do marido e dos dois filhos, ela não escondeu a emoção ao falar sobre o significado desse dia. "Hoje é um momento único na minha vida. Comemoro meus 36 anos realizando um sonho e assumindo uma missão que vai muito além de uma profissão: contribuir para a segurança pública de São Luís. Saber que posso ajudar a proteger as pessoas e fazer a diferença na minha cidade me enche de orgulho. Essa conquista não é só minha, mas da minha família, que sempre me apoiou", disse Soraia.

Já Jairo Barros, de 34 anos, compartilhou a alegria de ingressar na corporação após um longo processo de preparação. "É uma emoção indescritível estar aqui hoje, vestindo esse uniforme e sabendo que posso contribuir para a segurança da nossa cidade. A Guarda Municipal representa proteção, cuidado e respeito pela população, e estou pronto para cumprir esse papel com dedicação. Essa conquista é a realização de um sonho que carreguei por anos, e hoje vejo que todo o esforço valeu a pena", afirmou Jairo.

A cerimônia de formatura contou com a presença do secretário de Administração (Semad), Octavio Soares; do secretário da Semit, Felipe Falcão; do procurador do Município e membro da Comissão Permanente de Concurso Público, Alex Rahbani; do delegado da Polícia Federal e chefe da Delegacia de Armas, Sandro Fonseca; diretor da Blitz Urbana, Victor Cunha; o representante da ABIN-MA, Márcio Machado, além de servidores, familiares dos novos guardas e representantes da sociedade civil. A Banda de Música da Guarda Municipal recepcionou os convidados.

Nenhum comentário:

Reforma de Escola em Peri de Baixo que não avança pelo Governo do Estado

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos da rede de Estudual de Ensino Médio no municipio de Bacabeira, estão sendo prejudicados pela reforma...