“O nosso compromisso com a Advocacia é devolver a OAB-MA para os advogados e advogadas do Maranhão. E cumprir a nossa função social estabelecida na Constituição. Com Esperança, compromisso e união vamos Renovar a OAB-MA ” , enfatizou o candidato a presidente da Seccional, Dr. Marcelo de Carvalho.
A Chapa 2 é formada pela união da advocacia tanto da capital, quanto das subseções, um grupo plural e inclusivo de mulheres, homens, negros, pardos , brancos, pessoas com TEA, jovens advogados e experientes advogados.
“Há uma insatisfação da advocacia com a atual gestão da OAB-MA, que abandonou a advocacia, tanto na defesa de Prerrogativas e exercício profissional, quanto na estrutura física, principalmente, nas subseções do Maranhão. E essa Advocacia que estamos aqui representando.”, afirmou a candidata a vice-presidente da Chapa 2, Dra. Alba Lins.
Um dos pontos altos do evento foi a participação dos membros honorários vitalícios, os ex-presidentes da OAB-MA, Dr. Caldas Góis, Dr. Carlos Nina e Dr. José Antônio de Almeida.
“A Chapa 2 representa o respeito pela OAB, pela Advocacia. O que estamos vendo hoje em nossa instituição é inaceitável e revoltante, e é por isso, que mesmo com 89 anos estou aqui na luta pela advocacia do Maranhão”, comentou o ex-presidente, Dr. Caldas Góis.
“É de indignar o que a atual está fazendo com a OAB-MA, a tentativa de apagar institucionalmente quem somos, de fazer da OAB-MA um cabide de nomeações, é uma afronta à Advocacia e ao Estado Democrático de Direito”, falou energicamente o ex-presidente Carlos Nina.
“A OAB-MA é um sistema federativo, complexo e que precisa dialogar de forma autônoma com as demais instituições do Estado Democrático de Direito, porém, atualmente não vemos nada disso acontecer. Então é preciso que retornemos ao protagonismo da Advocacia, para uma OAB-MA verdadeiramente forte”, pontuou o ex-presidente Dr. José Antônio de Almeida.
Em sua fala final, o candidato à presidente da OAB-MA, Dr. Marcelo de Carvalho enfatizou que a Esperança tem duas vertentes importantes: a indignação e a coragem. E falou da indignação da Advocacia com a atual gestão, tanto no abandono das subseções que estão com suas sedes sucateadas e em estado de conservação deploráveis, que impacta diretamente na vida de milhares de advogados e advogadas do Maranhão, quanto o abandono da sociedade Maranhense, que não tem mais na OAB-MA o seu braço de defesa de direita fundamentais. ” Infelizmente, a atual gestão tem trago prejuízos à nossa sociedade, à Advocacia e também ao sistema de Justiça, o que é vergonhoso, um exemplo é o que fizeram com o Quinto Constitucional, fará um ano que a lista foi devolvida para a OAB-MA para que houvesse o saneamento, e até agora a OAB-MA não devolveu e nem explica para todos os motivos da não devolução. A Justiça maranhense está prejudicada com isso, a sociedade maranhense está com menos celeridade processual, a OAB-MA por decisão da sua atual diretoria está atrapalhando o Sistema de Justiça de realizar a adequada prestação jurisdicional, o que é absurdamente ilegítimo em um Estado Democrático de Direito. Somos milhares de Filhos e Filhas da Esperança e vamos à luta para que o compromisso com Advocacia seja novamente a centralidade do sistema OAB.”, concluiu.
A eleição da OAB-MA ocorre dia 18 de novembro nas 19 Subseções do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário