sábado, 9 de junho de 2018

Governo equipa a Regional de Rosário com microscópio especial para detecção de vetores de endemias

Gestor da Regional de Saúde de Rosário Willame Anceles ao lado do secretário do governo  Marcelo Rosa e Aristeu Marques 
O gestor da Regional de Saúde de Rosário Willame Anceles, recebeu do governo do Estado nesta  quinta-feira (7),  o microscópio entomológico para Unidade de Regional de Saúde de Rosário. O equipamento será usado na identificação de vetores de endemias – com especial atenção para as arboviroses (doenças transmitidas por insetos, como é o caso da Zika vírus e dengue), fortalecendo as ações do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) no estado. 

O microscópio entomológico e um aparelho especial para estudo de insetos, será útil na detecção de vetores contaminados que circulam nos municípios que compõem a Unidade Regional de Rosário. “Com a descentralização do serviço, vamos poder fazer um controle de qualidade melhor e obter dados estatísticos mais relevantes" destacou Willame Anceles.

"Uma das vantagens agora apontadas para os municípios auxiliados pela regional de Rosário é a possibilidade de se pensar estratégias de saúde mais focais e rápidas, uma vez que o tempo de análise das amostras diminuirá por ser feita na unidade regional de saúde de Rosário e não mais em São Luís" concluiu Anceles.

“É uma atividade de vigilância, que dá suporte para que a atenção primária execute suas ações. O diagnóstico é fundamental para que as equipes de Estratégia da Família e médicos das unidades de saúde tenham segurança nos procedimentos. Ajuda a projetar ações que precisam ser desenvolvidas”, ressaltou o secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa.

Nenhum comentário:

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...