segunda-feira, 31 de março de 2025

Vídeo: Kassab confirma candidatura de Braide ao governo do Maranhão


O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou neste domingo (30) que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), disputará o cargo de governador do Maranhão nas eleições de 2026. A declaração foi dada em entrevista à rádio CBN Recife.

Durante a entrevista, Kassab destacou que Braide se reelegeu prefeito da capital maranhense com quase 80% dos votos em 2024, o que o torna um “fortíssimo candidato” ao governo estadual. Além disso, ele mencionou que o prefeito está à frente em todas as pesquisas sobre a disputa.

Kassab não foi o único integrante do partido a mencionar a possível candidatura de Braide. No início do mês, o ministro da Pesca e Aquicultura do governo Lula, deputado federal André de Paula, também declarou que o atual prefeito de São Luís disputará o Executivo estadual.

O ministro fez o comentário durante um evento em Recife, onde Kassab também confirmou que Braide assumirá o comando do PSD no Maranhão. “Quero cumprimentar o prefeito de São Luís, reeleito, e futuro governador do Maranhão”, disse André de Paula.

Prefeito Jonas Magno tenta dá calote em aluguel de UBS no Barreiro em Rosário


Com falta de planejamento, a gestão do prefeito de Rosário Jonas Magno (PDT), se mostra perdida, o prédio que funciona ( UBS) Unidade Básica de Saúde do Bairro Barreiro, estava a 3 meses com o aluguel atrasado, sem o proprietário ver a cor do dinheiro,, onde o gestor Jonas Magno, junto com secretário Municipal de Saúde, Gediel Alencar, queriam para (UBS), funcionar sem pagar o proprietário, querendo dá o  famoso calote.

Após um Imbróglio, que passou a manhã e entrou a tarde desta segunda-feira 31, o prefeito Jonas Magno, resolveu pagar o aluguel no valor de R$6mil reais e fazer  um acordo com  proprietário. A UBS do Barreiro, voltou a funcionar para os moradores.

O prefeito Jonas Magno e o Secretário de Saúde, mandaram a guarda Municipal para o local e o proprietário e representante legal, se mostrou firme e garantido que o prédio só seria aberto, após o pagamento pela prefeitura. 

A Secretaria Municipal de Saúde,, em ato de loucura não queria honra com o pagamento e transformou, a U.I Dorotéia Queiroz no bairro da Argentina em Unidade Básica de Saúde (UBS), para os moradores do Barreiro e os pais de alunos  não  queriam aceitar  de forma correta, que a Unidade Escolar virasse UBS, relembre.

Só lembrando que representante do prédio da UBS do Barreiro,  tinha um  contrato amigável desde a gestão da ex-prefeita Irlahi Moraes e também na gestão do ex-prefeito Calvet Filho, sem problemas de pagamento, só foi entrar a nova gestão do prefeito Jonas Magno, que começou a confusão pela falta de pagamento com proprietário que representa a Associação de Carroceiros .


domingo, 30 de março de 2025

Prefeito Eduardo Braide reforça laços entre Coreia do Sul e São Luís por meio da cultura K-drama


A capital maranhense ganhou destaque como um dos cenários da aclamada série coreana "Se a Vida Te Der Tangerinas", exibida pela Netflix. Neste sábado (29), o prefeito Eduardo Braide participou da inauguração do letreiro "São Luís <3 K-drama" no São Luís Shopping, ao lado de membros da Netflix no Brasil e representantes da Coreia do Sul. O evento marcou não apenas a celebração da série, mas também o reconhecimento de São Luís como a "capital brasileira do K-drama". 

Na solenidade, o prefeito Eduardo Braide destacou a alegria de fortalecer as relações com a Coreia do Sul, ressaltando as oportunidades turísticas e o crescente interesse do público pela cultura coreana, com planos para incorporar esse entusiasmo nos eventos locais.

"Para nós, é uma grande felicidade estreitar os laços com a Coreia do Sul e agradecemos à Netflix por escolher São Luís como a capital do K-Drama no Brasil. Isso sem dúvida abre novas possibilidades para a cidade, especialmente no turismo. Nas redes sociais, recebo constantemente pedidos de fãs da cultura sul-coreana. Queremos justamente fortalecer esses laços culturais e trazer para nossos eventos essa atmosfera que alegra tantas pessoas", pontuou o prefeito Eduardo Braide.



Mariana Polidorio, diretora de Políticas Públicas da Netflix Brasil, destacou a singular conexão entre São Luís e a série coreana, além do entusiasmo dos fãs ludovicenses pelo universo do K-Drama.

