segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Maranhão e mais 17 estados correm risco de surto de dengue

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (13) que 91 municípios brasileiros correm risco de enfrentar surto de dengue até o fim do verão, e outros 265 estão em estado de alerta.

Os estados que lideram a lista, com um maior número de municípios em risco, são Maranhão, com 12 cidades, Bahia e São Paulo, totalizando 46 cidades das 91 indicadas. Nesses municípios, em cerca de 4% das casas e imóveis visitados pelos agentes de vigilância sanitária foram encontradas larvas do mosquito transmissor da doença.

"Como ainda estamos na metade de fevereiro, temos de manter o alerta e a mobilização, para que a gente chegue até o fim do verão (com queda de registros)", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

A incidência também aumentou em Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco e Tocantins, sendo que estes dois últimos já caracterizam situação de surto. O levantamento mostra a predominância do vírus tipo 1 nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul e do tipo 4 nas regiões Norte e Nordeste, onde as caixas d'água são os grandes criadouros de mosquito. Os quatro tipos de vírus provocam os mesmos sintomas e nenhum é mais grave que o outro.

Nenhum comentário:

Aluísio Mendes aponta falta de maturidade e coerência de Felipe Camarão

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), foi alvo de críticas por retirar seu apoio ao empresário Fred Campos após o Republicanos...