quinta-feira, 29 de abril de 2021

Base de Alcântara sela contrato com empresas para lançamento de satélites


Os primeiros acordos firmados com a iniciativa privada de uso compartilhado do centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, foi definido por meio de edital desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira.

As primeiras companhias a selar contrato para fazer uso compartilhado do local e elaborar produtos e tecnologias no centro são Hyperion, C6 Launch, Virgin Orbit e Orion AST. A previsão é de que até o início de 2022 ocorra o primeiro lançamento orbital a partir da Base de Alcântara.

O projeto visa tornar o Centro Espacial de Alcântara uma referência no setor, tendo como parâmetro o porto espacial que abriga a SpaceX de Elon Musk, o Centro Espacial John F. Kennedy.

Vale lembrar que a chegada das empresas deverá representar também um fôlego ao orçamento da base, já que restrições orçamentárias foram aplicadas recentemente nas operações espaciais — na semana passada, a AEB sofreu um corte de R$ 1,2 milhão em seu orçamento, que também atingiu a implantação do centro espacial de Alcântara.

Nenhum comentário:

Prefeito Calvet Filho e Simplício Araújo assinam termo de compromisso do “Cidade Empreendedora”

Na última quinta-feira (13), o prefeito Calvet Filho e o Secretário de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), Simplício Araújo, assinaram o ...