O deputado estadual do Maranhão, Edson Araújo (PSB) é alvo da Polícia Federal na Operação Sem Desconto, que está ocorrendo nesta quinta-feira, 13, nos estados do no Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
As primeiras informações é de que o parlamentar maranhense foi alvo de pedido da PF por inserção de dados falsos no sistema do INSS.
Por enquanto, não há confirmação de que houve a prisão de Araújo assim como ocorreu com o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, investigado por suspeita de ter permitido os desvios sob sua gestão. Ele assumiu o INSS em julho de 2023, no governo atual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa de Stefanutto ainda não se manifestou.
Estão sendo cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e também de prisão.
Edson Araújo também é presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Maranhão (Fecopema) e vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), e já vinha sendo investigado por envolvimento no desvio de recursos previdenciários.
O deputado foi denunciado recentemente por ameaçar o deputado federal Duarte Júnior, vice-presidente da CPMI do INSS, após ser citado em declarações que apontavam o repasse de milhões da CBPA para suas contas e de assessores. O caso levou Duarte a registrar boletim de ocorrência na Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados e pedir escolta policial para si e sua família.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito deve votar ainda hoje requerimentos que pedem a convocação do deputado estadual maranhense para depor sobre o caso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário