quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Pesquisa Escutec aponta vitória de Eduardo Braide no primeiro turno em São Luís


O candidato Eduardo Braide (Podemos) seria eleito a prefeito de São Luís em primeiro turno se as eleições fossem hoje. É o que mostra a pesquisa Escutec/O Estado. Pelo levantamento, Braide alcança 51% dos votos válidos.

O Instituto Escutec entrevistou mil eleitores da capital nos dias 2 a 6 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo e confiança é de 90%. A pesquisa tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA 03412/2020.

A pesquisa Escutec/O Estado traz cenários com a participação do agora ex-candidato Carlos Madeira, do Solidariedade. Isto porque na época da realização do levantamento, o ex-juiz ainda estava na disputa. Somente ontem ele divulgou nota desistindo de sua candidatura.

E com a participação de Madeira, o cenário espontâneo da disputa em São Luís mostra vantagem de Eduardo Braide. O candidato do Podemos aparece com 23% das intenções de votos sendo seguido por Duarte Júnior (Republicanos) com 10%, Neto Evangelista (DEM) com 6% e Bira do Pindaré (PSB), 2%, mesmo percentual de Rubens Júnior (PCdoB). Jeisael Marx (Rede) obteve 1% assim como Carlos Madeira.

Na pesquisa estimulada, a vantagem de Eduardo Braide é maior. Ele obteve 42% das intenções de votos. Em segundo, com distância de Braide, vem Duarte Júnior com 15% dos votos. Em seguida aparece Neto Evangelista com 11%, Rubens Júnior e Bira do Pindaré com 4% cada e Jeisael Marx, Yglésio Moyses e Carlos Madeira com 2% cada um. Os candidatos Silvio Antônio (PRTB), Hertz Dias (PSDT) e Franklin Douglas (PSOL) somaram juntos 1%.

Votos válidos

Considerando somente os votos válidos, Eduardo Braide venceria no primeiro turno a eleição municipal em São Luís. Ele alcança 51% dos votos válidos na disputa. Distante deste percentual aparece em segundo Duarte Júnior com 18%. Neto Evangelista (14%), Rubens Júnior (5%), Bira do Pindaré (5%), Jeisael (2%), Yglésio (2%) e Madeira (2%).

Rejeição

A rejeição dos candidatos também está na pesquisa. Pelos dados, o candidato com maior rejeição é Bira do Pindaré. Disseram não votar de maneira alguma no candidato do PSB 23% dos entrevistados. Logo após aparece Eduardo Braide com 13% de rejeição. Em seguida vem Neto Evangelista com 9%, Duarte Júnior com 7%, que é o mesmo percentual de rejeição de Jeisael Marx. Aparecem com 6% de rejeição Yglésio Moyses e Rubens Júnior. Carlos Madeira foi citado por 4% dos ouvidos, Silvio Antônio por 3%, Hertz Dias com 2%. Franklin Douglas tem apenas 1% de rejeição. Nenhum dos candidatos somou 7% e não sabe ou não respondeu, 12%.

Mais

A Pesquisa Escutec/O Estado trouxe ainda a simulação do segundo turno da eleição em São Luís. O primeiro cenário é a disputa entre Eduardo Braide e Duarte Júnior. Neste confronto, Braide venceria o pleito com 53% dos votos contra 28% de Duarte Júnior. Nenhum dos candidatos somou 12% e não sabe ou não respondeu, 7%. Quando o confronto é entre Braide e Neto Evangelista, o primeiro alcança 55% das intenções de votos contra 20% do segundo. Nenhum dos candidatos registrou 18% e não sabe ou não respondeu somaram 7%.


Por O Estado

Nenhum comentário:

Dinheiro de convênios federais pagou até escola de filhos de Josimar Maranhãozinho, diz PF

Segundo o relatório final da operação Engrenagem,  há indícios de que valores tenham sido direcionados para contas do irmão, de aliados e at...