"A trama se desenrola inteiramente em Jeju, conhecida como 'a ilha do amor' — um título que, por coincidência, São Luís também tem. Além disso, nos surpreendeu descobrir que a cidade já possuía uma cultura organizada de exibições coletivas de dramas coreanos, com fãs que se reúnem regularmente para acompanhar as produções. Foi essa combinação que nos inspirou a trazer esse evento especial para São Luís", disse Polidorio, reforçando o papel da capital maranhense como um polo emergente de consumo e difusão da cultura coreana no Brasil. 

O diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil, Cheul Hong Kim, prometeu divulgar internacionalmente o evento que une simbolicamente as cidades São Luís e Jeju, fortalecendo os laços culturais entre os países.

"Como coreano, me sinto profundamente feliz e honrado em testemunhar esta conexão entre nossos países. Enquanto diretor do Centro de Cultura Coreana no Brasil, assumo o compromisso de compartilhar amplamente esta notícia na Coreia e destacar o significado deste evento que representa um encontro simbólico entre São Luís e Jeju, duas belas cidades. Que este momento marque o início de relações mais estreitas entre nossas cidades e o fortalecimento contínuo dos laços culturais entre Coreia e Brasil", disse Cheul Hong Kim.



Evento reúne fãs

O evento contou com uma exibição especial do último episódio da série transformando a praça de alimentação do São Luís Shopping em uma grande sala de cinema.

No evento, as amigas Aline Gomes e Talita Araújo personificavam o entusiasmo da cena local de fãs. Aline, assistente social e professora, revelou sua jornada como entusiasta do gênero e membro do Doramelizando - grupo pioneiro em São Luís que congrega uma vibrante comunidade digital de apreciadores de K-Dramas e outras produções asiáticas.

"Há três anos no Doramelizando, acompanhamos o crescimento dos mais de 500 membros no WhatsApp e os demais seguidores no Instagram. É uma comunidade que virou uma família. Ver nossa cidade coroada como capital brasileira do K-Drama é realizador e é isso que estamos comemorando hoje", celebrou.

Talita Araújo, maquiadora e esteticista, falou sobre o impacto emocional da série. "Essa produção mexe profundamente com a gente. É uma história comovente, cheia de lições de vida que tocam em sentimentos que às vezes nem sabíamos que existiam. Simplesmente maravilhoso", declarou.

Série

A série, disponível na Netflix, estreou em 7 de março e apresenta uma narrativa de amor e superação ambientada na ilha de Jeju, na Coreia do Sul. Com 16 episódios divididos em quatro volumes, a trama acompanha a rebelde Ae-sun (interpretada pela cantora e atriz IU) e Gwan-sik (Park Bo-gum), em uma jornada emocional que atravessa as quatro estações do ano.

sábado, 29 de março de 2025

Juíza mantém suspensão de processo Seletivo Simplificado de Rosário


 A Juíza Karine Lopes Castro da 1° Vara da Comarca do Município de Rosário, deferiu  o pedido do Ministério Público do Maranhão e manteve a  suspensão  de processo do Seletivo Simplificado/2025 da Secretaria Municipal de Educação de Rosário SEMED e  fixando multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), limitados a 30 (trinta) dias, no caso de descumprimento, relembre a primeira suspensão. .

O Ministério Público Estadual apresentou o pedido principal no prazo estabelecido no art.308 do Código de Processo Civil (Id. 143420393). Verifica-se que no pedido principal, o autor apresentou pedido de tutela de urgência para suspender os efeitos do processo seletivo simplificado realizado pelo MUNICÍPIO DE ROSÁRIO, impedindo novas contratações com base na lei municipal nº. 548/2025, de 18/02/2025.Sustenta que o município de Rosário está procedendo a contratações temporárias de pessoal fora de hipóteses legalmente previstas e, deliberadamente retardando andamento de concurso público em fase de finalização com objetivo de controlar a admissão no serviço público em detrimento do princípio da legalidade e impessoalidade.Requer a concessão de tutela de urgência para: a) A concessão de medida liminar parasuspender os efeitos do processo seletivo simplificado realizado pelo MUNICÍPIO DE ROSÁRIO, impedindo novas contratações com base na lei municipal nº. 548/2025, de 18/02/2025; b) Adeclaração da nulidade das contratações já efetuadas sob o referido processo seletivo simplificado nº. 01/2025/SEMED; c) que sejam anulados todos os contratos temporários de trabalho celebrados entre o Município e particulares, pois não foram respeitados os requisitos constitucionais, bem como em sua maioria foram contratados profissionais em hipóteses que estão foram elencadas na Constituição Federal e na Lei Estadual nº 6915/97 e d) Alternativamente, Caso este Juízo não entenda pela anulação dos contratos, requer-se, subsidiariamente, que o Município de Rosário seja proibido de realizar novas contratações baseadas na Lei nº 548/2025, de 18/02/2025 ou qualquer outra lei municipal criada para contratação temporária de servidores cujo teor seja igualmente genérico.

No mérito, requer a condenação do réu em obrigação de fazer consistente retomada de Concurso Público pelo Município de Rosário em prazo determinado por este Juízo.

