terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Planos de gestão de resíduos sólidos serão temas de palestras para os municípios maranhenses

O presidente da Famem, o prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca, estará a frente do encontro
Com o objetivo de mapear o panorama atual de resíduos sólidos nos municípios maranhenses e elaborar um cronograma físico e financeiro para implantação dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) reunirá gestores municipais e técnicos do meio ambiente na próxima quarta-feira, 01, no auditório do Palácio Henrique de La Roque. Todos os 217 municípios do Maranhão foram convidados a participar da iniciativa, que terá início às 14h.

O Plano Municipal de Resíduos Sólidos é uma determinação da Lei Federal nº 12.305/2010, que obriga os municípios a implantarem as diretrizes exigidas pela determinação até agosto de 2012. O prazo para a execução final de todas as exigências é o ano de 2014. Os municípios que não atenderem o que prescreve a Lei poderão sofrer penalidades administrativas, cíveis e criminais, bem como corte de recursos públicos.

Para o presidente da Famem, Júnior Marreca, esse encontro é importante, pois abordará todos os assuntos debatidos durante o mês de janeiro pelos municípios acerca da formulação de políticas públicas voltadas para melhorias na área ambiental. “Os municípios que não participaram das reuniões que nós fizemos durante todo o mês de janeiro, terão a chance de tirar suas dúvidas, pois abordaremos novamente a questão da implantação dos Planos Municipais”, informa.

Júnior Marreca ressalta também que esse evento vai consolidar o diagnóstico dos dados ambientais que já foram fornecidos pelos municípios. “É importante que os municípios que ainda não responderam o questionário ambiental participem da reunião e repassem todas as informações para que nós possamos juntos, realizar um planejamento sobre o manejo correto dos resíduos sólidos no Maranhão”.

Em sua programação, o evento abordará, num primeiro momento, a apresentação dos fundamentos e a obrigatoriedade do Plano Municipal dos Resíduos Sólidos, que serão comandados pela consultora ambiental Rosângela Ferreira e pelo promotor de justiça Fernando Barreto, respectivamente.

O segundo momento será destinado à apresentação do diagnóstico dos municípios maranhenses, que será feito pela coordenadora de meio ambiente da Famem, Rosana Galvão. O superintendente de planejamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, Ivan Leite, vai relatar a exitosa experiência da formação de consórcios de resíduos sólidos em seu estado. Rosângela Ferreira vai finalizar abordando estudos de alternativas tecnológicas aplicáveis ao gerenciamento de resíduos sólidos no Maranhão.

Nenhum comentário:

Assembleia Legislativa do MA rejeita concessão de medalha a Michelle Bolsonaro

Nesta quinta-feira (18), a Assembleia Legislativa deliberou sobre a concessão da Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ à ex-primeir...