quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Gestão da Regional de Saúde de Rosário sumida e a Malária avança no município

 


Notamos total despreparo da COORDENADORA DE CONTROLE VETORIAL da Regional de Rosário.

Existe uma ausência da Regional de Saúde de Rosário, que após TODO trabalho realizado pela Secretaria de Municipal de Saúde para intervenção e bloqueio para encerrar a cadeia de transmissão, orientações pela Educação em Saúde e Palestras pela equipe da estratégia, notificações e alinhamento para borrifação com inseticidas, que a Regional mostrou interesse pela situação.

É LAMENTÁVEL!
A pessoa mais leiga entende que independente da atuação dos agentes nas áreas, situações de surtos podem acontecer. São inevitáveis. A situação agora é conter. E a Vigilância Epidemiológica serve pra isso.

A quantidade de ACE do município de Rosário está dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O município de Rosário tem 100% de cobertura de (ACS E ACE) que possuem as mesmas ATRIBUIÇÕES.

O último surto de malária foi em 2009, não faz parte da rotina.

Todas as notificações foram feitas, os diagnosticados já estão em uso das medicações e o protocolo de borrifação será realizado AMANHÃ com os AGENTES COMUNITÁRIOS DE ENDEMIAS DO MUNICÍPIO.

Vale ressaltar o total apoio e execução através da SES nível central, vigilância epidemiológica e departamento de malária que sempre apoiou as ações da SEMUS de Rosário, pois a Unidade Regional é ausente não só no município de Rosário, mas em outros que fazem parte da referida unidade regional de saúde.

Todos sabem que a Regional de Saúde foi criada para apoiar todos os municípios de sua região, pena que a de Rosário é ocupada por pessoas sem preparo, principalmente os principais cargos onde os técnicos não conhecem e não ajudam aos municípios nas ações.

Nenhum comentário:

Braide comemora nota “A” no Ranking de Transparência do TCE-MA

A Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), segue acumulando resultados positivos no quesito transparência. O mais...