O Tribunal de Justiça do Maranhão, o Ministério Público do Maranhão e o Tribunal de Contas do Maranhão, não viram nenhuma irregularidade no concurso público/2023, comprovada  pelo denunciante, que hoje é secretário do governo Jonas Magno, Rômulo Neves e o prefeito de  Rosário Jonas Magno, vem cometendo ato de Inconstitucionalidade atropelando o Concurso público que está em andamento com Seletivo simplificado irregular pela SEMED. 

No dia 20 de Março uma Audiência pública, foi realizada na Câmara Municipal de Rosário para mostra a transparência do Concuro Público/2023,que contou com a presença do Promotora de Justiça Dr. Maria Cristina Murillo, deputado Wellington Curso, Vereadores, aprovados no concurso e a sociedade em geral.

O prefeito Jonas Magno, continua querendo atropelar o concurso público em andamento não respeitando a Justiça e a própria Promotora de Justiça.




sexta-feira, 28 de março de 2025

Suposto executor de influenciadora de Santa Luzia é preso em operação da Polícia Civil


Em uma operação conjunta da Polícia Civil e do Centro de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Maranhão, foi capturado, nesta sexta-feira (28), o terceiro suspeito de envolvimento na morte da influenciadora digital Adriana Oliveira, de Santa Luzia, município da região do Vale do Pindaré. De acordo com as investigações, ele seria o executor.

Detalhes sobre a prisão foram apresentados em coletiva na sede da pasta, na Vila Palmeira, em São Luís, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, e pelo delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto.

O suspeito, de 55 anos, foi capturado em Paraibano, na região do Médio Sertão. Ele é natural do Ceará, mas residia em Santa Inês e já era procurado pela Justiça por outros dois homicídios, um deles ocorrido em Trizidela do Vale, no Médio Mearim, no ano de 2012. Durante a prisão, em um imóvel onde estava foragido, foram apreendidos dois celulares e uma caminhonete. Os dois homicídios pelos quais é acusado têm
características de pistolagem.

“A prisão do suposto executor é um grande avanço. A Polícia Civil e o Centro de Inteligência seguirão trabalhando para elucidar completamente esse crime, entender a motivação, a dinâmica e a participação de cada um dos envolvidos, pois não toleramos qualquer tipo de crime, em especial os crimes contra a mulher”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida Neto, diversos elementos apontam para a participação do homem no crime. "Ele tem semelhança com o indivíduo que teria executado a influenciadora e fugido em uma motocicleta; há conteúdo de conversas telefônicas com um dos outros dois suspeitos, além de uma suposta transferência bancária no valor de R$ 200 mil, feita por um dos envolvidos já presos para a conta de um familiar do suspeito", destacou.

O suposto executor, que não ofereceu resistência durante a abordagem e prisão, está sendo transferido para São Luís, onde será ouvido na Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e terão cumpridos os mandados de prisão pelos homicídios anteriores. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Santa Luzia, responsável pelo inquérito, já solicitou a prisão do suspeito pelo envolvimento no assassinato de Adriana Oliveira.

O caso

A influenciadora Adriana Oliveira, de 27 anos, foi morta dentro de casa na tarde do último dia 15 de março, no município de Santa Luzia do Tide. Segundo o marido da vítima, que estava na residência no momento do crime, o executor teria chegado em uma motocicleta e perguntado pela influenciadora. Assim que a avistou, efetuou disparos de arma de fogo contra ela, que morreu no local.

O marido e o sogro de Adriana Oliveira foram presos no dia seguinte por envolvimento no crime. As suspeitas sobre o marido surgiram a partir de inconsistências em seu testemunho. O sogro, por outro lado, foi apontado em um áudio gravado pela própria influenciadora antes do crime como responsável por uma suposta perseguição contra ela.

90 dias de governo Jonas Magno em Rosário, com falta de planejamento e perdido


O prefeito de Rosário Jonas Magno, vai chegando  aos seus 90 dias de governo a frente do Executivo, sem mostrar trabalho e com uma falta de planejamento em seu governo, com secretários totalmente perdidos como atual gestor.

Na pasta da Educação, o prefeito Jonas Magno, vem atravessando um grande caos, com fardamento irregular, escolas fechadas, falta de professores e funcionários na Educação. Uma grande polêmica repercutiu com o desrespeito para com uma  funcionária pública que foi humilhada pela Secretária de Educação, Lúcia Cavalcante e sem falar em um Seletivo qualificado irregular que atropelou um concurso público em andamento que o prefeito Jonas Magno, não realiza homologação dos aprovados, cometendo ato de Inconstitucionalidade. 

A pasta da infraestrutura, continua também dando o que falar com quase R$ 6 milhões em aluguel de máquinas para tapar buracos, a população de Rosário, vem  cobrando uma resposta do gestor Jonas Magno, para realizar a manutenção de ruas na sede e na Zona Rural, que estão abandonadas  pela gestão relembre aqui.

