terça-feira, 24 de novembro de 2015

Polícia Federal viu irregularidades do ICN já na atual gestão do governo Flávio Dino

Relatório da Polícia Federal (PF) relacionado ao inquérito da operação “Sermão aos Peixes”, que investiga desvio de dinheiro público federal da Saúde no Maranhão, confirma direcionamento da licitação do setor na gestão Flávio Dino (PCdoB). O documento foi mostrado em primeira mão pelo blog do Neto Ferreira, nas primei­ras horas da manhã de ontem.
No relatório, a PF afirma que o Insti­tuto Cidadania e Natureza (ICN), antes mesmo do processo de licitação ter sido iniciado, já tinha dados sigilosos repassados pelo Governo do Estado.
“[…] antes mesmo de sair o edital da licitação, o investigado [médico Inácio Guará, um dos donos do ICN e que faleceu no início do mês] já tinha dados sigilosos sobre o processo de licitação, inclusive que seria dividida em grupos, e já sabiam quais hospitais iriam administrar”, destaca o relatório.

Diálogo
O ICN conseguiu vencer o certame e assinar dois contratos com o Governo do Estado.
A PF também relata que flagrou, por meio de interceptação telefônica, um membro da Secretaria de Saúde (SES) em diálogo sobre a contratação de pessoal com Inácio Guará. Duas contratações teriam sido solicitadas para o Hospital Macrorregional de Coroatá. Uma das pessoas beneficiadas, segundo a PF, foi o vice-presidente do PCdoB do município.
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação do Estado afirma que o Executivo solicitará informações do teor da interceptação. “O Governo do Estado vai solicitar o teor da suposta interceptação telefônica para poder se manifestar e reitera que não emite no­ta sobre boatos ou especulações oriundas de fontes não oficiais”, finaliza. l
Operação focou período 2010/13
Apesar de ter conhecimento das irregularidades na gestão do ICN já no governo Flávio Dino, a Polícia Federal concentrou a ação apenas no período entre 2010 e 2013. Nem mesmo o secretário Marcos Pacheco, ou qualquer dos seus auxiliares, foram chamados a prestar esclarecimentos. Os diretores do ICN foram presos durante a operação, mas a maioria já foi solta.

Nenhum comentário:

Wellington do Curso realiza audiência na Zona Rural de São Luís e discute melhorias para Cruzeiro de Santa Bárbara e região

 Por meio do projeto “Conversando com a Comunidade”, o deputado estadual Wellington do Curso realizou importante audiência para ouvir a p...