terça-feira, 2 de outubro de 2018

Disputa pelo Senado segue indefinida no MA

Um dado chama a atenção para a mais disputada eleição ao Senado Federal das últimas décadas no estado do Maranhão – que se dá entre cinco candidatos, desde o início da campanha eleitoral: Edison Lobão (PMDB), José Reinaldo Tavares (PSDB), Eliziane Gama (PPS), Weverton Rocha (PDT) e Sarney Filho (PV).
Faltando poucos dias para o primeiro turno das eleições, todas as pesquisas de intenção continuam com um alto índice de indecisos, acima de todas as médias já registradas em eleições anteriores.
A última sondagem realizada pela pesquisa Exata/JP apontou 28% de eleitores que não responderam ou não sabem em quem votar para o Senado.
Já a pesquisa do Instituto Data M, contratada pelo Sinduscon-MA (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Maranhão) mostra 44% de indecisos e 31,9% de pessoas que afirmam não votar em nenhum dos candidatos. Ou seja, uma indefinição de 75,9%.
ALTO ÍNDICE/INDECISOS
Em setembro, o Ibope também divulgou uma pesquisa de intenção de votos com um percentual de 38% do eleitorado indeciso e uma variação de 17 a 30% de votos nulos e brancos, para a primeira e a segunda vaga de senador, respectivamente. Ter que digitar duas vezes para as duas vagas ao cargo, em 2018,  é algo que a maioria dos eleitores ainda não sabe.
Outro aspecto que chama atenção na preferência do eleitorado para o Senado Federal é a diferença mínima entre os primeiros colocados. Nenhum deles aparece com larga vantagem sobre o outro. 
As pesquisas costumam apresentar margem de erro, pois o voto do eleitor é volátil e sujeito a mudanças que podem acontecer do caminho de casa até a urna de votação.
DISPUTA VOTO A VOTO
Os dados aferidos revelam que ainda podem ocorrer surpresas na eleição dos candidatos que disputam as duas vagas. Ou, numa hipótese mais realista, o elevado percentual de eleitores que não sabem em quem votar para os representantes do estado na Câmara Alta do Congresso Nacional demonstra que não há candidatos consolidados no pleito, com um seguro indicativo de vitória.
Os cinco candidatos a senador que mais pontuaram nas pesquisas - Edison Lobão, Zé Reinaldo, Eliziane Gama, Weverton Rocha e Sarney Filho – vão para o voto a voto no próximo domingo, dia 7 de outubro. Na busca das duas vagas a que tem direito o Maranhão para o Senado Federal.

Nenhum comentário:

CCJ da ALEMA nega Título de Cidadão Maranhense a Bolsonaro

A  Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão (CCJ) negou a proposição que concederia o Titulo de Cidadão Mara...