quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Foliões saem em arrastão atrás do Bloco das Carroças em Rosário

Rosário-MA: A folia carnavalesca da Quarta-Feira de Cinzas acontece no município de Rosário, a 60 km de São Luís, com o Bloco das Carroças. Trata-se de um desfile de carroças decoradas, que culmina com a premiação à mais bonita, criativa e original. A brincadeira acontece há 33 anos e contou com 35 carroças na edição deste ano. O evento que homenageou o cofundador da festa, Antônio Raimundo Ferreira Filho, reuniu uma multidão que tomou as ruas da cidade.

A Rua Heraclito Nina se transformou no corredor da folia e foi palco para a grande comemoração. Além das torcidas organizadas nas calçadas, as carroças arrastaram foliões durante o desfile. Elas saíram em cortejo nas proximidades da rodoviária, seguindo pela antiga estação ferroviária e o campo de futebol, até chegar ao centro da cidade. O desfile durou duas horas e teve como favoritas à premiação as carroças Jegue Folia, Amigos da Frei e A barca do pescador.

Muitas carroças foram decoradas com balões, fitas e papel crepom e algumas homenagea-ram os 400 anos de São Luís e o Cristo censurado do carnavalesco Joãosinho Trinta. Outras vieram com personagens em destaque, fantasiados de rainha do Carnaval, princesa e até Mãe d'água do Rio Itapecuru. Mas as atenções se voltaram mesmo foi para os jumentos, que também foram vestidos e maquiados por seus donos.

Tradição - O som das marchinhas embalou o desfile e fez a animação dos foliões. Para muitos foliões que acompanharam a festa, o Bloco das Carroças já faz parte do calendário do Carnaval maranhense. A estudante Milena Rodrigues Sousa contou que ela e o grupo de amigos sempre vêm para a cidade na Quarta-Feira de Cinzas. "A competição entre as carroças é muito válida e a festa anima a gente mesmo depois de quatro dias de Carnaval", disse.

As carroças foram julgadas por três critérios: originalidade, criatividade e animação. As carroças Jegue Folia e Amigos do Frei ficaram empatadas em primeiro lugar na votação geral, com 29 pontos, pontos pelas homenagens as Lendas de São Luís - bumba meu boi e a Mãe d'Água do Rio Itapecuru - e aos 400 anos de São Luís respectivamente. Os proprietários das duas carroças dividirão a premiação deste ano, uma TV de led de 32 polegadas e uma geladeira duplex. O terceiro lugar ficou com a carroça Barca do Pescador. Todos os carroceiros que participaram da disputa receberam prêmios como cestas básicas, ferros de passar e liquidificadores.

Para a professora Nilba Cardoso Santos, responsável pela carroça Jegue Folia, a participação no evento não é motivada apenas pelos prêmios. "Isso já faz parte do folclore da gente e é pela emoção de receber os aplausos do povo que a gente desfila todo ano", afirmou.

Mais
Em 2009, o carroceiro recebeu o título de patrimônio imaterial do município de Rosário. E a Quarta-Feira de Cinzas foi instituída como feriado municipal da cidade em 2005.

 Gisele Carvalho, de O Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Dinheiro de convênios federais pagou até escola de filhos de Josimar Maranhãozinho, diz PF

Segundo o relatório final da operação Engrenagem,  há indícios de que valores tenham sido direcionados para contas do irmão, de aliados e at...