segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Governo Flávio Dino anuncia implantação da central de regulação da Saúde

O governo do Maranhão anunciou no último fim de semana, a implantação da central única de regulação na saúde do Estado. A regulação  permitirá maior eficiência ao atendimento na área da saúde do Estado.
Durante os últimos anos, o governo desmontou  o Sistema único de Saúde do Estado, o SUS. Com o desmonte da governança na área de saúde, a oferta de leitos no Maranhão passou a ser distribuída por critérios políticos e não mais de acordo com as necessidades da população. A rede estadual, por exemplo, só atendia pacientes que tivessem ligações políticas  ou pedissem favores pessoais ao antigo secretário de saúde.
O processo de regulação permitiu que uma criança com 50 dias de vida fosse transferida para o hospital mais próximo com vaga adequada
Os pacientes que não possuíam  vínculos de apadrinhamento político com o grupo que controlava a SES,  ficavam à mercê do atendimento nos hospitais de urgência e emergência da capital, os Socorrões, únicos no estado que priorizavam o atendimento de “portas abertas”.  Vem daí a procissão de ambulâncias na BR 135 oriundas do interior do Estado em direção à capital.
Com a regulação da saúde no Estado, o governo garante que essa realidade mudará: “A rede estadual de saúde agora será  de todos. Pacientes oriundos da rede municipal de saúde não são mais rejeitados na rede estadual e os sistemas trabalham em parceria”, afirmou o governador Flávio Dino ao lançar o ato de regulação.
Para o Secretário de Saúde, Marcos Pacheco,  com a conclusão do processo de regulação única também será possível direcionar os recursos da saúde aos hospitais de forma a potencializar as áreas de atendimento mais utilizadas em cada unidade. “O processo também garante a internação do paciente na unidade baseada na condição clínica evitando qualquer outro critério que prejudique o atendimento público”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Rosário: JCA é multada em quase 1 milhão por alteração do curso natural do riacho Precaú

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do município de Rosário, multou nesta segunda-feira, 15, a empresa JCA Empreendimento LTDA por alte...