sexta-feira, 20 de maio de 2022

Prefeitura de Rosário e Governo do Estado lançam o Projeto Quilombo Produtivo

 


O Projeto Quilombo Produtivo, lançado, na semana passada, no município de Rosário, prevê a implantação de uma hortifrucultura comunitária e de um kit de irrigação na comunidade quilombola Igaruçu. A ação é uma parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), e a Prefeitura de Rosário, através da Secretaria Municipal de Agricultura. 


Entre os objetivos do Quilombo Produtivo estão o fortalecimento da produção local através do incremento de ações para geração de renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da comunidade através dos diversos eixos produtivos.  

O lançamento do Projeto contou com a presença do secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, que acompanhou, ao lado de autoridades locais, diversas ações como a plantação de batata biofortificada e a exposição de sementes crioulas, ao lado de jovens que integram o Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ), que atuarão na manutenção e preservação do local.

“Nossos ADRQs estão inseridos neste projeto justamente por estarem recebendo toda a capacitação técnica do Governo do Maranhão. Incentivando a produção nos quilombos, estamos contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, na exportação do que é produzido aqui através do Selo Quilombos do Maranhão, além de gerar novas condições de subsistência para a comunidade”, afirmou Gerson Pinheiro.

Ainda durante o ato de lançamento do projeto, foram apresentadas demandas das comunidades, discussões sobre projetos e ações da SEIR, a exemplo do Programa Maranhão Quilombola (PMQ), além da realização de apresentações culturais.


Nenhum comentário:

Calvet Filho e governador em exercício Paulo Velten assinam pavimentação asfáltica e reforma da Praça da Matriz

  Na manhã desta quinta-feira (23), o Parque da Cidade, em Rosário aconteceu um grande evento institucional reunindo uma multidão, onde na o...