Outro caso que complica é a  falta de planejamento do governo Jonas Magno, com  a pasta  da saúde, que os pacientes reclamam com a falta de medicamentos e do atendimento no Hospital Dr. Sena da diretoria, que vem humilhando os pacientes, o Secretário de Saúde até que busca sair dessa falta de planejamento e conseguiu com o governo federal uma ambulância. Na área da saúde a população, já passou transtornos na pasta com dentista costurando língua de criança, médica dançando debochando de paciente e servidor destruindo 3 ambulâncias e a população espera que não destrua a quarta ambulância nova. 

Neste quase 90 dias de governo  Jonas Magno, a pasta Municipal de Esporte, com fortes críticas, onde a pasta permanece parada sem investir no futebol amandor, que está parado sem torneios com a prefeitura, fazendo  uma parceria para lá de assombrosa, com o clube do Sampaio Corrêa, que não mostram nada de valores  no contrato, para com o  clube para dar segurança para os jovens Rorienses do sub- 20, onde várias prefeituras do Maranhão, recusaram essa parceria com o Sampaio pela falta de transparência. Mas o procurador Adjunto da prefeitura de Rosário e vice- presidente do Sampaio, fez o prefeito Jonas Magno, embarca nesse barca furada sem mostra transparência do contrato.

A única pasta que vem andando se arrastando é da Secretaria de Agricultura,  que não recebe uma maior visibilidade, dá assessoria de Comunicação do governo Jonas Magno, que trás transtornos para o governo maioria  dos membros de São Luís, que não conhecem o município. 

Outras Secretarias como Assistência Social e Juventude, também no mesmo caminho das outras pastas, com seus gestores perdidos e precisando de mais apoio da prefeitura.  Como diz o ditado, "Um pássaro preso em gaiola pode não conseguir voar por falta de prática".

A gestão do prefeito Jonas Magno, neste quase 90 dias de governo, se resume com o gestor e secretários, se mostrando perdidos e com falta de  planejamento, trazendo transtornos para população de Rosário, onde não mostram trabalhos. Sobre a vice-prefeita Claudia Anceles,  pouco se ver fala e  continua sumida mostrando, aceitar tudo que está acontecendo. 


Prefeito Eduardo Braide inaugura novo Centro de Especialidades Bairro de Fátima


Reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e a ampliação do acesso a serviços de qualidade para a população, o prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (27), o novo Centro de Especialidades Bairro de Fátima, completamente reestruturado e modernizado. A unidade, que já era referência na região, passa a oferecer novos procedimentos, mantendo todos os atendimentos já disponíveis. A obra é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semus) e Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Na solenidade de inauguração, ao lado da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita Esmênia Miranda e de seu secretariado, Braide reafirmou seu compromisso com a excelência na saúde pública da capital.

“Estamos entregando um Centro de Especialidades que será referência não só para o Maranhão, mas para todo o Brasil. Aqui, renasce não apenas a estrutura física, mas principalmente a qualidade do atendimento. Renasce o acolhimento humanizado. Faço questão de deixar claro que não abro mão do direito da nossa população a um atendimento digno, qualificado e respeitoso. Esta obra simboliza o nosso compromisso inegociável: transformar a saúde pública em São Luís, garantindo acesso, qualidade e, acima de tudo, respeito ao nosso povo. É isso que nos move todos os dias”, disse Eduardo Braide.

Nova estrutura e serviços ampliados 



Com salas readequadas e novos espaços, o centro agora dispõe de Sala de Triagem para avaliação inicial e direcionamento adequado dos pacientes; sala de coleta para exames laboratoriais, agilizando diagnósticos; sala de vacinas, com imunização para todas as idades; sala de procedimentos, destinada a curativos e pequenas intervenções; sala de fisioterapia e terapia ocupacional, para reabilitação motora e funcional; duas recepções, organizando o fluxo de atendimento; consultório de urologia e ginecologia, com atendimento especializado; oito consultórios médicos, ampliando a capacidade de atendimento em diversas especialidades; farmácia para dispensação de medicamentos; espaço exclusivo para crianças e adolescentes, com fraldário e brinquedoteca; dois consultórios de pediatria, garantindo atendimento dedicado aos pequenos; sala de acolhimento humanizado, com equipe preparada para orientação e suporte; atendimento especializado em tuberculose, HIV/AIDS e ISTs, com tratamento e acompanhamento contínuo. Um elevador também foi instalado para garantir ainda mais acessibilidade aos fluxos de atendimento do novo prédio.

