Os novos gestores da Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP) foram empossados aos cargos na última sexta-feira (2). As solenidades ocorreram na sede da SSP, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Tomaram posse, o titular da pasta, delegado Jeferson Portela; o delegado Geral de Polícia Civil, Augusto Barros; o coordenador do Grupo Tático Aéreo, coronel Ismael Fonseca; o comandante e subcomandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves da Silva e coronel Raimundo Nonato Santos Sá, respectivamente; e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Pinto Araújo. Os novos dirigentes estão otimistas e determinados a desempenhar suas funções com excelência e apresentar resultados positivos à população. Conheça o perfil dos profissionais que vão coordenar o sistema de segurança pública do estado do Maranhão.
Secretário de Segurança Pública
O novo gestor da pasta de Segurança Pública, delegado Jeferson Miller Portela e Silva, é natural da cidade de Chapadinha, casado, tem 49 anos, pai de dois filhos. Ingressou na Polícia Civil no ano de 1998. Foi o 1º delegado de carreira do município de Bequimão, atuou também na Regional de Itapecuru-Mirim; na Comissão de Combate ao Crime Organizado; foi presidente da Associação dos Delegados de Polícia (ADEPOL); secretário adjunto da SSP; Delegado Geral da Polícia Civil do Maranhão; titular da Delegacia de Homicídio; do 10º Distrito Policial (Bom Jesus) e do 14º DP (Bequimão). Delegado Jeferson é Pós-graduado em Direto Penal e Processual Penal, e especializado em Ciências Criminais.
0004
Obstinado, o secretário garante combater o crime organizado, agir com justiça, e oferecer um serviço de qualidade à população maranhense. Destaca, também, a importância da união do sistema de segurança para um melhor resultado nas ações.
Delegado Geral
003
O atual Delegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros Neto, tem 38 anos, é casado e pai de uma filha. Ingressou na Polícia Civil no ano de 2003. Atuou como titular nas delegacias de Mirinzal, Santa Helena e Regional de Pinheiro; trabalhou também como delegado de Combate a Roubo de Carga, chefe do Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), superintendente Estadual de Investigações Criminais (Seic) e delegado Geral Adjunto. O novo Delegado Geral está otimista com a atual gestão e garante dar resultados positivos à sociedade.
Coordenador do Grupo Tático Aéreo
Ismael
O atual coordenador do GTA, coronel Ismael de Sousa Fonseca, tem 44 anos, é natural de Aracaju (SE), e pai de dois filhos. Ingressou na Polícia Militar do Maranhão no ano de 1992, pelo Curso de Formação de Oficiais, ministrado na Bahia.
Trabalhou na 1º Companhia Independente (CI), em Colinas; 6ª CI, em São João dos Patos; 13ª CI, em Presidente Dutra; 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Balsas; 12º BPM, em Estreito; no Batalhão de Trânsito, na Academia de Polícia, e já havia atuado no GTA. Foi comandante de Segurança Comunitária, da Companhia de Policiamento de Turismo Independente (CPTur Ind), e do 9º BPM (Vila Palmeira). É piloto de helicóptero e instrutor Swat. Está focado em somar esforços com a segurança pública.
Comandante da Polícia Militar
coronel-marco-antonio-alves-da-silva-comandante-geral-da-policia-militar-81334
O novo comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves da Silva, tem 46 anos, é casado e pai de quatro filhos. Ingressou na corporação em 1989. Atuou nos comandos do 1°BPM (Outeiro da Cruz), 3° BPM (Imperatriz), 4° BPM (Balsas), do Policiamento Rádio Patrulha Independente e do Policiamento Metropolitano; também foi chefe da Seção de Inteligência do Comando Geral. O atual comandante vislumbra uma prestação de serviço com excelência.
Subcomandante da Polícia Militar
078
O atual subcomandante da PMMA, Coronel Raimundo Nonato Santos Sá, tem 48 anos, é casado e pai de oito filhos. Ingressou na corporação no ano de 1987 pelo Curso de Formação de Soldados, no ano seguinte passou pelo Curso de Formação de Sargento e no ano de 1993 ingressou no Curso de Formação de Oficiais, onde se formou em 1995 e compôs a primeira turma de CFO no Maranhão. Foi comandante do 1°BPM (Outeiro da Cruz), do 6° BPM (Cidade Operária), do 8° BPM (Calhau), do Batalhão de Choque, da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRV Ind) e do Policiamento de Área Metropolitana 2 (CPAM2). O subcomandante da corporação ressalta a importância da valorização do policial, para obtenção de resultados mais expressivos.
Comandante do Corpo de Bombeiros
59
O atual comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Pinto Araújo, tem 46 anos, é casado e pai de três filhos. Ingressou na Polícia Militar em 1988 pelo Curso de Formação de Sargentos no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP – PMMA). Dentre as funções públicas que exerceu, estão as de Comandante do 3º Grupamento Bombeiros Militar (GBM); Secretário Executivo de Defesa Civil; Comandante do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT); Corregedor Adjunto da Corregedoria do Sistema de Segurança Pública SSP; Diretor de Pessoal e Finanças (2011); Diretor de Apoio Logístico; e Subchefe do EMG, até assumir o Comando Geral da Corporação.
Do Jornal Pequeno