segunda-feira, 24 de novembro de 2025

MPMA em audiência pública debate implantação de rede de assistência materno-infantil em Rosário e Região


 O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Rosário, realizou, em 19 de novembro, no salão do júri do Fórum da comarca, uma audiência pública para discutir a implantação da Rede Alyne de Assistência Materno-infantil no município de Rosário e na região.

Coordenado pela promotora de justiça Maria Cristina Lobato Murillo, o encontro teve foco na redução de mortalidade de gestantes, parturientes e neonatos. Foi abordado o atendimento a gestantes com complicações no momento do parto e que necessitem de atendimento na Maternidade Marly Sarney, referência no município de Rosário.

Outros pontos debatidos foram a comissão de investigação de óbito materno-infantil e a estruturação das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) para acompanhamento pré-natal.

Participaram, ainda, o procurador-geral do Município, George Cabral; o secretário municipal de Saúde, Gediel Alencar; a secretária-adjunta municipal de Saúde, Isabel Myriam Leite, e a diretora do Hospital Municipal de Rosário, Esther Moura dos Anjos Neta.

REDE ALYNE

A iniciativa homenageia a jovem Alyne Pimentel, que morreu em 2002, aos 28 anos, grávida de seis meses, por falta de atendimento adequado na rede pública de saúde no município de Belford Roxo (RJ).

A morte da jovem levou o Brasil a ser condenado, em 2011, pelo Comitê para Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra Mulheres (Cedaw) das Nações Unidas (ONU), que recomendou a redução dos números de morte materna evitável, reconhecida como violação de direitos humanos das mulheres a uma maternidade segura.

Nenhum comentário:

MPMA em audiência pública debate implantação de rede de assistência materno-infantil em Rosário e Região

  O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Rosário, realizou, em 19 de novembro, no salão do júri do...