Juíza Karine Lopes |
A juíza eleitoral da 18ª zona, Karine Lopes de Castro, explicou sobre o recadastramento biométrico na 18ª zona eleitoral que compreende os municípios de Santa Rita, Rosário e Bacabeira.
De acordo com a magistrada, menos da metade dos eleitores dos três municípios compareceu aos locais disponibilizados pelo órgão da justiça eleitoral para regularizar sua situação. Segundo ela, como sempre, o eleitor deve deixar para última hora, o que deve encontrar dificuldade de atendimento com longa fila.
Com a biometria, o eleitor é identificado em sua seção eleitoral por meio das digitais, o que evita a possibilidade de fraudes durante a votação.
As pessoas que não renovarem o titulo de eleitor estão sujeitas a uma serie de penalidades. “Não tirar o passaporte ou Carteira de Identidade, não participa de empréstimos e perde os programas sociais do governo, além de dificultar a investidura em concursos públicos, e outros”, disse.
Para fazer a renovação o eleitor da região deve comparecer a Câmara Municipal de Santa Rita, Câmara Municipal de Rosário e Centro de Convenções em Bacabeira.
Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade).
O cidadão que não fizer o procedimento terá o título cancelado.
Por Antônio Carlos
Por Antônio Carlos
Um comentário:
muito bom só que o sistema sempre está fora do ar
Postar um comentário