domingo, 31 de agosto de 2025
Sobrinho do governador Brandão o secretário Orleans Brandão usa helicóptero da Polícia com Maranhão em crise na segurança pública
sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Efetivo da guarda municipal inicia rondas nos bairros de São Luís para combater a criminalidade
O programa Ronda na Rua e iniciativa do prefeito de São Luís Eduardo Braide no combate a criminalidade e trazer a segurança para a população de São Luís.
A ação contou com a presença do comandante da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), Cosmo, e do subcomandante André Monteiro, que acompanharam de perto as atividades das equipes. O trabalho tem como foco principal a prevenção e o combate à criminalidade, ampliando os procedimentos operacionais de segurança.
Durante as barreiras montadas nas principais vias da cidade, a GMSL contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), reforçando a integração entre os órgãos. Além das blitz, guarnições foram direcionadas para rondas nos bairros, garantindo maior sensação de segurança à população ludovicense.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), o programa “Ronda na Rua” será contínuo e busca fortalecer a presença da Guarda Municipal nos espaços urbanos, atuando de forma preventiva contra crimes e situações de risco.
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Vídeo: Prefeito de São João Batista exonera Secretária de Educação Dra.Fernanda Barros; que se manifesta
A decisão, que surpreendeu a comunidade escolar e a população em geral, ocorre em meio ao destaque e crescimento que a ex-gestora vinha alcançando à frente da pasta. Durante sua gestão, foram implementadas ações voltadas para a valorização dos profissionais da educação, fortalecimento das políticas públicas e melhorias nos indicadores de ensino.
O afastamento, segundo avaliação de lideranças locais, revela um movimento político motivado pelo receio do fortalecimento de novas lideranças no cenário municipal.
A Dra. Fernanda Barros deixa a Secretaria de Educação com o reconhecimento de alunos, professores e comunidade, reafirmando seu compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento de São João Batista.
O desempenho da ex-secretária também foi reconhecido pelo Deputado Federal Rubens Pereira Júnior, que destacou as conquistas alcançadas pela educação do município durante sua gestão. Para ele, quem perde com essa decisão é a própria população de São João Batista.
Em vídeo a ex secretária de Educação Dra. Fernanda Barros ficou surpreendida com sua exoneração pelo prefeito Mecinho e falou que seu trabalho no município de São João Batista irá continuar.
STF marca interrogatório de deputados do Maranhão por desvios de emendas
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para quinta-feira (28) o interrogatório dos deputados do PL que se tornaram réus pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa, em caso ligado ao desvio de emendas parlamentares.
Em abril, a Primeira Turma aceitou denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os três deputados por cobrarem propina para a liberação de emendas parlamentares.
De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município maranhense de São José de Ribamar. Entre as provas, estão mensagens obtidas pela Polícia Federal (PF).
O caso se originou a partir de denúncia feita pelo prefeito Eudes Ribeiro. Ele contou ter sido ameaçado, em janeiro de 2020, a fazer parte do esquema, além de ser alvo de uma campanha de difamação.
O caso é o mais avançado de dezenas de inquéritos, sob diferentes relatorias, que foram abertos no Supremo nos últimos anos a pedido da PGR, todos relacionados a suspeitas de desvios na aplicação sem transparência de recursos públicos por meio de emendas parlamentares, no que ficou conhecido como “orçamento secreto”.
Desde 2022, o STF tem atuado para disciplinar a liberação de emendas parlamentares, diante do aumento de transferências que não permitiam identificar o congressista que fez a indicação nem o beneficiário final dos recursos.
Desde então, uma série de regras foram determinadas para a liberação dos recursos públicos. Nesta segunda-feira (25), por exemplo, o ministro Flávio Dino, relator do tema no Supremo, mandou a PF investigar 964 emendas parlamentares, aprovadas entre 2020 e 2024, que não tiveram plano de trabalho cadastrado no sistema oficial do governo.
Na ocasião do julgamento sobre o recebimento da denúncia, a defesa do deputado Josimar Maranhãozinho declarou ao STF que as acusações da PGR contra o parlamentar se “mostram frágeis e desfundamentadas”.
Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco”. A defesa de Pastor Gil defendeu a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter iniciado no STF, e não na Justiça Federal no Maranhão, como ocorreu. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em “hipóteses e conjecturas”.
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Deu no Estadão: Assassinato no Maranhão vira investigação da Polícia Federal sobre propina a sobrinho do governador
Daniel Brandão, hoje presidente do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA), era secretário do governo do tio e esteve à mesa com os envolvidos no crime minutos antes dos disparos feitos pelo matador, que sempre se apresentou nos depoimentos como seu amigo.
Apesar da proximidade com os fatos e de ser apontado como quem viabilizou o encontro, o sobrinho do governador nunca foi chamado a prestar depoimento na investigação conduzida pela polícia estadual.
Procurado, Daniel Brandão afirmou que rejeita tentativas de associar sua imagem a práticas ilícitas e que sofreu uma tentativa de extorsão por parte de quem agora o denuncia. O governo do Maranhão disse que a Polícia Civil realizou todas as diligências consideradas necessárias para elucidação do assassinato e que um segundo procedimento, encerrado em fevereiro deste ano, foi instaurado para apurar suposto envolvimento de agentes públicos com atos de corrupção. Esse segundo caso tramita em sigilo na Justiça estadual.
“Ressalte-se que após a conclusão dos dois inquéritos não houve devolução para diligências complementares, o que leva ao entendimento de que as investigações cumpriram seus objetivo de apurar os fatos”, disse o governo em nota.
A Polícia Civil do Maranhão informou que não chamou Daniel Brandão para depor porque a requisição do Ministério Público não o mencionou e seu nome também não foi citado por nenhuma das pessoas ouvidas ou relacionadas durante a investigação. Entretanto, uma testemunha-chave citou o “amigo Daniel” em depoimento formal no dia seguinte ao crime. Mesmo assim, o sobrinho do governador foi tratado como “indivíduo não identificado” na fase inicial da investigação. O videomonitoramento, os depoimentos à Justiça e até o governador confirmaram a presença de Daniel Brandão no local.
Ele foi tratado como “indivíduo não identificado” na fase inicial da investigação. Entretanto, o videomonitoramento, os depoimentos à Justiça e até o governador confirmaram a presença de Daniel no local.
Seis meses depois do assassinato, Daniel ganhou, aos 37 anos, o cargo vitalício de conselheiro do TCE-MA. Em dezembro do ano passado, foi eleito presidente da Corte que tem entre as funções apreciar as contas de prefeituras e do governo do estado.
O inquérito da PF foi aberto em maio e está em fase inicial. Investigadores ainda analisam a consistência das informações obtidas a partir dos primeiros depoimentos colhidos. Nesta fase, não há indícios de envolvimento do governador do Maranhão, Carlos Brandão, nos fatos sob investigação.
A apuração surgiu após denúncias apresentadas a órgãos federais por Lorena da Silva Santos, companheira do assassino confesso Gilbson Cesar Soares Cutrim Junior, condenado a 13 anos de prisão.
Segundo a mulher, seu companheiro prestava serviços para os Brandões. O trabalho consistiria em procurar credores antigos do governo do Estado e negociar a devolução de parte dos valores a pessoas indicadas pelo grupo. Se o empresário topasse o acordo, o dinheiro devido era liberado.
“Eles procuraram meu marido. Era para ele procurar empresas que tivessem pagamentos trancados que eles iam liberar. Meu marido ficava com uma parte e as outras eles iam usar para campanha”, afirmou.
Ela disse ainda que Daniel Brandão era beneficiário de uma fatia das propinas arrecadadas, em conjunto com um vereador de São Luís aliado do grupo, Beto Castro (Avante).
“O valor ia ser dividido assim: um tanto ia ficar com meu marido, um tanto ia ficar com Beto Castro e um tanto ia para Daniel. Ia ser dividido e era para usar na campanha, da eleição que ia acontecer. Mas foi descontada uma dívida trabalhista da empresa. E não saiu nem um centavo para ninguém”, relatou.
A partir das informações, a Polícia Federal abriu inquérito e enviou o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) devido à suspeita de participação de Daniel Brandão, que tem direito a foro privilegiado por ser membro do TCE-MA.
A mulher do assassino prestou depoimento à PF sobre o suposto esquema em 10 de julho. O Estadão apurou que Gilbson negocia um acordo de delação premiada, ainda em fase de tratativas.
Lorena disse ainda que, até a transferência do marido, ela havia trocado o silêncio por pagamentos periódicos realizados por Marcus Brandão, irmão do governador, com quem descreve uma reunião dentro de um carro para tratar dos acertos.
