quarta-feira, 4 de maio de 2022

Calvet Filho vence o XI Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor

 

O prefeito de Rosário, Calvet Filho, foi vencedor da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.  O município de 402 anos, que pela primeira vez é destaque em fomentar o empreendedorismo, concorreu na categoria Compras Governamentais.

 
O projeto “Empreendedoras e Empoderadas”, implantado em Rosário, foi o grande vencedor da etapa estadual do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2021-2022, na categoria Compras Governamentais, realizada na noite desta terça-feira (03), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, auditório Terezinha Jansen – Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. A conquista do prêmio pelo prefeito José Nilton Pinheiro Calvet Filho dá mais credibilidade e abre janelas para a atual gestão pública do município na busca de melhorias.

O prêmio tem como objetivo valorizar os gestores públicos e os projetos que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. No Maranhão, 14 municípios foram finalistas. Esta é a primeira vez que Rosário vence a etapa estadual do Prêmio SEBRAE.

De acordo com o prefeito de Rosário, Calvet Filho, o prêmio tem grande importância para a população rosariense, em especial aqueles que apostam no empreendedorismo, na capacidade das mulheres e que o reconhecimento do SEBRAE é um estímulo a continuar buscando soluções e parcerias para os desafios da administração pública.

“É com muita alegria que recebo este prêmio, em nome da minha equipe, de todos empreendedores e daqueles que me deram esta oportunidade. O que estamos fazendo através das compras governamentais para fomentar o empreendedorismo local, onde 86% são mulheres, é sensacional, porque acreditamos que a gestão pública pode criar meios de estimular soluções em prol de emprego e renda para nossa terra, nossa gente”, evidenciou Calvet Filho.


O projeto

 

O projeto “Empreendedoras e Empoderadas”, é focado na construção e na transformação social e financeira para a área rural, beneficiando centenas de produtores, integrantes da agricultura familiar e feiras empreendedoras. Neste projeto, são articuladas ações que visam o crescimento das comunidades.  Participam diretamente da inciativa junto ao prefeito, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEAGRI), Sala do Empreendedor e Assessoria de Comunicação (ASCOM), além de toda a administração pública municipal.

 


Desde o início da atual gestão, o Prefeito de Rosário, Calvet Filho através de suas secretarias, mudou as estratégias governamentais e priorizou as compras de fornecedores locais, dando prioridades às mulheres, estimulando, assim, as produtoras a fornecerem com maior qualidade. O município comprou com recursos do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, em 2022, 57% de produtos dos agricultores familiares, no qual 86% destes fornecedores eram mulheres, ultrapassando o limite mínimo permitido por lei, que é 30 %. O Município vem substituindo gradativamente o biscoito água e sal industrializado por biscoito de polvilho, biscoito de mesocarpo de babaçu, pão caseiro, bolo de macaxeira e bolo de milho, todos produzidos por mulheres em cozinhas comunitárias. Modernizou-se a Feirinha das Mulheres Empreendedoras e Agricultura Familiar, que tem 100% de mulheres comercializando.


O prêmio

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, “o Prêmio Prefeito Empreendedor vem para valorizar e reconhecer a importância de iniciativas que geram resultados de curto, médio e longo prazos; que proporcionarão mudanças significativas para o desenvolvimento local” e a instituição  apoia a inserção do empreendedorismo na gestão municipal justamente “por entender que um gestor, com uma postura empreendedora, faz a diferença e contribui para que o município avance” e se desenvolva de forma sustentável.

Na etapa maranhense do prêmio, 14 prefeitos foram finalistas, dos 72 inscritos. Ambos foram avaliados por técnicos do Sebrae, consultores especializados, e instituições com conhecimento nas categorias desta edição, como Tribunal de Contas do Estado (TCE); Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA); Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entre outros.

Os prefeitos vencedores Calvet Filho de Rosário e Braide de São Luís irão concorrer agora  com os demais vencedores de todo o Brasil  


Nenhum comentário:

VÍDEO: Socorristas atravessam trecho cortado da BR-222 com incubadora e bebê nos braços no Maranhão

Um bebê recém-nascido foi transferido do município de Buriticupu para Imperatriz na noite dessa quinta-feira (18) em uma Unidade de Terapia ...