sexta-feira, 10 de junho de 2016

Pré-candidatos a prefeito em lista de gestores com contas rejeitadas pelo TCU

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, entregou ontem ao presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, a lista de gestores com contas julgadas irregulares.
A lista inclui políticos pré-candidatos a prefeito de municípios maranhenses, que cometerem irregularidades tidas pelo tribunal como insanáveis. O TSE, após análise do documento, poderá classificar os pré-candidatos inseridos na lista, como inelegíveis para o pleito deste ano.
Dentre os políticos maranhenses, por exemplo, há o ex-prefeito Ildon Marques (PSB), da cidade de Imperatriz.
Ildon lidera pesquisa de intenções de votos do Instituto Escutec, realizada entre os dias 20 e 22 de maio, divulgada no mês passado e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-0086/2016.
No levantamento, o ex-prefeito aparece na primeira colocação, com certa vantagem sobre os demais pré-candidatos da cidade de Imperatriz: delegado Assis Ramos (PMDB); Rosangela Curado (PDT); deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB); Davizinho (PR); Pastor Porto (PPS); Daniel Souza e Rosi Vicentine.
Nas eleições de 2014, contudo, ano em que Ildon – então candidato a deputado federal –, já figurava na lista do TCU e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o TSE manteve válido o registro de candidatura do ex-prefeito, eleito primeiro suplente da coligação “Por um Maranhão mais forte”.
Naquele pleito o ex-prefeito obteve 31.370 votos que, se anulados, provocaria a queda do deputado federal eleito Júnior Marreca (PEN). A decisão que validou os votos de Ildon Marques foi do ministro Henrique Neves.
Se o entendimento for mantido pelo TSE, Ildon Marques poderá candidatar-se a prefeito nas eleições deste ano.
Mais nomes – Outros políticos maranhenses – alguns destes pré-candidatos -, na lista do TCU, são do também ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes, do ex-prefeito de Bacabal, Zé Vieira e do ex-prefeito de Chapadinha, Isaías Fortes.
A ex-deputada estadual Cleide Coutinho (PSB) também figura na lista do tribunal; bem como o ex-deputado e ex-prefeito José Juscelino dos Santos Rezende; o ex-prefeito de Raposa, José Laci de Oliveira; José Reinaldo Calvet, ex-prefeito de Bacabeira; Rubens Pereira, ex-prefeito da cidade de Matões e pai do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Sálvio Jesus de Castro e Costa, ex-prefeito de João Lisboa e pai do governador Flávio Dino, também estão na lista do Tribunal de Contas da União.
Mais
A lista do Tribunal de Contas da União foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral, que decidirá sobre a inelegibilidade dos nomes citados do documento.

Nenhum comentário:

Braide anuncia transporte público gratuito em São Luís para candidatos do Enem

  Neste domingo, 3, primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes em São Luís terão acesso gratuito ao tran...