sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Declarações fortes e articulações intensas marcam início da contagem regressiva para reunião decisiva no Palácio dos Leões


O início da contagem regressiva para a reunião do dia 29, quando o governador Flávio Dino (PSB) e os líderes dos partidos que integram a aliança governista colocarão as cartas na mesa para definir o candidato do grupo ao Governo do Estado, está sendo marcado por manifestações que sugerem risco de ruptura. De um lado, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) turbinando seu projeto de candidatura, e de outro o senador Weverton Rocha (PDT) dando seguidas demonstrações de que está forte o suficiente para levar à frente o seu projeto de chegar ao Palácio dos Leões, com ou sem a condição de candidato do grupo. Os secretários Felipe Camarão (PT) e Simplício Araújo (SD) mantêm suas agendas de candidatos a candidato, embora os fatos indiquem, pelo menos até aqui, que as suas chances de encabeçarem a chapa da aliança governista são muito remotas, quase nulas.

No domingo (21), Carlos Brandão iniciou uma nova fase na sua pré-campanha programado para acompanhar o governador Flávio Dino em todos os eventos da maratona de inaugurações que o chefe do Poder Executivo deve cumprir nos pouco mais de quatro meses que lhe restam de mandato, uma vez que está praticamente oficializada sua decisão de renunciar para concorrer à vaga no Senado. Ontem, por exemplo, o vice-governador foi a Caxias, onde conta com o apoio do prefeito Fábio Gentil (Republicanos), de onde seguiu para Peritoró, para cumprir roteiro idêntico. Ao mesmo tempo, tem jogado todo o seu peso político em articulações que têm resultado na ampliação do lastro político da sua candidatura, exibindo confiança na viabilidade do seu projeto de poder.

No contraponto, o senador Weverton Rocha segue cumprindo sua agenda de compromisso elencados na sua agenda pré-eleitoral. Na noite de sábado, realizou a etapa do projeto “Maranhão mais feliz” em Timon, onde ouviu a declaração de apoio da prefeita Dinair Veloso (PSB) e do Grupo Leitoa, que controla o PDT e o PSB no município, onde há dissidências. Ali, em entrevistas e no discurso que fez no evento, o senador Weverton Rocha foi enfático na reafirmação da sua pré-candidatura, sinalizando também total disposição. Em conversas com jornalistas, negou, de maneira contundente, qualquer possibilidade de acordo no sentido de retirar sua candidatura, chegando a admitir, sem ser explícito, que seu projeto não tem volta.

Em meio a esses movimentos, ocorre um frenético processo de articulação, alimentado por partidários dos dois candidatos, que operam para fortalecer a base partidária das candidaturas. Esse processo ganhou intensidade ontem à tarde, quando blogs mostraram imagens do governador Flávio Dino reafirmando, em Caxias, que espera sair da reunião do dia 29 com o candidato definido. Ao mesmo tempo, circularam imagem do senador Weverton Rocha, reafirmando, em Timon, que seu projeto não tem volta. E numa entrevista à Rádio Timbira, o deputado Duarte Jr. (PSB), que integra a linha de frente da base de apoio do vice-governador Carlos Brandão, declarou estar convencido de que o senador Weverton Rocha romperá com o governador Flávio Dino.

Todos os movimentos ocorridos entre sábado e ontem indicaram, com clareza inequívoca, que a aliança governista caminha, de fato, para a reunião da próxima segunda-feira com ânimo para bater martelo. Foi o que deixou claro o governador Flávio Dino, que nas suas falas em Caxias defendeu que a etapa de escolha do candidato a governador, e também a sua candidatura à senador, deve ser resolvida agora, de modo que a aliança inicie ano que vem já pensando na campanha propriamente dita. O discurso do governador também incluiu um apelo: “É hora de nos unirmos”.

Os movimentos do governador e dos pré-candidatos do seu campo político estão sendo acompanhados com atenção máxima pelos adversários, que definirão efetivamente suas estratégias a partir do momento em que o martelo for batido no campo governista.

Via Reporte do Tempo

Nenhum comentário:

Dinheiro de convênios federais pagou até escola de filhos de Josimar Maranhãozinho, diz PF

Segundo o relatório final da operação Engrenagem,  há indícios de que valores tenham sido direcionados para contas do irmão, de aliados e at...