sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Acidente com carreta interdita ferrovia Transnordestina.

Rosário-Ma:Dois acidentes foram registrados no início da tarde desta quinta-feira (20), no Km 38 da BR -135, em Campo de Perizes. O primeiro deles foi por volta das 13h, envolvendo uma carreta e um veículo de passeio e o segundo envolvendo um micro-ônibus e um caminhão. A Polícia Rodoviária Federal já está no local dos acidentes controlando o tráfego de veículos.
No primeiro acidente, o motorista da carreta perdeu o controle do veículo após ser ultrapassado. Ele só parou ao atingir a linha férrea e deixou um trecho da ferrovia Transnordestina parcialmente destruído. Ninguém ficou ferido.
Cinquenta metros depois do local do primeiro acidente houve uma colisão frontal envolvendo um micro-ônibus e um caminhão. Os dois veículos bateram de frente, uma pessoa teve ferimentos leves e foi encaminhada para um hospital no município de Bacabeira. Os policiais rodoviários que já se encontravam na BR-135 por conta do primeiro acidente conseguiram registrar por meio de imagens o acidente entre o micro-ônibus e o caminhão.
A chuva que cai desde o início da manhã em parte do Estado pode ter contribuído para o acidente. Para o chefe da comunicação da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão, Júlio Henriques é mais um caso que poderia ter sido evitado se esse trecho da rodovia já estivesse duplicado. “Bastou uma chuva para os primeiros acidentes serem registrados em Campo de Perizes. A duplicação da BR-135 é de fundamental importância para garantir a segurança dos motoristas e evitar mais mortes”, afirmou.
Duplicação da BR-135
A licitação da obra de duplicação da BR-135 foi cancelada pelo Dnit na semana passada. Em reunião realizada na última quinta-feira (13), em Brasília, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Mazzela, garantiram que o cancelamento da licitação para duplicação da BR-135 não inviabilizará a obra.
Os representantes do governo federal prometeram que a duplicação, do trecho de 28 km, entre São Luís e Bacabeira, será iniciada em junho de 2012. Dos R$ 190 milhões deste primeiro trecho, cerca de R$ 60 milhões são oriundos de emendas de bancada. Se não forem empenhados até 31 de dezembro (o empenho só pode ser feito após toda a licitação), esses recursos serão perdidos.
Adequações
Uma solução para o problema financeiro da obra também foi debatido em Brasília. Durante o encontro, que contou ainda com a participação do deputado estadual Alexandre Almeida (PT do B), ficou estabelecido que o Dnit promoverá algumas adequações ao projeto da duplicação. A principal delas diz respeito ao deslocamento da linha férrea que beira a BR-135 no Campo de Perizes. Inicialmente, ela seria deslocada para dar lugar à via, o que não será mais necessário. Segundo os engenheiros do órgão, a solução mais viável e mais barata será criar um sistema de proteção com defensas ao longo da linha e construir a nova pista ao lado dela, usando os trilhos como uma espécie de canteiro central.
Ao fim da reunião, o diretor-geral Jorge Fraxe reiterou que a duplicação está entre as prioridades do Dnit. “Pode-se dizer que hoje é um marco esse projeto de duplicação da BR-135. Essa é uma obra prioritária para o Dnit, e nós nos comprometemos, como exigiu o secretário Max Barros, a estabelecer o prazo máximo de junho de 2012 para o início das obras, após as adequações já propostas nesta reunião”, finalizou.Fonte:imirante.

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