terça-feira, 26 de novembro de 2013

Morre Orlando Aquino, ex-prefeito de Rosário

Deputado estadual por cinco vezes, ele faleceu ontem, aos 90 anos, no Hospital Aldenora Belo, vítima de complicações decorrentes de um câncer.
O ex-prefeito do município maranhense de Rosário Orlando Brito Aquino, de 90 anos, faleceu por volta das 13h40 de ontem, no Hospital Aldenora Belo, em São Luís, vítima de complicações decorrentes de um câncer no estômago. De acordo com os familiares, ele estava internado havia 10 dias na unidade de saúde. Aquino deixa esposa, três filhos, sete netos e quatro bisnetos.
O corpo de Orlando Aquino, que será cremado, foi transportado ainda no início da noite de ontem para a cidade de Rosário, onde foi velado. Em nota de pesar, a Prefeitura de Rosário decretou luto oficial de sete dias e ponto facultativo hoje, em virtude do falecimento de Orlando Aquino.
Em 1953, Orlando Aquino foi eleito prefeito de Rosário pela primeira vez. Também foi deputado estadual por cinco vezes, dividindo a atuação na Assembleia Legislativa com nomes como Ivar Saldanha, Nagib Haickel, dentre outros. Em 1972, conseguiu eleger sua esposa, Maria de Lourdes Aquino, para a Prefeitura de Rosário. Em 1988, Orlando Aquino foi eleito pela segunda vez prefeito rosariense
História política - De acordo com Alexandre Aquino, neto de Orlando Aquino, o avô deixou uma marca importante na história política do Maranhão. "É com profunda tristeza que soube da morte do meu avô, um homem que se dedicou na vida essencialmente a política. Ele [Orlando] sem dúvida deixou uma grande lição de vida para toda a família e para todos os rosarienses", disse. Ainda segundo Alexandre Aquino, não está definido o local onde ficarão as cinzas de Orlando Aquino. "A família decidirá isso nos próximos dias. A população de Rosário deve oferecer todas as homenagens a esse homem, que fez muito pela cidade e por todo o estado", afirmou.

Nenhum comentário:

Ibope aponta Braide com 54% e Duarte com 46%

A TV Mirante divulgou nesta sexta-feira (27), no JM2, a última pesquisa Ibope no segundo turno da eleição para prefeito de São Luís, entre o...