segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PF vai periciar provas de compra de votos em Bacabeira

Por Folha Maranhão


Bilhete em papel timbrado da Prefeitura pode ser um dos periciados

Desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, relator do processo de cassação do prefeito Alan Linhares (PTB), seu vice José Benedito, o Arrumadinho (PSDB), e dos vereadores Dino Petronilo (PPS), Luis Vilaça (PP) e Romualdo (PTB), determinou na última terça-feira (6), o envio elementos apresentados como provas de susposto abuso de poder econômico, prática de captação ilícita de sufrágio e uso indevido da máquina pública em suas campanhas eleitorais em Bacabeira à Superintendência da Polícia Federal para realização de perícia que ateste a autenticidade das assinaturas.

De acordo com as informações obtidas pela reportagem, um dos documentos que devem ser periciados, é um bilhete em papel timbrado, com uma ordem inusitada dada pelo ex-secretário Municipal de Finanças, Werbeth Pinheiro, dando a idéia precisa da corrupção deslavada que imperou durante o pleito eleitoral.

No bilhete, datado de 14 de abril de 2012 [há sete meses das eleições], e devidamente rubricado, “Pinheirinho”, como é popularmente conhecido, manda o empresário Antônio Resende Bastos, proprietário da Cerâmica Industrial Bacabeira, atender o portador fornecendo-lhe nada menos que 1.000 milheiro de tijolo. (Em anexo)


Quando foi procurado pelo BLOG DO UDES FILHO, Pinheirinho diz que fez o pedido por acaso. “Trata-se de um pedido particular que foi feito por acaso com o papel timbrado da Prefeitura que estava em cima da minha mesa”, esclareceu.

Diante das razões expendidas nos pareceres, o relator considerou necessárias para o deslinde da causa a oitiva da testemunha referida às fls. 206-207 (pessoa identificada como Dona Lea). Ele também determinou a requisição da relação de veículos da prefeitura de Bacabeira e a realização de exame técnico acerca da autenticidade das assinaturas nos documentos de fls. 28, 29 e 32-88.

O pedido para investigação foi protocolado às 14h10, do dia 17 de dezembro de 2012, pela coligação “Bacabeira União de Todos Nós”, que teve como candidato a prefeito, José Reinaldo Calvet, substituído na disputa por sua esposa, Olga Calvet (PV).

VEJA A DECISÃO DO RELATOR

Nenhum comentário:

Dinheiro de convênios federais pagou até escola de filhos de Josimar Maranhãozinho, diz PF

Segundo o relatório final da operação Engrenagem,  há indícios de que valores tenham sido direcionados para contas do irmão, de aliados e at...