segunda-feira, 17 de abril de 2023

MPMA recomenda ao Município de Santa Rita medidas para garantir segurança nas escolas

 


O Ministério Público do Maranhão emitiu, na terça-feira, 11, Recomendação para que o prefeito e a secretária municipal de Educação de Santa Rita tomem providências para garantir a segurança nas escolas públicas e particulares. Uma das medidas sugeridas é que os gestores escolares implementem rígido sistema de controle de acesso e circulação de pessoas, bem como instalem sistema de monitoramento e/ou contratem vigia, principalmente durante o horário letivo.

De autoria da promotora de justiça Karine Guará Pereira, o documento solicita do Comando da Polícia Militar que faça rondas de rotina junto às escolas.

Outro item enfocado na Recomendação trata da orientação para que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) desenvolva programas e induza políticas públicas para combater a violência e o bullying nas escolas.

A representante do Ministério Público fundamenta a Recomendação diante “dos crescentes e chocantes ataques em série em escolas públicas e privadas contra crianças, adolescentes e professores Brasil afora”, bem como em itens da Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente que asseguram absoluta prioridade à defesa dos direitos básicos do segmento infanto-juvenil, “além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

OPERAÇÃO ESCOLA SEGURA

A promotora de justiça de Santa Rita solicitou também que o município dê publicidade em seu site e nas redes sociais acerca do teor da Recomendação e do canal de denúncia criado pela Operação Escola Segura (www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura). A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a ONG SaferNet Brasil, e busca garantir o recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Foi requisitado também que o Município de Santa Rita informe, em até 10 dias úteis, as providências recomendadas e outras que porventura tomaram a respeito da segurança nas escolas.

Nenhum comentário:

Paciente denuncia queimaduras após exame de eletrocardiograma no Hospital Municipal de Rosário

Um paciente denunciou ter sofrido queimaduras no peito após realizar um exame de eletrocardiograma no Hospital de Rosário. Segundo o relato,...