A versão dela sobre a desistência do suposto favor financeiro seria o estado de deterioração física e mental do companheiro em Pedrinhas. Relator da investigação, o ministro Humberto Martins determinou a transferência dele para a penitenciária federal de Brasília, em 31 de maio deste ano. Com informações do portal Estadão.
Prefeito de Rosário quer gastar quase R$ 1,5 milhão com serviços de detetização
A Prefeitura de Rosário na gestão do prefeito Jonas Magno, pretende gastar valor milionário no valor de R$ R$ 1.415.975,58 para contratação de empresa especializada em prestação de serviços de detetizacao e salivação sanitária das unidades das secretarias municipais.
O contrato contempla diversas ações para eliminar e prevenir a proliferação de insetos(baratas, formigas, aranhas e moscas) nas áreas internas e externas ,com a utilização de produtos em atendimento às normas ambientais vigentes valor unitário de R$ 11,62 totalizando o valor de R$ 226.950,22.
E também o contrato completa serviiço de desratização - para eliminar e prevenir a proliferação de ROEDORES (ratos e ratasanas) nas áreas internas e externas,com autilização de produtos em atendimento às normas ambientais vigentes no valor unitário de R$ 13,22 , totalizando o valor R$ 258.199,82.
Além disso prevê o contrato SERVIÇO DE DESCUPINIZAÇÃO -para eliminar e prevenir a proliferação de CUPINS (cupim subterrâneo,cupim de madeira seca e cupim arborícola) nas áreas internas e externas ,com o procedimentos e produtos em atendimento às normas ambientais vigentes no valor unitário de R$ 12,75, totalizando o valor de R$ 249.020,25.
O contrato ainda contempla SERVIÇOS DESANITIZAÇÃO/DESINFECÇÃO:Sanitização e desinfecção de superfícies em geral, deforma a promover a remoção de resquícios de vírus transmissores do Covid-19 (novo corona vírus),bactérias e microrganismos que são prejudiciais a saúde humana; mediante aplicação de químicos específicos pa desinfecção de superfícies, não tóxicos, inodoros, não corrosivo ou abrasivo. biodegradável, registrado na Agencia Nacional de Vigilância de Saúde no valor unitário de R$ 11,20, totalizando o valor de R$ 207.233,60.
O outro contrato é paa DESALOJAMENTO DE РOMBOS E MORCEGOS -Para eliminar e controlar a infestação de pombos e morcegos nas áreas internas e externas, incluindo a limpeza e retirada de ninhos em forros e telhados, utilizando produtos específicos registrados Agencia Nacional de Vigilância de Saúde no valor unitário de R$ 9,1, e totalizando o valor R$ 169.672,51.
A soma dos lotes totaliza o valor de valor de R$ R$ 1.415.975,58, que serão pagos com recurso público. O contrato chama a atenção, já que o prefeito Jonas Magno e seus aliados falaram que que sempre falam que pegaram a prefeitura com dificuldades financeiras e o prefeito continua fazendo contados milionários.
Braide determina o programa Ronda na Rua para o combate a criminalidade em São Luís
Com o governador Carlos Brandão perdendo o controle da Segurança Pública em São Luís, o prefeito Eduardo Braide, reforça a segurança com a guarda Municipal da capital determinou uma operação especial da Guarda Municipal com o programa “Ronda na Rua”, com ações em bairros e revistas no transporte coletivo, além de monitoramento com câmeras de reconhecimento facial. O trabalho deve acontecer em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão.
Os Motociclistas de aplicativo estão fazendo manifestações por São Luís nesta quarta-feira 26, pela falta de segurança do governo do Estado, onde um motociclista de aplicativo foi encontrado morto em uma cova rasa no Bairro do Bequimão na Península do Ipase conhecido como Poeirão.
terça-feira, 26 de agosto de 2025
CPMI do INSS pede quebra de sigilo bancário e fiscal da Federação das Colônias de Pescadores do Maranhão
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS recebeu requerimento do senador Izalci Lucas (PL-DF) solicitando a quebra e transferência, em formato digital, do sigilo bancário e fiscal da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA). A medida abrange o período entre janeiro de 2020 e julho de 2025 e inclui movimentações financeiras, declarações de imposto de renda e notas fiscais emitidas pela entidade.
