sábado, 22 de outubro de 2011

Enem: quem perdeu 1º dia poderá fazer prova deste domingo.

Rosário-MA: Muitos candidatos encontraram os portões fechados no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). As provas deste sábado (22), tiveram início às 13h no horário de Brasília e terminam às 17h30. No domingo (23), o horário é das 13h às 18h30 e, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), quem não conseguiu fazer as provas deste sábado poderá comparecer ao local de prova neste domingo.
A assessoria de imprensa do Inep informou que a perda das provas de sábado (ciências humanas e ciências da natureza) não implicam na eliminação do candidato. A nota zero em duas das cinco provas, porém, deve comprometer bastante a média final.
Trânsito, atrasos, confusão com o fuso horário foram algumas das justificativas dadas por estudantes ao G1 para chegar atrasado ao local de prova do Enem. Neste domingo, as provas de matemáticas, redação e linguagens e códigos começam também às 13h (horário de Brasília).
Quem está nesta situação e vai usar o Enem para tentar uma vaga em universidades inscritas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode ter poucas chances no processo seletivo. Mas o Inep recomenda a esses candidatos que participem do segundo dia de provas como forma de treinamento para o ano que vem e também para evitar traumas.
Já os 545.798 inscritos no Enem com o intuito de conseguir a certificação do ensino médio podem combinar as notas de provas de anos diferentes e, portanto, quem está neste grupo e chegou atrasado hoje deve manter o ânimo e participar das provas de amanhã.
Desde a edição de 2009 do exame, 180.483 pessoas conseguiram tirar a solicitação em todo o Brasil. Em 2009, 35,2% dos 197.991 candidatos que tentaram conseguir o certificado conseguiram tirar a nota mínima nas quatro provas e na redação. Já no ano seguinte, o número de inscritos no Enem com esse objetivo saltou 272% para 539.216. Apesar de o número absoluto de aprovados ter aumentado em relação ao ano anterior, a porcentagem diminui: apenas 20,5% dos candidatos conseguiram a nota mínima de 400 pontos em todas as provas.
Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Dinheiro de convênios federais pagou até escola de filhos de Josimar Maranhãozinho, diz PF

Segundo o relatório final da operação Engrenagem,  há indícios de que valores tenham sido direcionados para contas do irmão, de aliados e at...