Além disso, o centro mantém os serviços já consolidados, como consultas com especialistas, atendimento básico de saúde e tratamento de doenças infectocontagiosas. Entre as especialidades disponíveis estão cardiologia, clínica geral, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, hepatologia, infectologia, pediatria, pneumologia, urologia, fisioterapia, psicopedagogia, psicologia, nutrição, assistência social e farmacologia. Além de diversos serviços complementares.

“Um sonho realizado da população que há mais de 30 anos esperava por uma obra como essa. Estamos entregando um Centro de Especialidades com atendimento humanizado, qualificado e equipado. O que o prefeito tem feito não é só requalificar, mas transformar a saúde e fortalecer os programas e a atenção básica”, disse a secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Fernando Braide volta a cobrar isenção do ICMS na cesta básica no MA


O deputado estadual Fernando Braide (Solidariedade) utilizou seu discurso na Assembleia Legislativa para cobrar um posicionamento do governo do estado sobre o projeto de lei que propõe a isenção do ICMS sobre itens da cesta básica.

Segundo o parlamentar, considerando que o Maranhão já possui a alíquota modal de ICMS mais alta do país, seria justo que, ao menos, os itens básicos de alimentação tivessem o imposto zerado para aliviar o bolso dos maranhenses e garantir que as famílias mais vulneráveis tenham acesso a alimentos dignos. “Se o governador daqui, que se diz parceiro do governo federal, por que agora não adere ao projeto de zerar o ICMS da cesta básica?” questionou Braide, criticando a ausência de compromisso com os mais necessitados.

O deputado enfatizou que essa medida não visa apenas aliviar a carga tributária, mas transformar o modo como o estado administra seus recursos, priorizando a melhoria da qualidade de vida da população. “Fica aqui minha cobrança! Não vou esquecer e irei cobrar até que tenhamos um posicionamento do governo do estado,” declarou, deixando claro que continuará pressionando por políticas que beneficiem os maranhenses.

PF deflagra operação contra grupo que fazia migração ilegal de maranhenses para os EUA

 


A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26), a segunda fase da Operação Hancórnia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa transnacional especializada no contrabando de migrantes brasileiros, especialmente do Maranhão, para os Estados Unidos.

A investigação é fruto de uma cooperação entre a PF e a Homeland Security Investigations (HSI), agência norte-americana, que permitiu a troca de informações sobre a atuação do grupo no Brasil, México e EUA. A primeira fase da operação foi realizada em 2022.

Os investigados aliciavam moradores de diversas cidades maranhenses, organizando a travessia ilegal por meio de rotas na América Central. As vítimas pagavam valores elevados para realizar a viagem, muitas vezes assumindo dívidas com juros abusivos. A investigação identificou centenas de vítimas, incluindo crianças e adolescentes, além do uso de empresas de fachada para lavagem de dinheiro.

Mais de 50 policiais federais cumpriram 16 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Distrito Federal e Espírito Santo. A Justiça Federal determinou o bloqueio de aproximadamente 14 milhões em bens e ativos dos investigados.

Nos Estados Unidos, a HSI prendeu um dos líderes da organização na região de Boston/Massachusetts e realizou a detenção de outros investigados para fins de deportação. As ações foram coordenadas e executadas simultaneamente para impedir a fuga dos investigados e garantir a preservação das provas.

terça-feira, 25 de março de 2025

CCR pretende vender aeroportos de São Luís e Imperatriz


A CCR, uma das maiores empresas de infraestrutura e mobilidade do Brasil, pode estar perto de se desfazer de seus negócios em aeroportos. Para isso, segundo a agência de notícias Bloomberg, a companhia contratou a consultora financeira Lazard e o Itaú Unibanco para estruturar a venda de 20 ativos no setor, sendo 17 no Brasil e três internacionais.

Os dois aeroportos do Maranhão administrados pela CCR, desde 2022, em São Luís e Imperatriz podem ser vendidos. A CCR tem o direito de exploração dos aeroportos maranhenses até 2037, porém está previsto em contrato a transferência de administração para outra empresa. A Bloomberg informa que pelo menos seis companhias estariam interessadas nos 20 aeroportos em questão.

Nos últimos anos, a CCR investiu R$ 117 milhões em reformas no aeroporto de São Luís e R$60 milhões no aeroporto de Imperatriz, além de trair novos parceiros comerciais como a implantação da primeira sala vip do terminal Marechal Cunha Machado, assim como instalação de novos negócios.

segunda-feira, 24 de março de 2025

“Braide pode ser governador do Maranhão se Camarão não sentar na cadeira”, diz possível vice


O líder político do leste maranhense, Luciano Leitoa, declarou nesta segunda-feira (24) que Eduardo Braide pode ser um forte nome para o Governo do Maranhão em 2026, caso o vice-governador Felipe Camarão não assuma o comando do estado em abril do ano que vem.

 Segundo Leitoa, que é apontado como possível candidato a vice-governador na chapa do prefeito de São Luís, Braide tem como diferencial a resistência política, tendo vencido as eleições municipais mesmo enfrentando oposição do governo estadual e federal. “Ele foi candidato contra tudo e contra todos. Não tinha televisão com ele, não tinha blogueiro com ele, dos 31 vereadores só tinha quatro com ele. E foi reeleito com mais de 70% dos votos. O que fortaleceu o Braide foi a gestão”, afirmou.

O ex-prefeito de Timon avalia que, caso Braide entre na disputa estadual, sua base eleitoral na Grande São Luís pode lhe garantir um início competitivo. “O Braide, na minha avaliação, se for candidato a governador, sai com mais de um milhão de votos só da região ali, de um raio de 100 km de São Luís”, afirmou.

O ex-prefeito de Timon avalia que, caso Braide entre na disputa estadual, sua base eleitoral na Grande São Luís pode lhe garantir um início competitivo. “O Braide, na minha avaliação, se for candidato a governador, sai com mais de um milhão de votos só da região ali, de um raio de 100 km de São Luís”, afirmou.( Informações Marrapá)


MPMA recomenda que prefeito de Santa Rita suspenda modelo de fardamento escolar irregular

 


O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) emitiu uma recomendação para que a Prefeitura de Santa Rita suspenda o uso do slogan “Para Crescer Muito Mais” nos uniformes escolares da rede municipal. Segundo a Promotoria de Justiça local, a expressão foi utilizada na campanha eleitoral do prefeito Milton Gonçalo e sua inclusão nos fardamentos fere o princípio da impessoalidade da administração pública, caracterizando improbidade administrativa.

A medida surge após a constatação de que os uniformes foram alterados logo no início da atual gestão municipal, legislação federal, que impede mudanças no fardamento escolar antes do prazo de cinco anos. Além disso, nem todos os alunos receberam os novos uniformes gratuitamente, forçando parte dos estudantes a arcar com os custos. A Promotoria destacou que tal prática gera constrangimento, além de representar uma forma de propaganda política dentro do ambiente escolar.

O MP também orientou que a Prefeitura de Santa Rita comunique oficialmente às malharias contratadas para que interrompam a produção dos uniformes com o slogan e garanta que todos os alunos possam utilizar o fardamento anterior, sem prejuízos financeiros. Caso seja necessária a confecção de novos uniformes, estes deverão ser fornecidos gratuitamente e sem qualquer vinculação com a identidade política do gestor.

A recomendação inclui a adoção de medidas administrativas e legais para ressarcir pais, responsáveis e fornecedores prejudicados, bem como a garantia de que futuras aquisições públicas respeitem os princípios constitucionais da Administração Pública. O prefeito tem um prazo de dez dias para responder formalmente ao MP sobre o cumprimento das determinações e trinta dias para comprovar a remoção do slogan dos uniformes escolares.

O não atendimento à recomendação poderá resultar em medidas judiciais e extrajudiciais, incluindo ação civil pública e investigação por improbidade administrativa. O documento foi encaminhado pessoalmente ao prefeito, ao secretário municipal de educação e ao procurador-geral do município.

Tanto prefeito de Santa Rita Dr. Milton Gonçalo e o prefeito de Rosário Jonas Magno cometeram  ato de irregularidade no fardamento escolar usando propaganda de suas gestões em fardamento que levou a suspensão dos fardamentos  escolar. 

domingo, 23 de março de 2025

Prefeito Eduardo Braide entrega a Estrada do Jacu


O prefeito Eduardo Braide entregou, neste sábado (22), a nova Estrada do Jacu, uma obra que traz mobilidade urbana e qualidade de vida aos moradores dos residenciais Luiz Bacelar, Vila Maranhão, Gapara e toda região da área Itaqui-Bacanga. A solenidade de entrega, realizada sob um clima de festa e celebração, reuniu autoridades, lideranças comunitárias e moradores que testemunharam a concretização de um projeto há muito aguardado.

Com 1.800 metros de extensão, 3.200 metros de sarjetas e meio-fio, além de um sistema de drenagem profunda, a Estrada do Jacu representa um marco na infraestrutura da região. A obra eliminou a estrada de terra e os antigos problemas de buracos e alagamentos, oferecendo agora uma via segura, moderna e eficiente. A nova estrada reduz em aproximadamente 15 quilômetros o trajeto de quem vinha da Vila Maranhão em direção ao Residencial Luiz Bacelar, eliminando a necessidade de usar a Avenida dos Portugueses como rota alternativa.

“Essa interligação foi pensada para facilitar o dia a dia das famílias, reduzir distâncias e trazer mais segurança e conforto. Aqui, não colocamos apenas asfalto, construímos meio-fio, sarjetas e um sistema de drenagem profunda para garantir que essa obra seja duradoura e de qualidade. Esse é o nosso compromisso com São Luís: entregar obras que realmente transformem a vida das pessoas”, afirmou o prefeito Eduardo Braide, durante a solenidade de entrega.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, destacou o caráter histórico da obra. “São Luís está vivendo um momento único, com obras que mudam a realidade da cidade. A Estrada do Jacu é um exemplo disso. Não estamos fazendo obras apenas para o presente, mas para o futuro. Estamos facilitando o deslocamento das pessoas e, ao mesmo tempo, entregando uma infraestrutura que vai permanecer como legado para as próximas gerações”, declarou Debella.

“Com a nova estrada, os moradores terão acesso mais rápido a serviços de saúde, ao transporte escolar, aos carros por aplicativo, ao transporte coletivo e muitos outros serviços essenciais. Isso significa mais segurança, mais praticidade e mais melhorias para todos”, complementou o secretário de Trânsito e Transporte (SMTT), Maurício Itapary.

Moradores celebram a transformação



A satisfação dos moradores com a nova estrada foi evidente durante a solenidade. Erismar Mendes, manicure e moradora do Luiz Bacelar há nove anos, relembrou os desafios enfrentados antes da obra. “No início, eram muitos transtornos. A estrada cheia de buracos, o acesso difícil. Hoje, vejo que valeu a pena esperar. A nova estrada mudou completamente a nossa realidade. Estou muito feliz e agradecida”.

Já Luz Helena Ferreira, motorista e moradora há sete anos do Residencial Luiz Bacelar, destacou a praticidade e a economia de tempo trazidas pela nova via. “Nota 10 para essa obra. Antes, levava muito tempo para chegar ao Maracanã, enfrentando buracos e trechos perigosos. Agora, rapidinho estou lá. A estrada melhorou 100% a nossa vida. Como motorista, sinto que ganhei mais segurança e tranquilidade. Parabéns à Prefeitura e aos moradores dessa região por essa conquista”, comemorou.

Mais obras



Além da entrega da Estrada do Jacu, o prefeito Eduardo Braide fez um anúncio que gerou grande entusiasmo entre os moradores: a construção de uma Creche de Tempo Integral no Residencial Luiz Bacelar.

“O projeto da Creche de Tempo Integral do Luiz Bacelar está pronto, e este ano daremos início às obras. Essa é mais uma ação que reforça nosso compromisso com as famílias e com o futuro das nossas crianças. Queremos oferecer educação de qualidade e um ambiente seguro para que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão bem cuidados”, anunciou Braide, sob aplausos dos moradores.

O evento também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a vice-prefeita Ismênia Miranda; a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; o deputado estadual Fernando Braide (PSD); a secretária da Semgop, Liana Matos; o subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; além de parlamentares, líderes políticos e comunitários, servidores e moradores.

Reforma de Escola em Peri de Baixo que não avança pelo Governo do Estado



Pelo segundo ano consecutivo, os alunos da rede de Estadual de Ensino Médio no municipio de Bacabeira, estão sendo prejudicados pela reforma da escola em Peri de Baixo, que não avança, tornando impossível a realização de aulas presenciais e comprometendo de forma grave a aprendizagem dos estudantes.

Os vereadores do município de Bacabeira, denunciaram o descaso do governo do Estado Maranhão, para com os alunos do ensino médio de Peri de Baixo em Bacabeira, durante sessão ordinária na quarta-feira 20.

O presidente da Comissão de Educação, Vereador Capitão Lucas, declarou que irá convidar o Gestor Regional de Educação, professor Aécio Flávio Costa, da URE de Rosário, para dar explicações à população.

O presidente da Câmara, vereador Ruck Pires, lembrou que o prédio onde funciona o IEMA de Bacabeira, pertence ao município e foi cedido ao governo estadual por meio de um termo de autorização aprovado pela própria Câmara. Segundo ele, se a situação não for regularizada, a revogação desse termo será considerada.

Já o 1º secretário da Câmara, vereador Jefferson Calvet, fez um duro questionamento ao governo estadual, destacando os milhões de reais gastos com o Carnaval de 2025, enquanto os investimentos no ensino médio seguem em segundo plano.

Todo os vereadores de Bacabeira, cobraram um posicionamento do Governo do Estado do Maranhão, para terminar a obra de reforma da  escola em Peri de Baixo, que já entrou o segundo ano consecutivo

sábado, 22 de março de 2025

Câmara de Rosário mantém silêncio após Secretária de Educação humilhar funcionária da U.E. Diná Oliveira


A Câmara Municipal de Rosário, está em silêncio sobre ato de crueldade da Secretária Secretaria Municipal de Educação, Lúcia Cavalcante, que humilhou uma funcionária pública alegando que ela  não servia mais para Unidade escolar Diná  Oliveira relembre. .