De acordo com o documento, a iniciativa é baseada no relatório de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que identificou movimentações atípicas de aproximadamente R$ 5,4 milhões nas contas da federação entre 2023 e 2024. O relatório foi considerado um indício concreto de possíveis irregularidades, justificando a necessidade de aprofundamento da investigação.
O senador argumenta que a FECOPEMA tem papel central no suposto esquema de fraudes envolvendo o Seguro-Defeso no Maranhão. Segundo os dados apresentados, o estado registra cerca de 192 mil pescadores beneficiários, com média próxima de mil segurados por barco, número considerado incompatível com a realidade pesqueira local.
O requerimento destaca ainda que a entidade é presidida pelo deputado estadual Edson Cunha de Araújo. Para o autor do pedido, há um “conflito de interesses” no acúmulo das funções de representante político e dirigente da federação, que teria se tornado, sob sua gestão, uma ferramenta de controle no acesso aos benefícios. A CPMI busca verificar se os recursos movimentados foram destinados a agentes públicos, ao próprio dirigente ou mesmo a atividades político-partidárias.
O documento afirma que, embora comissões parlamentares não possuam poder de punição, têm competência para investigar com prerrogativas semelhantes às de autoridades judiciais. Assim, a quebra de sigilo bancário e fiscal pode ser autorizada desde que haja fundamentação e indícios suficientes de irregularidades.
A intenção é permitir à comissão mapear a origem e o destino dos valores suspeitos, identificar possíveis beneficiários do esquema e reunir provas para subsidiar responsabilizações futuras. A solicitação reforça que deixar de examinar as finanças da FECOPEMA representaria uma falha na missão investigativa da CPMI.
O requerimento deverá ser apreciado no início dos trabalhados da CPMI do INSS, que está marcado para esta terça-feira (26).
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Decisão judicial suspende decreto Municipal que anulou o concurso público de Rosário/2023
Em sede de inicial, a parte requerente aduz que o demandado editou o Decreto nº. 364, de 30 de junho de 2025, através do qual anulou o concurso público regido pelo Edital nº. 002/2023, declarando a nulidade de todos os atos dele decorrentes, incluindo homologações, classificações e contrato nº. 188/2023-PM-RO-MA, com a banca Funatec.
Acrescenta que o ato administrativo supramencionado fora expedido sem odevido procedimento administrativo, além de ausência de previsão orçamentária e supostas irregularidades na contratação da banca organizadora.
Assim, pleiteia, em sede de tutela cautelar antecedente em caráter liminar, a suspensão dos efeitos do Decreto Municipal nº 364/2025, mantendo a validade do concurso público Edital nº 002/2023 até decisão ulterior.
domingo, 24 de agosto de 2025
São Luís é referência em atenção domiciliar com o programa Melhor em Casa
Atualmente, o programa atende 250 usuários em São Luís e conta com uma equipe de 80 profissionais de saúde preparados para oferecer atenção acolhedora, humanizada e próxima da realidade de cada família. O atendimento é realizado todos os dias da semana, inclusive à noite, assegurando assistência integral e segura.
As equipes multiprofissionais são formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais que atuam de forma integrada, elaborando planos de cuidado individualizados conforme as necessidades de cada paciente. A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, destaca que o programa representa um grande avanço na rede de saúde da capital.
“O Melhor em Casa simboliza a humanização da saúde em São Luís. Estamos garantindo atendimento integral, próximo das famílias, que preserva a dignidade dos pacientes e oferece suporte profissional completo. A meta da Prefeitura é ampliar ainda mais o serviço, beneficiando cada vez mais pessoas que precisam desse cuidado especial”, afirmou.
O programa prioriza atendimentos a pacientes em cuidados paliativos; pessoas com grandes lesões ou feridas crônicas; pacientes com limitações temporárias ou permanentes, como acamados ou dependentes de ventilação; e pacientes em pós-operatório de alta complexidade.
Dessa forma, o Melhor em Casa evita internações prolongadas, reduz custos para o município e fortalece o vínculo familiar, permitindo que o tratamento aconteça no ambiente do lar, cercado de afeto e cuidado.
sábado, 23 de agosto de 2025
Em Rosário, Moradores da Cidade Nova reclamam da qualidade da água
Uma moradora destacou como iria cozinha com uma água de péssima qualidade com uma cor totalmente escura.
