sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bacabeira-MA:Vereadores evangélicos poderão compor chapas


Vilmar Fernando(DEM) e Jefferson Calvet(PSC) em palanque opostos

As duas forças do segmento evangélico de Bacabeira estarão em palanques opostos

Bacabeira-MA: Nem bem as pré-candidaturas à sucessão do prefeito de Bacabeira, José Venancio (DEM), foram postas no xadrez eleitoral do pleito deste ano, e já começam a surgir nomes para ocupar a vaga de vice nas chapas. Pelo menos dois vereadores do meio evangélico despontam como possíveis candidatos a vice-prefeito para as próximas eleições: Jefferson Calvet(PSC) e Vilmar Fernando(DEM)

Uma corrente evangélica trabalha internamente e silenciosamente para viabilizar a indicação de um nome representativo do segmento na posição de vice-prefeito, em uma das chapas (oposição ou governo) com chances de vitória na disputa pela Prefeitura Bacabeirense.


A indicação tem um objetivo: concentrar o maior número possível dos votos dos evangélicos nas eleições deste ano. O crescimento do segmento e sua organização política atrai no município cada vez mais a atenção dos partidos e coligações. Estima-se que cerca de 20% do eleitorado bacabeirense seja ligado a alguma igreja evangélica.


A força do segmento em Bacabeira é tão grande que, em 2008, dos noves vereadores eleitos, dois militam politicamente no segmento evangélico.

Tanto Jefferson como Vilmar já se colocaram à disposição para ser candidato a vice-prefeito em uma das chapas. Porém, o primeiro deverá disputar a vaga pela oposição com Martinho Ducarmo (que foi vice de Venancinho de 2004 a 2008). Já o segundo, entra numa disputar ainda maior, com Delson, Desterro e Arrumadinho.

Líderes em palanques opostos

Apesar do grande potencial eleitoral do segmento evangélico em Bacabeira, a divisão dos líderes pode comprometer o trabalho realizado por eles para fortalecer o setor. Hoje, Vilmar e Jefferson, considerados os principais lideres ligados às igrejas figuram em palanques políticos divergentes, o que dificulta a união do eleitorado do segmento em torno de uma candidatura majoritária.

Jefferson Calvet, presidente municipal do PSC, segue a liderança do seu tio, o ex-prefeito Reinaldo Calvet (PSC). Deverá estar no palanque do candidato apoiado pelo próprio tio, que hoje mostra simpatia pelo nome do ex-vereador Ubirajara Torres, o Bira (PDT).

Já Vilmar Fernando seguirá o caminho político que for adotado pelo DEM, que ainda não definiu se lançará candidatura própria, ou se vai apoiar nomes do PTB, PPS ou PSDB.

Nenhum comentário:

Pintor morre após sofrer descarga elétrica e cair de andaime durante trabalho em Bacabeira

Um acidente de trabalho registrado na manhã desta quarta-feira, 24, vitimou um homem identificado por Marcos Reis, no município de Bacabeira...