Os vereadores além de se manterem em silêncio sobre caos  na Educação do município, também não manifestaram nenhum apoio a funcionária que mostrou que vem realizando seu trabalho de limpeza e fazendo a merenda dos alunos, mostrando duas  habilidades para servir os alunos da Unidade Escolar, mas mesmo assim a Secretaria de Educação, humilhou a funcionária pública, dizendo que ela não serve para unidade escolar e vai tirar ela da unidade. 

O prefeito Jonas Magno, tem que abrir uma sindicância para investigar ato de crueldade de sua Secretária de Educação e afastá-la da função e o Ministério Público do Trabalho também tem que investigar ato de crueldade e humilhação que a funcionária sofreu .

A gestão do prefeito Jonas Magno, não chama os concursados e vive um caos da Educação em sua gestão sem  professores e funcionários, com alunos entrando 8h00 e saindo 9h30min, das escolas do município e os que têm, ainda são humilhados pela Secretaria de Educação. 

Até o momento a prefeitura de Rosário, não mandou uma nota para se manifestar, mostrando que a gestão do prefeito Jonas Magno do amor no palanque será a gestão do ódio, da humilhação e da perseguição.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Prefeito Eduardo Braide entrega U.E.B. Cônego Sidney Castelo Branco totalmente reformada


Cumprindo mais um compromisso com o desenvolvimento da educação básica de São Luís, o prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (21), à comunidade da Vila Ariri, na região Itaqui-Bacanga, a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Cônego Sidney Castelo Branco, totalmente reestruturada, modernizada e acessível.

A revitalização da escola integra o programa ‘Escola Nova', uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp), que tem como objetivo garantir infraestrutura de qualidade em todas as unidades de ensino da rede municipal.

"O que entregamos aqui é uma escola que renasce não só na estrutura física, mas também na energia que carrega, formando milhares de estudantes ao longo dos anos e não paramos por aqui. Em breve, teremos uma quadra esportiva coberta, porque acreditamos que o esporte também é uma ferramenta essencial para a formação dos nossos jovens. Esta é mais uma prova do nosso compromisso com a educação de qualidade e com o bem-estar desta comunidade e de toda nossa cidade", disse o prefeito Eduardo Braide, que esteve acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda.

A Obra



A U.E.B. Cônego Sidney Castelo Branco oferece aulas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, atendendo 794 estudantes, sendo 47 na Educação Especial, 360 nos anos iniciais e 387 nos anos finais. A unidade conta com 10 salas de aula, incluindo uma sala de recursos, biblioteca física e online, laboratório de informática e espaços totalmente adaptados para garantir a inclusão de todos os alunos. Esta é a primeira reforma estruturante desde a fundação da escola, há 14 anos.

A reforma incluiu a revitalização completa das salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros, brinquedoteca, sala dos professores, sala da direção, áreas de convivência e demais espaços. As intervenções contemplaram a renovação das instalações elétricas e hidrossanitárias, a aplicação de novos revestimentos cerâmicos em paredes e pisos, a instalação de forro em PVC, janelas de alumínio e vidro, além de uma nova pintura e climatização de todos os ambientes.

A escola agora conta com rampas de acesso, banheiros adaptados, biblioteca, laboratório de informática e uma sala de recursos educacionais especializados, garantindo acessibilidade e inclusão para todos os alunos. A estrutura foi pensada para oferecer conforto, segurança e acessibilidade tanto para os estudantes, quanto para toda a comunidade escolar.



A secretária de Educação, Caroline Marques, destacou a importância da educação como agente transformador e reforçou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento educacional da cidade.

"Educação transforma. Mas a educação só transforma com ações concretas, com muita dedicação e muito trabalho. Hoje, estamos aqui para reafirmar o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide com a educação de São Luís, com a educação das nossas crianças. A U.E.B. Cônego Sidney Castelo Branco é fruto de um sonho coletivo. Dialogamos com a comunidade, compartilhamos desse projeto e hoje entregamos uma escola transformada", disse a gestora.

O secretário de Obras, David Col Debella, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias para a realização das obras e o impacto positivo na comunidade. "Esta obra é um exemplo do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos. A Semosp e a Semed uniram forças para garantir que esta escola fosse revitalizada com qualidade. Sabemos que uma infraestrutura adequada é fundamental para o aprendizado, e hoje entregamos uma escola que oferece segurança, conforto e acessibilidade para todos. Este é um marco para a comunidade da Vila Ariri e um passo importante para a educação de São Luís"

A cerimônia de entrega contou com a presença da secretária da Semeped, Maria Rocha, do controlador-geral do Município (CGM), Sérgio Motta, dos vereadores do PSD Joel Nunes, líder do governo na Câmara, e Douglas Pinto, além de líderes comunitários, políticos, servidores, pais e alunos.

Lahesio reafirma candidatura à governador do Maranhão em 2026

Em entrevista ao repórter investigativo Chumbo Grosso, o médico Lahesio Bonfim reafirmou que será novamente candidato a  governador do Maran...