A gestão do prefeito Jonas Magno PDT, vem sendo criticado pela população por conta da grande desorganização e sem planejamento em todas as áreas .
Até o momento Serviço Autônomo de Água e Esgoto e a prefeitura de Rosário não se manifestaram sobre o ocorrido na água do bairro Cidade Nova .
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Prefeito e vice de Nova Olinda do Maranhão estão cassados pela Justiça Eleitoral
Nesta sexta-feira (22), a Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito e vice-prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes Fernandes e Ronildo Costa de Carvalho, respectivamente.
A decisão foi proferida pela juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, da 80ª Zona Eleitoral de Santa Luzia do Paruá, em ação movida pela ex-candidata Thaymara Muniz.
A magistrada entendeu que a chapa eleita em 2024 cometeu diversas irregularidades, entre elas a compra de votos, distribuição de materiais de construção, promessa de cargos e repasses de dinheiro em espécie e via PIX, além de doações de telhas e promessas de cargos na prefeitura, confirmados por testemunhas durante o processo. Testemunhas também relataram ameaças a eleitores que se recusaram a apoiar os investigados. O caso ganhou repercussão nacional após reportagem do Programa Fantástico, da TV Globo.
Ary Menezes venceu a eleição de Nova Olinda do Maranhão por 2 votos de diferença, já que terminou com 5.612 contra 5.610 votos de Thaymara Amorim.
Com a decisão, Ary Menezes e Ronildo Costa ficam inelegíveis por oito anos, foram multados em R$ 25 mil cada e tiveram os diplomas cassados. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) já foi comunicado para convocar novas eleições. Até lá, o Executivo municipal será comandado pelo presidente da Câmara de Vereadores.
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Prefeitos Léo Cunha e Felipe dos Pneus têm bens apreendidos em operação contra desvios de recursos da educação no MA
Policiais estiveram na Prefeitura de Estreito, na Região Sul do Maranhão, e também na residência de Léo Cunha. Foram apreendidos dinheiro e documentos. Na casa de Felipe dos Pneus, a polícia encontrou um celular dentro de um vaso sanitário.
Operação Lei do Retorno
A ação faz parte da 'Operação Lei do Retorno', que busca combater uma organização criminosa responsável por desviar cerca de R$ 50 milhões em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), entre os anos de 2021 e 2025, por meio de procedimentos fraudulentos em licitações municipais.
Investigações
A Operação Lei do Retorno, que investiga os desvios de recursos públicos para a educação entre os anos de 2021 e 2025, através de procedimentos fraudulentos em licitações municipais.
Segundo a PF, parte dos valores contratados com recursos do FUNDEB eram desviados para os servidores públicos envolvidos nas fraudes, por meio da manipulação de licitações. Dentre os crimes apurados, há formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar até 52 anos de prisão.
Além de Daniella e Fábio Gentil, foram alvos da operação:
Prefeita de Buriti Bravo, Luciana Borges Leocádio (MDB)
Secretário de Administração de Caxias, Othon Luiz Machado
Ex-secretária de Educação de Caxias, Ana Célia Pereira
Ex-secretário de Finanças de Caxias, José de Macedo Simão
Dentre os principais alvos, estão a deputada Daniella (PSB) e o namorado Fábio Gentil, que é ex-prefeito de Caxias (MA) e atual secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão. Nas residências do casal, a PF apreendeu diversos bens, incluindo um cheque de R$ 350 mil, na última terça-feira (19).
Ao todo, são 94 mandados de busca e apreensão contra empresas, servidores públicos e políticos, com cumprimento em Estreito, Imperatriz, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, São José do Ribamar e Timon, no Maranhão, e em Fortaleza, no Ceará.
Até esta quinta (21), a PF contabilizou mais de R$ 2.5 milhões em apreensões de valores em dinheiro, cheques e veículos.
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Prefeito Braide inicia construção do Centro de Saúde do Diamante
O prefeito Eduardo Braide deu início, nesta terça-feira (19), às obras de construção do Centro de Saúde do Diamante, um marco para a comunidade que aguardava há anos pelo equipamento de saúde. Com investimento de R$ 1.919.673,17 e prazo de execução de 184 dias, o novo espaço será erguido no local onde funcionava o antigo Centro de Arte do bairro, abandonado há anos, e agora será transformado em uma moderna unidade de saúde para atender moradores do bairro e de comunidades vizinhas.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Braide, acompanhado da vice-prefeita Esmênia Miranda, do secretariado, servidores, população e de lideranças locais. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
De acordo com o prefeito, a nova estrutura será completamente equipada. “Aqui teremos equipes médicas, odontológica, nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e educador físico. Também haverá salas de pequenos procedimentos, curativos, farmácia, coleta de exames e ultrassom. A população vai contar com um centro de saúde completo, perto de casa”, disse Braide.
O secretário da Semosp, David Col Debella, ressaltou a forma como o prefeito conduz a gestão, sempre em contato direto com os moradores.
“O prefeito tem a característica de estar na ponta, escutando a população. Foi assim aqui no Diamante, ele enxergou a necessidade e determinou que transformássemos esse espaço em uma unidade de saúde. Tudo está sendo feito com base em estudos, técnica e, principalmente, compromisso com o uso correto do dinheiro público”, destacou.
Saúde mais resolutiva – A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, destacou que o novo centro representará um salto de qualidade na assistência local.
“Este espaço vai ser transformado em um centro de saúde onde a população terá acesso a médicos, vacinação, serviços básicos e especializados. A determinação do prefeito é que cada nova unidade traga também novos serviços, reduzindo filas de marcação e ampliando o acesso. Essa é a transformação que estamos promovendo, não apenas reformas, mas requalificação real dos serviços”, declarou.
Durante o ato, o prefeito também citou outras obras que serão iniciadas na cidade nos próximos dias, como reforma de escola e a construção de uma creche em tempo integral na zona rural. “O trabalho não para. Cada vez mais vamos transformar São Luís em uma cidade melhor para se viver”, finalizou Braide.
terça-feira, 19 de agosto de 2025
Deputada Daniella e secretário Fábio Gentil são alvos de operação da PF que investiga desvios de R$ 50 milhões na Educação; eles negam acusações
Entre os alvos de 45 mandados de busca e apreensão está o atual secretário de Agricultura do governo de Carlos Brandão (PSB) e ex prefeito, Fábio Gentil. A investigação aponta para possíveis crimes praticados quando ele prefeito de Caxias (MA), antes de fazer parte da gestão estadual.
Os agentes também fizeram buscas no gabinete da deputada estadual Daniella Tema, mulher do secretário.
Em nota, o governo do Maranhão informou que a operação está relacionada ao período em que o secretário atuou como prefeito e que aguarda o resultado das investigações. A deputada disse que não cometeu irregularidades e que está com a consciência tranquila.
Segundo informações preliminares da PF, o grupo alvo da investigação manipulou licitações para desviar verba pública oriunda do Fundeb e se apropriar de parte dos valores desviados.
Os demais endereços vasculhados são de empresas e servidores públicos. Ao todo, há ações nas cidades maranhenses de Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra, Joselândia. A polícia também cumpre mandado em Teresina, no Piauí.
De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. A operação foi batizada de Lei do Retorno.
Em nota, o governo do Maranhão disse que a operação tem relação com a atuação do secretário Gentil à frente da prefeitura de Caxias, período anterior ao trabalho dele na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
"As apurações realizadas pela Polícia Federal e aguarda o resultado das investigações. Paralelamente, destaca que não coaduna com más condutas relacionadas à gestão indevida de recursos públicos", destacou.
A deputada estadual Daniella Tema afirmou que "não há qualquer indício de irregularidade" em sua atuação parlamentar e que "confia plenamente no trabalho das instituições". Em nota, a equipe da parlamentar disse que ela "segue com a consciência tranquila e reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito ao interesse público".
TJMA concede liberdade ao prefeito de Igarapé Grande que matou PM
O prefeito de Igarapé Grande-MA, João Vitor Xavier (PDT), que atirou e matou o policial militar Geidson Thiago Silva, em 06 de julho, após u...

-
Em Bacabeira; a convenção dos partidos Mobiliza, Avante, PSB, Podemos, PSDB e Cidadania oficializou no último sábado 3, o nome de Naila Gon...
-
A eleição na Assembleia Legislativa do Maranhão, terminou empata nos dois turnos (21x21), entre os deputados estaduais Othelino Neto e Irac...
-
R7 O vocalista da banda Charlie Brown Jr, Chorão, foi encontrado morto em seu apartamento no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), n...